Turnover: o que é e como diminuir a alta rotatividade de equipe em bar?
A rotatividade de equipe em bares e o alto turnover é um problema recorrente em certos negócios como bares e restaurantes.
Ela resulta em altos custos para a empresa, que pode inclusive chegar a quebrar por conta disso.
A gestão de equipe em bares e restaurantes precisa ser uma das prioridades do gestor.
Confira abaixo tudo sobre turnover e caminhos para resolver a alta rotatividade de funcionários!
O que é turnover em bares e restaurantes?
Turnover é a taxa de rotatividade de funcionários, isto é, a relação entre os funcionários que entram e que saem de uma empresa.
O alto turnover é prejudicial pois implica em necessidade de treinos novos e recorrentes, rescisões e uma sobrecarga da equipe de uma forma geral.
Entretanto, sabemos como a gestão de equipe pode ser um grande desafio (senão o maior) no seu bar! Se atente a algumas causas do alto turnover e possíveis soluções:
Sobrecarga de trabalho
No mercado de bares e restaurantes o dia a dia pode ser bem puxado. Tendo em vista isso, uma das causas para o alto turnover é a sobrecarga de trabalho.
Por isso que é fundamental uma rotina sistematizada e processos otimizados para que não haja essa sobrecarga que resulta em um alto turnover e prejudique a saúde da equipe.
Solução: Otimizar processos! Às vezes não temos condições de contratar mais pessoas, certo? O custo da mão de obra é algo que pesa bastante no orçamento de um bar.
Dessa forma a saída é OTIMIZAÇÃO! Reveja todos os seus processos e avalie como as etapas podem ser simplificadas, diminuídas, agilizadas.
Falta de familiaridade com o trabalho
Pode ser que o funcionário não tenha se familiarizado com o trabalho. Pode ser também que ele tenha criado expectativas diferentes do que realmente era.
Assim, ele logo pede para sair.
Solução: faça um bom processo de seleção! A etapa de selecionar os funcionários é muito importante. É neste momento que você tem que se atentar ao candidato que realmente busca a vaga, tem interesse em trabalhar ali ou na área de bares e restaurantes.
Novamente, nem sempre vamos ter condições de contratar um profissional de RH exclusivo para isso. Então se você ou o seu gerente for contratar, faça capacitações para aprimorar cada vez mais suas habilidades de recrutamento.
Outra alternativa é contar com agências de recursos humanos.
Remuneração não condizente com o mercado
Não adianta, se você está com uma remuneração não condizente com o mercado, dificilmente as pessoas se prenderão ao seu negócio.
Claro que vamos oferecer os salários que podemos honrar e pagar, mas eles precisam estar dentro de uma realidade, um contexto de mercado.
Solução: No ramo de bares e restaurantes você pode se orientar pelos sindicatos. É a forma mais fácil de entender como estão os salários é o que é justo pagar ao funcionário.
Outra estratégia é oferecer comissões por venda, por metas atingidas e outros. Por exemplo, se o CMV atingir determinado valor, os funcionários ganham uma comissão. Ou então se o funcionário não faltar nenhum dia, ele ganha um prêmio assiduidade.
Entregue condições para que os funcionários se motivem a se dedicar pelo trabalho.
Falta de atenção e treinamento
Se você não dá atenção ou treinamento para equipe, e ainda exige vários procedimentos e cobra quando está errado, as pessoas vão se sentir injustiçadas.
É obrigação do empregador treinar a equipe e conferir as condições e estrutura necessárias de trabalho. A falta de atenção do dono do bar, a falta de um olhar para as demandas das pessoas, faz com que elas se sintam desmotivadas e não se importem com o serviço.
Se você é dono do bar, você precisa estar presente, conversando com a equipe, ouvindo as demandas e dando bons retornos.
Solução: Isso não significa que você vai conseguir ou precisa atender tudo que as pessoas pedem. Até porque é inviável, mas prestar atenção, conversar, e buscar por caminhos e alternativas é sempre a melhor opção. Assim você mantém na equipe o sentimento de que vale a pena estar ao seu lado.
Falta de feedbacks
A falta de feedbacks também influencia na alta rotatividade de equipe. Afinal, você acaba deixando o funcionário sem saber se ele está indo bem, se precisa melhorar em algo ou se há um reconhecimento.
Fazer feedbacks periódicos são sempre importantes.
Solução: Chame individualmente cada pessoa e converse com ela. Reconheça sempre os acertos, o esforço dela e dê sugestão do que pode ser melhorado.
Esses são sempre momentos bastante delicados, pois muitos não gostam de ouvir o que estão errando. Você precisará de uma boa habilidade de comunicação e escuta. Explique para as pessoas que é natural que tenhamos coisas a melhorar, que nunca somos perfeitos no que fazemos.
Uma dica é participar de workshops de liderança e gerenciamento de equipes. Geralmente as associações de microempresários da sua região oferecem esse tipo de treinamento. Lá você também pode conversar com outros donos de bares e empresas e trocar ideias de como lidar com diferentes situações.
Controle o turnover e diminua a alta rotatividade de funcionário em bares!
Dito tudo isso, é importante dizer que entre as funções de ser um empreendedor e dono de bar, saber lidar com as pessoas e gerenciar a equipe é uma das mais desafiadoras.
É necessário estudo, conversa, capacitações. Ter um bom turnover vai depender da sua gestão!
Lembre-se, otimize para não sobrecarregar as pessoas, mas também não aumentar demasiadamente seu custo!
Gostou dessas dicas de como lidar com desafios relacionados ao turnover e alta rotatividade? Siga nossos conteúdos para saber mais e se você quiser saber como a tecnologia pode te ajudar a otimizar sua gestão e operação de equipe, entre em contato e converse com nossa consultora sobre o seu bar.