Turnover em bares: O que é e por que você deveria se preocupar?

Turnover em bares: O que é e por que você deveria se preocupar?

Turnover em bares: O que é e por que você deveria se preocupar?

Você já ouviu falar no turnover de colaboradores em bares e restaurantes? Essa palavrinha em inglês significa rotatividade de funcionários, algo muito comum e problemático nesse setor. 

É por isso que, neste artigo, veremos como reduzir a rotatividade de funcionários de bares através de algumas estratégias.

10 estratégias para diminuir o turnover de colaboradores em bares 

Tendo em mente que a tendência é cada vez ficar mais difícil encontrar colaboradores, as estratégias para diminuir o turnover são muito importantes. 

O foco na retenção não apenas o ajudará a manter os funcionários que você tem, mas também o ajudará a atrair novos funcionários de qualidade no futuro. 

Então, aqui estão 10 dicas para ajudar você a reduzir a rotatividade de funcionários no seu bar. 

1. Aumentar os salários

Não há como não falar sobre salário. Salários mais altos são o que a maioria dos trabalhadores quer, se não todos. E é a maneira mais tangível de mostrar aos seus funcionários que você valoriza o trabalho deles e não quer que eles se demitam. 

Salário dos funcionários

Claro, entendemos empreender no ramo cervejeiro pode ser desafiador e que você pode não conseguir dar um aumento a todos de uma só vez. Mas até mesmo dar aumentos aos funcionários que mais trabalham pode mostrar que você valoriza o tempo, o trabalho e a lealdade deles.

2. Ofereça melhores benefícios

Oferecer seguro de saúde ou plano odontológico definitivamente incentiva seus funcionários a ficarem com você. 

Mas o seguro-saúde não é o único benefício com o qual os trabalhadores se preocupam. Você também pode considerar oferecer benefícios como licença médica remunerada, ajuda de custo para cuidar de crianças, refeições gratuitas, bônus em dinheiro ou programas de assistência educacional. 


3. Mostrar apoio à saúde mental

Trabalhadores de todas as indústrias estão passando por esgotamento mental. Seus funcionários não são exceção. Então, reconheça o estresse que eles estão passando.

Saúde mental

Informe-os sobre recursos de saúde mental gratuitos ou acessíveis. Incentive pausas e seja transparente sobre quais partes do trabalho são mais desgastantes mentalmente. Essas coisas não vão apagar os problemas que seus funcionários enfrentam, mas vão mostrar a eles que você se importa. 

4. Ofereça pagamentos flexíveis

Agora você está competindo com a economia gig onde os trabalhadores podem ganhar e receber seu dinheiro rapidamente. Para acompanhar, considere adotar tecnologias que permitam que os funcionários tenham acesso aos seus ganhos sempre que quiserem. 

Dar a seus funcionários a opção de pagamento sob demanda também pode levar ao aumento da produtividade, menores despesas de RH e um aumento nos lucros da empresa.



5. Crie um local de trabalho seguro

Seus funcionários precisam se sentir seguros se você quiser que eles continuem trabalhando para você. E, nos tempos em que vivemos, isso significa garantir que eles se sintam protegidos contra o Covid-19 (mesmo que a pandemia já tenha diminuído) e clientes difíceis. 

Para o Covid-19, forneça aos seus funcionários itens como máscaras faciais, protetores faciais, luvas e desinfetante para as mãos para usar enquanto estiverem no trabalho. Você também pode exibir placas com regras e regulamentos de distanciamento social em todo o bar. 

COVID19

Dessa forma, seus funcionários não são obrigados a ser os primeiros a mencionar as regras para novos clientes. E, se clientes difíceis são um problema frequente, você pode considerar contratar um segurança.

6. Mostre apreço pelo trabalho deles

Sempre foi difícil estar no setor de serviços e atender pessoas. No entanto, seus funcionários estarão mais inclinados a enfrentar os clientes difíceis se souberem que você aprecia todo o trabalho deles. 

Sempre que possível, reconheça publicamente seus funcionários e o valor de sua contribuição. Sim, isso pode ser feito na forma de um bónus monetário ou um aumento. Mas mesmo um cartão de agradecimento escrito à mão pode ter um impacto significativo.

7. Fortaleça a cultura da empresa

A cultura da empresa desempenha um papel importante para manter os funcionários engajados no trabalho. Além disso, uma forte cultura da empresa pode levar ao aumento da produtividade e à satisfação geral no trabalho. 

Você pode construir uma cultura forte entre os funcionários oferecendo oportunidades de desenvolvimento de carreira, solicitando feedback regularmente e melhorando a comunicação entre a gerência e a equipe.

8. Reavalie seu processo de integração

Seu processo de integração pode ter um impacto duradouro no desempenho e na retenção de funcionários recém-contratados. Na verdade, de acordo com um relatório, um processo de integração eficiente pode aumentar a taxa de retenção em 82%.

Portanto, depois de implementar as estratégias acima para reter seus funcionários atuais, reserve um tempo para melhorar também seu processo de integração de novos colaboradores. Procure maneiras de garantir que seus funcionários alcancem o sucesso inicial e se sintam confiantes em suas funções.

9. Melhore seu processo de contratação 

Você não terá que se preocupar tanto com a demissão de novos funcionários se tiver clareza sobre as expectativas e avaliar efetivamente o ajuste cultural durante o processo de contratação. 

Isso ajudará você a filtrar os candidatos que não mostram potencial para ficar com você a longo prazo.

Contratação

Mas como você pode conseguir isso? Sendo transparente sobre coisas como responsabilidades de trabalho, remuneração e outros benefícios durante o processo de inscrição e entrevista. 

Você também deve se certificar de que está fazendo perguntas durante a entrevista que sejam relevantes para as condições de trabalho atuais do seu bar.

10. Faça entrevistas de desligamento 

Quando os funcionários se demitem, aproveite a oportunidade para descobrir os motivos, realizando entrevistas de desligamento estrategicamente.

Claro, pode ser tarde demais para reter funcionários nesta fase. Mas você pode usar as informações que aprendeu durante essas entrevistas para fazer melhorias relevantes para os funcionários que ficam.

Não há como saber quanto tempo durará a escassez de mão de obra em bares e restaurantes. Mas, ao melhorar proativamente suas estratégias de retenção, você pode reduzir sua taxa de rotatividade e evitar mais tarde a falta de pessoal. 

Experimente as 10 dicas que compartilhamos neste post: 

  • Aumentar os salários
  • Oferecer melhores benefícios 
  • Mostrar apoio à saúde mental
  • Oferecer a possibilidade de pagamentos flexíveis 
  • Criar um local de trabalho seguro 
  • Mostrar apreciação
  • Fortalecer a cultura da empresa 
  • Reavaliar seu processo de integração
  • Melhorar seu processo de contratação
  • Identificar as causas-raiz da demissão durante as entrevistas de desligamento

Para implementar o autosserviço de chopp no seu estabelecimento, entre em contato com a gente!

Alexandre Flores

Analista de Sistema, Especialista em BI, Mestre em computação, especialista em bares e co-fundador da Beerpass.

Posts Relacionados