Torneira de Chopp: 5 vantagens de instalar no seu bar!
Uma das primeiras dúvidas que surgem quando estamos no processo de abrir um bar é: será que vale a pena instalar torneira de chopp ou sirvo apenas cerveja em garrafa?
Claro que vai depender muito do tipo de bar que você vai abrir, ou até mesmo o público que você deseja atrair, mas uma certeza é que a torneira de chopp pode se tornar um grande diferencial do serviço!
Então nesse artigo vamos mostrar quais as vantagens da torneira de chopp, as diferenças e o melhor tipo de torneira de chopp para você!
Tipos de torneira de chopp: qual o melhor?
Existem alguns tipos de torneira, e na hora de abrir o seu negócio, é comum surgir a dúvida de qual tipo comprar.
Tradicionalmente, as mais utilizadas são a torneira italiana e a torneira belga. Elas possuem algumas diferenças, principalmente quanto à regulagem de vazão e o mecanismo da alavanca.
Vamos conhecer cada tipo, antes de seguir para as vantagens de instalar torneira de chopp no seu bar!
Torneira Italiana
A torneira italiana é o tipo de torneira mais vista nos bares por aí. A principal diferença dela para a belga é que a regulagem de vazão dela é externa e bastante intuitiva.
Isso facilita demais a rotina no dia a dia, assim como facilita o treinamento para a equipe.
O funcionamento dela é simples: puxando para frente extrai o chopp e para trás há a crema. Além disso, a grande vantagem é que a alavanca não é fixa, ou seja, você puxa para frente para sair o chopp, quando você soltar ela vai voltar para a posição vertical, interrompendo a extração.
Perfeito para utilização de qualquer tipo de público ou um grande fluxo de atendimento!
Torneira Belga
Agora, falando um pouco da torneira belga, ela não é tão comum nos estabelecimentos.
A regulagem da vazão não é tão intuitiva. Se localiza na parte de trás da torneira em formato de rosca, o que pode ser uma vantagem, caso você prefira que essa regulagem não seja alterada por qualquer pessoa. Você pode travar a rosca com uma chave Allen.
E a regulagem é muito importante! Imagine se alguém aumenta a vazão, seu chopp poderá sair com muita espuma e você irá entregar um produto de baixa qualidade para o cliente.
Outra grande característica da torneira belga é que, para extrair o chopp você precisa posicionar a alavanca até o final, dessa forma o líquido vai sair continuamente.
Na posição intermediária (45°), é onde extrai espuma e ao retornar para a posição original, o fluxo é interrompido.
Qual tipo de torneira de chopp vale mais a pena?
Não é coincidência encontrarmos mais a torneira italiana pelos bares. Afinal, os recursos de utilização dela facilitam o dia a dia, sem falar que pelo fato de a alavanca não ser fixa, é bem mais seguro e confortável para uso de um grande público.
Os preços das torneiras italianas também acabam valendo mais a pena, elas são mais baratas que as belgas.
Obviamente que não é uma regra, mas a recomendação é que, ao instalar uma parede com torneira de chopp no seu bar, escolher a torneira italiana será uma ótima pedida!
Vantagens de instalar torneiras de chopp no seu bar!
Agora que já entendemos os tipos de torneira de chopp e as principais diferenças, vamos ver as vantagens de instalar torneiras de chopp no seu bar!
Requinte do catálogo de bebidas
Não tem jeito, com a instalação de torneira de chopp você poderá agregar muito mais valor ao catálogo de bebidas servidas.
Claro que todo mundo gosta de uma cervejinha de garrafa, mas o chopp abre possibilidades de sabores, estilos e engloba mais clientes.
Por exemplo, nem todo mundo gosta de bebidas amargas, mas na torneira de chopp você pode servir chopps mais cítricos e até mais doces, como os chopps de vinho.
A torneira de chopp agrega ao aspecto visual do estabelecimento
Além do cardápio, a torneira de chopp com certeza deixará seu ambiente com o aspecto visual mais interessante.
As torneiras por si só já são bonitas, e você pode decorar a parede com a identidade visual do seu estabelecimento, customizar com letterings feitos a mão, ilustrações que representem o seu negócio e que fazem sentido com o tipo de cliente que você quer atingir!
Oportunidade de investir em tecnologia e inovação
Você até pode pensar: “poxa, mas inovação com torneira de chopp? Todo mundo faz isso!”
Pois então, o olhar do empreendedor está justamente em aproveitar os recursos e conseguir enxergar as oportunidades. Você pode aproveitar as torneiras e instalar um autosserviço de chopp, e assim aprimorar todo o atendimento do seu bar.
Por exemplo, o autosserviço de chopp da Beerpass possui diversos recursos! Esses recursos unem a tecnologia e a torneira de chopp automatizando o bar e trazendo experiências diferentes, como a Beerlist e o aplicativo da Beerpass.
Você conhece esses recursos? Leia mais aqui: Autosserviço de chopp: saiba as vantagens de automatizar seu bar!
Facilita a gestão
A torneira de chopp aliada ao sistema de autosserviço facilita muito a gestão!
O sistema de autosserviço gera relatórios que demonstram exatamente quanto foi extraído. Você também pode analisar exatamente o que foi vendido de cada bebida e assim entender melhor as preferências de seus clientes.
Sem falar que o preço das bebidas é facilmente ajustável pelo sistema, facilitando a realização de promoções e de eventos especiais.
A torneira de chopp melhora o atendimento e a experiência do cliente
Apesar da música do Atitude 67 declarar “mas gosta de boteco e de cerveja de garrafa”, não tem como negar que os amantes de cerveja apreciam de um bom chopp, servido direto do barril!
Feita com ingredientes de alta qualidade, a bebida acaba oferecendo um sabor mais requintado e mais fresco que a cerveja de garrafa. Então instalar torneiras de chopp no seu bar irá atrair clientes e melhorar a experiência deles no seu estabelecimento.
Mas afinal, vale a pena ter torneira de chopp no meu bar?
Por fim, podemos dizer que sim! Vale a pena instalar torneiras de chopp no seu bar!
E não esqueça: aproveite a torneira de chopp para atrair mais clientes, inovar seu atendimento com o sistema de autosserviço, melhorar sua gestão e até melhorar seu cardápio!
Se você ainda ficou na dúvida se vale a pena ou não, você pode aproveitar ainda para ler os outros conteúdos que temos aqui no blog da Beerpass ou também conversar com um dos nossos consultores!