7 dicas para diminuir a rotatividade de funcionários no seu bar

7 dicas para diminuir a rotatividade de funcionários no seu bar

7 dicas para diminuir a rotatividade de funcionários no seu bar

Gerenciar um bar e restaurante significa ter que lidar com taxas de rotatividade de funcionários que você simplesmente não vê em outros setores.

Na verdade, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA, a taxa anual de rotatividade de funcionários de restaurantes e bares é de impressionantes 73%. Isso é muito maior do que a taxa média de rotatividade de todos os setores nos EUA, que fica entre 12 e 15 por cento ao ano. 

A enorme taxa de rotatividade de funcionários do setor de restaurantes e bares significa que os proprietários de empresas gastam mais tempo contratando e treinando funcionários e menos tempo se concentrando em outras áreas importantes de seus negócios que geram lucros – como por exemplo, a contabilidade para bares.

Embora a alta rotatividade seja aceita como parte do setor de bares, existem algumas dicas que seu bar pode seguir para garantir que seus funcionários queiram ficar por perto.

O que é rotatividade de funcionários nos bares?

Quando falamos sobre rotatividade de funcionários ou turnover, estamos nos referindo à quantidade de desligamentos e admissões de colaboradores em uma organização.

Especificamente quando nos referimos às demissões, elas podem acontecer de diferentes formas:

  • quando o próprio funcionário solicita o seu desligamento do bar;
  • quando essa decisão parte do empregador.

Entre todos os cenários possíveis, certamente o mais preocupante é quando um profissional com grande potencial opta por deixar o bar.

A rotatividade de funcionários é uma preocupação constante para qualquer pequena empresa, mas no setor de bares é algo constante. Tanto a equipe da frente quanto a de trás da casa são essenciais para oferecer uma hospitalidade memorável. 


A alta rotatividade de funcionários dos bares cria distrações indesejadas para proprietários e gerentes, recrutamento sem fim, custos de treinamento e e uma perda de memória institucional mantida por funcionários de longa data.

7 Dicas para diminuir a rotatividade de funcionários em bares

1. Crie uma cultura positiva no local de trabalho

A triste verdade é que às vezes a equipe e a gerência não estão na mesma vibe. Outras vezes, os funcionários tem conflitos entre si. Quando esse conflito não for resolvido, os funcionários do bar vão pedir para demissão para evitar problemas.

Ter um manual do funcionário forte e prestar atenção no engajamento da equipe, tanto quanto o engajamento dos clientes, ajudará você a eliminar quaisquer conflitos pela raiz e manter um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo.

2. Faça one on one com seus funcionários 

One a one

One on One (ou 1:1, one-to-one) é o termo utilizado para designar uma conversa entre líder e liderado. Assim, para evitar a rotatividade de funcionários no seu bar, faça reuniões one on one regularmente com seus funcionários – especialmente os funcionários de melhor desempenho – e certifique-se de que eles estejam felizes em sua função. 

Eles podem não se sentir à vontade para chegar até você com coisas que estão incomodando no local de trabalho, mas será mais provável que se abram se você abrir espaço para eles. 

Descubra o que eles gostam e o que não gostam em sua função e tente fazer ajustes para garantir que eles sejam felizes e prósperos. Um funcionário feliz tem menos probabilidade de se desligar, economizando tempo, dinheiro e dor de cabeça para encontrar um substituto.

3. Pague bem a sua equipe

O pagamento fornece aos funcionários o dinheiro de que precisam para viver, mas também pode enviar uma mensagem sobre seu valor dentro do bar. 

Não demorará muito para os funcionários passarem para cargos mais bem pagos em outros bares se sentirem que estão sendo mal pagos.

Pague bem

Você pode tentar economizar em relação a muitos outros aspectos do seu negócio, mas não deixe de pagar aos funcionários de alto desempenho o que eles merecem.

Pequenos gestos de apreço também podem fazer com que os funcionários se sintam valorizados. 

Quer você dê uma festa para os funcionários ou garanta que um trabalhador tenha uma folga extra quando estiver tendo um dia ruim, um pouco de gentileza pode criar um ambiente de trabalho positivo ao qual as pessoas ficam felizes em ir todos os dias.

4. Contrate pessoas de diversas idades

Diferentes idades

Dê uma olhada ao redor de seu bar ou restaurante. 99% de sua equipe é composta por jovens de 20 e poucos anos? 

Nesse caso, você pode querer mudar suas práticas de recrutamento e começar a diversificar sua equipe. Os baby boomers representam uma demografia crescente de trabalhadores da indústria de bares e podem ser o complemento perfeito para sua equipe.

5. Conduza entrevistas de saída

Quando um funcionário tomar a decisão de sair, agende uma discussão honesta antes de sair para discutir como foi o seu tempo com sua empresa. Faça perguntas específicas para obter respostas honestas. 

Isso ajudará você a ver se existem padrões existentes ou problemas que precisam ser resolvidos para evitar mais rotatividade. 

Entrevistas

Algumas perguntas para entrevista de desligamento são:

  1. Por que você está saindo?
  2. O que o nosso bar está fazendo certo?
  3. Como as condições podem ser melhoradas?
  4. O que você faria para melhorar a situação que o está levando a sair?
  5. Como os outros funcionários se sentem sobre essa situação?
  6. O que a empresa não está fazendo atualmente que melhoraria as coisas?
  7. Quais são seus sentimentos sobre trabalhar aqui. 
  8. Quais foram as três coisas que você mais gostou nesse trabalho?
  9. Se você pudesse mudar três coisas, o que seriam?
  10. Você tem ideias que gostaria de ter implementado?

6. Desenvolva seus colaboradores

Dificilmente há um caminho mais claro para a rotatividade de bares do que funcionários superqualificados presos em cargos de nível básico. 

Desenvolva seus funcionários

Eles não apenas ficarão entediados e procurarão oportunidades em outros lugares, mas provavelmente deixarão de se preocupar com o trabalho enquanto ainda estiverem nele se se sentirem desvalorizados. 

Faça projeções para cargos de nível superior claros e alcançáveis, mas ofereça desenvolvimento profissional em todos os níveis, fornecendo feedback claro e acionável sobre o desempenho do trabalho. 

Continue o treinamento, mantendo sua equipe informada sobre tudo, desde as as cerveja mais recente que o restaurante está oferecendo até as mudanças nas tendências do setor e dicas sobre como aumentar suas gorjetas.


7. Pratique a transparência

Dê aos seus funcionários mais informações sobre como o bar está indo e quais tipos de decisões de gerenciamento estão sendo tomadas. 

Certifique-se de que você está medindo diferentes aspectos do seu negócio e compartilhando os números de desempenho com os membros de sua equipe.

Praticar a transparência e a inclusão reduzirá a distância entre a gerência e a equipe e fará com que todos se sintam mais investidos no sucesso do seu negócio. 

Conclusão

A rotatividade de funcionários no setor de bares sempre será alta, mas você pode incentivar a lealdade simplesmente fazendo um esforço para recompensar o desempenho e estar disposto a fazer mudanças quando ver espaço para melhorias.

Ao posicionar seu bar ou restaurante como um ‘empregador que possui empatia’ em sua área local, você abrirá seu banco de talentos para um grande número de candidatos e, finalmente, poderá dedicar mais tempo às tarefas que expandem seus negócios.


Interessado em saber mais sobre o crescimento do seu restaurante ou bar? Entre em contato com a Beerpass hoje mesmo. Nossa equipe de especialistas pode ajudar a aumentar a lucratividade do seu bar através da tecnologia.

Luciano Pagliosa Waltrick

Diretor comercial, especialista em bares e especialista em marketing de bares.

Posts Relacionados