Como aumentar a venda de cerveja no seu bar?
Se você pretende melhorar a venda de cerveja no seu bar, tenha em mente essas estratégias eficazes para potencializar a visibilidade e rentabilidade do seu negócio.
Afinal de contas, para um bar ou pub ser bem sucedido, ele deve se diferenciar. Para isso, é fundamental conhecer o comportamento do consumidor; Só assim será possível implementar táticas focadas em atrair e reter clientes verdadeiramente rentáveis.
Estratégias para aumentar a venda de cerveja no seu bar
Você quer que seu bar se destaque do resto? Certamente há coisas que você faz bem.
No entanto, você deve prestar atenção às seguintes estratégias que podem ser muito eficazes para melhorar suas margens de lucro.
1. Aumente a margem de lucro de suas bebidas
Você deve ter muito cuidado ao selecionar as bebidas que oferece em seu bar e seus preços. Uma má seleção de bebidas e coquetéis, bem como um processo de precificação errado, podem afetar substancialmente as margens de lucro do negócio.
- Estabeleça preços acessíveis de acordo com o perfil de seus clientes.
- Defina um cardápio com uma variedade de produtos e bebidas que seus clientes realmente desejam.
Como definir os preços das bebidas em um bar?
Para melhorar as vendas dos produtos de um bar, primeiro é preciso conhecer a fórmula do custo das bebidas, conhecido como “pour cost” ou “custo de vazamento”.
O pour cost, que é o que você paga aos seus distribuidores pelos produtos que oferece, é calculado somando o custo do produto usado e dividindo-o pelo custo do produto vendido.
Esta fórmula revela a porcentagem do custo das mercadorias vendidas. Para dar um exemplo, se a porcentagem do custo da cerveja que você vende é de 35%, significa que seu bar obtém um lucro bruto de 65% nessa categoria.
Quanto menor a porcentagem de custo de vazamento, maior a margem de lucro. De acordo com a BevSpot, o percentual médio ideal de custo de vazamento no setor de bar é entre 18% e 24%.
- 28% para vinhos (11% de álcool)
- 24% para cerveja (5% de álcool)
- 15% para bebidas alcoólicas (35-40% de álcool)
Depois de dominar essa variável, você pode calcular o custo de vazamento de bebidas individuais.
2. Elimine coquetéis ou bebidas grandes
Com exceção de turistas e pessoas que estão de férias em sua cidade, dificilmente alguém vai comprar um coquetel enorme que custa mais de 40 reais, por exemplo.
Ao adaptar os coquetéis a tamanhos “médios”, você pode reduzir seu custo e torná-los mais acessíveis, incentivando compras mais imediatas entre pedidos.
Além disso, o que você economiza em custos, você pode investir em melhores ingredientes para suas bebidas ou pode simplesmente concentrar os esforços de seus bartenders na preparação de bebidas de alta qualidade.
Ao conhecer seus clientes, você pode se concentrar precisamente em agradá-los com bebidas que se adequam aos seus gostos, estilo de vida e orçamento.
3. Tenha uma presença online
Entre 70% e 80% dos consumidores pesquisam na Internet antes de ir a um bar ou restaurante local.
Se você tem uma estratégia online ou um plano de conteúdo de mídia social, você precisa permitir que os consumidores o encontrem.
Se você não tiver nada disso, certifique-se de ter uma conta no Google Meu Negócio onde seu endereço e localização estão atualizados, assim como seus números de contato e fotos do bar e dos produtos e bebidas.
A inclusão de fotos de alta qualidade no arquivo do Google Meu Negócio aumenta a porcentagem de cliques na opção “Como chegar”, que tende a dobrar.
Nas listas do Google Meu Negócio, você poderá ter dados atualizados sobre o horário de abertura e fechamento por dias da semana, bem como as avaliações ou comentários deixados por seus clientes ou visitantes.
4. Crie seus próprios eventos
Aproveite os finais de semana para criar eventos em seu bar ou restaurante, oferecer música ao vivo, apresentações de comediantes, concursos de bebidas, degustação de vinhos e até exposição de cervejas artesanais.
Esta última é uma boa opção para se conectar com produtores locais e estreitar laços com seus clientes mais exigentes.
Lembre-se de trabalhar em equipe com outras empresas locais para aumentar o interesse em seu evento, considere quais negócios são compatíveis com seu evento e quais opções oferecem aos seus clientes, para que juntos proporcionem uma experiência inesquecível.
5. Promoções inteligentes
A tecnologia oferece-nos possibilidades ilimitadas na hora de criar promoções no seu bar, através do seu software de ponto de venda.
Por exemplo, ao usar o autosserviço de chopp da Beerpass, você pode saber o número de visitas dos seus clientes, o ticket médio do seu consumo e até a sua bebida preferida, com esses dados você pode fazer promoções personalizadas para cada tipo de cliente.
Leia também: Autosserviço de chopp – O que é, como funciona e quanto custa?
Um parâmetro importante a ter em conta é o número de visitas ao seu estabelecimento, utilize os dados oferecidos pelo seu sistema para fazer promoções de fidelização, alguns exemplos são: a sua bebida preferida grátis na sua 5º visita do mês.
6. Promoção surpresa
Se uma bebida grátis alegra o dia dos seus clientes, uma promoção surpresa no seu bar ou restaurante vai fazer com que eles o amem.
O fim de semana de algum feriado como o carnaval é uma oportunidade de oferecer prêmios surpresa aos seus visitantes, sejam eles descontos, bebidas, degustações ou promoções 2×1.
A dinâmica é simples, designar um número de brindes a atribuir por dia, desenhar a forma como serão escolhidos os vencedores, pode ser para o visitante número X do dia, quem sentar em um lugar previamente selecionado e, por fim, informe seus clientes dos dias em que a promoção surpresa estará disponível.
Fatores que favorecem o aumento da venda de cerveja no seu bar
Além do que já foi dito, existem outros fatores que acompanham o consumo de uma cerveja e que não representam qualquer custo adicional para o seu bar:
- Sirva as cervejas na temperatura adequada. Por isso você deve estar atento para ter as câmaras de refrigeração ou kegerator devidamente carregados. Não há nada pior do que uma cerveja que não tem a temperatura correta.
- Dê atenção para os clientes. Ensine sua equipe que não custa nada servir cada cerveja com um sorriso e boas maneiras. Por mais óbvio que pareça ser, é sempre importante lembrar.
- É melhor com mais espuma ou menos espuma? Não há uma resposta definitiva, pois nem todos os clientes têm as mesmas preferências. Inclusive, dependendo de onde seus clientes são, essa será a “cultura” deles em relação à cerveja com ou sem espuma.
No caso do Brasil, recomenda-se colocar o copo embaixo da torneira de chopp com inclinação de 45°. Isso ajudará a cerveja a escorrer pela lateral do recipiente sem espumar, enchendo cerca de 3/4 do copo.
Em seguida, o copo é endireitado e preenchido até que faltem cerca de dois dedos. Depois disso, a torneira deve ser fechada um pouco para que a cerveja saia com a mesma pressão, mas por um espaço menor, o que criará a espuma ou também chamada de colarinho perfeito.
Leia também: Gestão de bar – As melhores dicas para gerenciar o seu bar
Não se esqueça de limpar regularmente suas torneiras de cerveja. A falta de limpeza ou limpeza inadequada das mesmas pode alterar o sabor da cerveja e claro o consumo da mesma.
Quer saber mais sobre como a Beerpass pode ajudar a gerar mais lucro para seu bar? Entre em contato conosco!