Qual a diferença entre chopp e cerveja?
A diferença entre chopp e cerveja é um assunto que gera opiniões e discussões no ramo cervejeiro. Isso porque temos uma legislação vigente, mas também existem diferenças que são vistas, pelos cervejeiros e especialistas, no dia a dia e nas características de cada uma.
Então, se você está abrindo um bar e quer entender melhor sobre o assunto, leia o artigo que preparamos com diferenças, vantagens e dicas para venda!
Diferença entre chopp e cerveja: legislação e técnicas
O processo de fabricação é basicamente o mesmo, assim como os ingredientes.
Porém, para iniciarmos o assunto, precisamos nos basear nas legislações vigentes para entender o que é considerado cerveja e o que é considerado chopp.
Segundo o Decreto 9.902, de 2019, “cerveja é a bebida resultante da fermentação, a partir da levedura cervejeira, do mosto de cevada malteada ou de extrato de malte, submetido previamente a um processo de cocção adicionado de lúpulo ou extrato de lúpulo, hipótese em que uma parte da cevada malteada ou do extrato de malte poderá ser substituída parcialmente por adjunto cervejeiro.”
Agora, quanto ao chopp, a Instrução Normativa 65, de 2019 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nos diz que:
“A expressão “chopp” ou “chope” é permitida apenas para a cerveja que não seja submetida a processo de pasteurização, tampouco a outros tratamentos térmicos similares ou equivalentes.”
Entretanto, limitar a diferença apenas na pasteurização não é consenso entre os cervejeiros e sommeliers. Confira com mais detalhes essa e outras questões:
Pasteurização
Bom, como mencionamos, a diferença mais comum e prevista na legislação é a pasteurização, que é um processo utilizado para aumentar a validade dos alimentos.
Na pasteurização o alimento é submetido a uma temperatura inferior ao seu ponto de ebulição e logo em seguida passa por um resfriamento súbito.
E, enquanto a cerveja passa pelo processo, o chopp não. O que altera as propriedades da bebida.
Validade
O fato de a cerveja passar pela pasteurização faz com que a validade dela seja maior. Tanto que não é tão comum encontrarmos chopp em garrafas para vender no mercado, apesar de sim já existir essa opção!
Além disso, os amantes de uma boa cerveja ou chopp, geralmente, preferem o chopp, por ser uma bebida mais “fresca”.
Armazenamento
Como foi falado anteriormente, o chopp acaba tendo um cuidado a mais na questão do armazenamento, por conta da validade. Isso implica que o chopp precisa ser necessariamente armazenado em refrigeração.
Geralmente eles são armazenados em barris e em temperaturas que variam em torno dos 3ºC.
Enquanto as cervejas de garrafas e latas e (principalmente aquelas comumente industrializadas e comerciais) podem ser armazenadas em temperatura ambiente.
Falamos aqui “geralmente em barris de chopp” porque existem outras formas de armazenar o chopp, como já citamos, inclusive em garrafas nos mercados. Mas, o mais comum são os barris!
Forma como é servida
Outra questão importante sobre a diferença ente cerveja e chopp é a forma como é servida. Por exemplo, a temperatura para servir chopps e cervejas varia.
Falando sobre cerveja, aqui no Brasil, temos o costume de beber ela bem gelada. Inclusive com temperaturas abaixo de 0ºC, dependendo do tipo de cerveja.
Agora, em relação ao chopp, o costume não necessariamente é esse. As temperaturas podem ser até mais altas. Algumas pessoas preferem beber um chopp entre 4, 6 e até 8ºC.
A diferença entre chopp e cerveja no sabor
Bom, sempre existe aquela velha máxima “gosto não se discute”, mas o que acontece entre os cervejeiros é que, como o chopp é uma bebida mais fresca, que deve ser consumida mais rápido, é o que agrada mais ao paladar.
Há ainda aqueles que dizem que o chopp tem um sabor mais “leve” e uma textura mais cremosa.
Hoje é complexo rotular todas as cervejas e chopps em características comuns, porque são incontáveis tipos e processos de fabricação, que resultam em uma infinita variedade de resultados.
Mas claro, é inevitável dizer que o processo de pasteurização altera as propriedades da bebida, isso acontece em qualquer alimento que passe pela pasteurização, como por exemplo o leite.
Se as propriedades mudam, o sabor também muda.
O que eu devo vender no meu bar?
A pergunta que não quer calar entre aqueles que estão abrindo um bar é essa: vendo chopp ou cerveja?
Vamos trazer alguns pontos para você avaliar!
Custo-benefício
Os chopps costumam ter um custo-benefício melhor. Isso porque no barril você consegue trabalhar melhor a margem de lucro do que na cerveja de garrafa.
Além de que o chopp geralmente tem um valor a mais agregado, justamente pelo que já falamos, ser uma bebida fresca, servida na torneira, com as propriedades mais conservadas.
Nesse sentido você consegue vender, geralmente, por um preço mais elevado. Claro que existem situações e situações, há cervejas especiais que tem o valor maior, porém são bebidas em que as pessoas compram em momentos mais específicos, para apreciar em uma comemoração em família ou um jantar especial, por exemplo.
O chopp pode ser bebido em uma escala maior, com um valor interessante agregado a ele.
Diferença entre chopp e cerveja quanto a logística
A questão da logística vai depender da sua estrutura. As cervejas acabam sendo um pouco mais complexas de armazenar garrafa por garrafa, mas ao mesmo tempo também acabam tendo uma validade maior.
Agora, o chopp é mais fácil de armazenar e transportar, já que os barris armazenam uma grande quantidade de chopp dentro de câmaras frias, poupando espaço e até mãos para organizar o estoque.
Oportunidades de venda
O chopp possibilita atrair clientes por alguns motivos, entre eles está o fato de ser servido em torneiras. As torneiras ambientam o bar, agregam valor ao produto e a experiência do cliente.
Também permite que você contrate uma plataforma de autosserviço de chopp, melhorando o atendimento e a gestão do local.
Agora, tanto o chopp quanto a cerveja possibilitam uma grande variedade de estilos para incluir no catálogo. O que também auxilia em uma gama de preços. Assim você pode vender dos mais baratos até os mais caros.
Mas cuidado! Cervejas muito baratas comumente são aquelas comerciais, o que acaba implicando em uma qualidade menor.
Diferença entre chopp e cerveja: saiba tomar as melhores decisões para seu negócio!
Para você que quer abrir um bar é essencial entender sobre a diferença entre chopp e cerveja.
Além disso, existem várias possibilidades no mercado, seja na venda de chopps, cervejas, drinks e outros.
Nós da Beerpass podemos te auxiliar nessa jornada, entre em contato com um dos nossos consultores para saber mais!