Tipos de bares: 8 inspirações para você iniciar seu negócio!
Hoje vamos falar sobre tipos de bares! Existem muitas oportunidades no ramo de bares e restaurantes. Mas, se você quer abrir um bar, ou mesmo inovar o seu negócio, precisa entender qual a proposta que deseja apresentar para seus clientes!
Os bares, pubs, restaurantes foram evoluindo com o passar do tempo, e diversos tipos de bares foram aparecendo. Bares com propostas e experiências diferentes!
Para aprendermos mais sobre eles, nós da Beerpass fizemos um levantamento de tipos de bares e sugestões para você escolher qual o ideal para você iniciar seu empreendimento!
Os tipos de bares mais conhecidos são:
- Bar Americano
- Café bar
- Bar Temático
- Bar ao ar livre
- Boteco
- Taphouse
- Brewpub
- Pubs
Para conhecer cada um deles, continue a leitura!
Tipos de bares e suas diferenças
Dos mais clássicos aos mais arrojados, os bares se tornaram um espaço para todo tipo de público! Seja você fã de boteco, fã de música ou futebol, existem tipos de bares que englobam todos esses gostos.
Vamos ver alguns!
1. Bar Americano
O bar americano é aquele clássico com o balcão e o barman. Atrás dele se vê uma prateleira com diversas bebidas.
Nele se serve alguns salgadinhos ou aperitivos, mas o protagonista é o barman!
2. Café bar
Entre os tipos de bares, o que vem ficando bastante popular é o Café bar.
Esse tipo de bar junta duas coisas que o brasileiro mais ama: café e cerveja! Tem coisa melhor? O ambiente acaba sendo mais característico de uma cafeteria, com mesas e cardápios mais complexos.
Serve também cafés especiais, bebidas e chopp! Uma característica importante desse local é ter mesas confortáveis, pois as pessoas costumam se encontrar para reuniões e até mesmo levar o notebook para trabalhar.
Aposte em uma decoração leve e divertida, com letterings na parede e sofás pelo salão.
3. Bar Temático
Existem diversos bares temáticos! Os bares temáticos promovem uma experiência única para aquele público apaixonado. E podem ser dos mais variados temas!
Capriche na decoração e na ambientalização, aqui vai algumas ideias:
Filmes
Os temas podem ser de filmes famosos, como Harry Potter, Senhor dos Anéis, Star Wars, De Volta Para o Futuro.
Games Nostálgicos
Pode também ser de games nostálgicos, como Super Mario, Pac Man, Tetris e Space Invaders.
Musical
Que tal se inspirar em grandes ídolos da música? Astros como Michael Jackson, Beatles, Elvis Presley e Janis Joplin, são muito populares e marcantes para a história da música!
Ou então, foque em épocas! Resgate elementos dos anos 60, 80 ou 90 para decorar e tematizar seu estabelecimento. O bar também pode ser temático a partir de um estilo musical como jazz, blues, rock ou hip hop.
Esporte
Outra ideia é aliar esportes e bar, existem vários fãs de esportes que adorariam ir com seus amigos em um bar temático, sobre seu esporte preferido, que pode ser:
- Bar temático de futebol
- Skate bar
- Futebol americano
- Fórmula 1
- Xadrez
- Basquete
Uma dica legal sobre esse tipo de bar é colocar uma área, nem que seja pequena, para que os frequentadores possam praticar o esporte que tanto amam!
Que tal uma cesta de basquete, uma pista de skate ou um canto com um tabuleiro de xadrez? Isso pode ser o diferencial para que seus clientes frequentem e consumam no seu estabelecimento!
4. Bar ao ar livre
Os bares ao ar livre são aqueles tipos de bares que geralmente ficam próximos a parques, lagos e calçadas. Vários deles são pet friendly e fazem muito sucesso entre os amantes de um bom bar. Nele você costuma levar tanto a família, quanto os amigos!
Por ser um lugar aberto, o autosserviço de chopp, no estilo pré-pago, pode ser uma boa pedida para agregar ainda mais a experiência. Assim o cliente fica livre para se servir o quanto quiser!
Ele vai poder ir embora sem precisar passar pela etapa de “fechar a conta” e ainda pode caminhar tranquilo caso esteja acompanhado de crianças ou até mesmo animais de estimação.
5. Boteco
O tipo de bar mais brasileiro! O boteco tem aquele jeito simples, as mesas de madeira ou até de plástico, o ambiente com uma música descontraída (pode ser ao vivo ou não). É o local em que as pessoas vão para curtir o final do expediente, ou vão passar um tempo para curtir com os amigos.
Dentre os tipos de bares, o boteco é aquele que não exige muitas variações de bebidas e nada muito sofisticado. Mas, isso não é sinônimo de um serviço ruim ou um lugar que não é aconchegante.
Muito pelo contrário, nos botecos as pessoas se sentem bem e alegres. Também geralmente são locais para transmissão de jogos de futebol, pebolim, sinuca e, quem sabe, um dominó?
6. Taphouse
Você já deve ter visto aqueles tipos de bares com uma infinidade de torneiras de chopp, certo? Inclusive, geralmente, a quantidade de torneiras é o diferencial. Esse é a Taphouse!
Focado em servir diferentes tipos de chopp, a taphouse precisa ter as torneiras de forma aparente e acessível.
A qualidade e a variedade do chopp são os principais atrativos! Além de claro uma decoração que valorize a parede de torneiras.
O autosserviço de chopp agrega muito na experiência do cliente de uma taphouse. Com tantas opções, o cliente fica livre para provar um pouco de todas e escolher aquele que ele mais gosta. Sem ficar dependendo do garçom para isso.
7. Brewpub
O brewpub é um local que produz e vende sua própria cerveja! Esse tipo de bar pode também abrir junto a um restaurante, o que se torna bastante atrativo.
É uma ótima oportunidade para cervejarias entrarem no mercado! Mas se atente as legislações da rua região! O Brewpub é diferente de uma cervejaria, uma vez que a cerveja que produz é servida apenas no local!
Se você quiser saber mais sobre esse, e outros seguimentos, você pode ler o artigo que escrevemos sobre isso!
8. Pubs
E, finalmente, chegamos nos pubs! Os pubs são os tradicionais tipos de bares ingleses e irlandeses! Geralmente a principal bebida servida é o chopp.
Nesses locais também são servidas refeições, de forma prática (como o tradicional fish and chips) e, geralmente, conta com uma ambientação ligada aos elementos de uma casa e também da cultura cervejeira.
Então, tapetes, quadros, canecas e itens que tenham a ver com produção de cerveja são comuns nesses estabelecimentos.
Quais tipos de bares são os mais promissores?
Bom, isso vai depender da sua região! A dica é sempre fazer uma pesquisa se mercado para entender qual a maior demanda do local!
Faça um levantamento, o que tem na região: são mais indústrias, universidades, escritórios? O que aquele público mais vai precisar? E também entenda quais são os tipos de bares que fazem mais sentido para a dinâmica da cidade onde você vai iniciar seu negócio! Por vezes pode ser algo que não tenha ainda na região, ou pode ser algo que já tenha, mas que tenha uma recepção boa do público! E claro, outra dica extremamente importante é: frequente os locais! Conheça na prática os diferentes tipos de bares e analise a concorrência!
Para saber mais sobre gestão de bares e negócios, entre em contato conosco e siga a gente nas redes sociais!
Além dos tipos de bares, a gente compartilha muitos conteúdos que vão te ajudar a entender sobre o mercado cervejeiro e as oportunidades que ele oferece!