O que vender em um bar pequeno? 12 ideias para seu cardápio
Muitos donos de bar iniciam seus negócios através de pequenos bares, para depois irem aumentando o estabelecimento com o tempo! Mas, a dúvida sobre o que vender em um bar pequeno é algo que constantemente aparece na mente dos empreendedores.
Até porque, quando montamos um bar, precisamos alinhar a estrutura com a capacidade de produção do local, assim como a capacidade de ocupação também.
Então, se você quer montar um bar e está na dúvida sobre o que vender, leia o guia que preparamos com 12 ideias para seu cardápio.
1. Chopp
Se você está abrindo um bar, saiba que vender chopp é muito vantajoso. Primeiro porque é uma bebida popular, que agrada o paladar de muitos!
Segundo que é possível trabalhar melhor a margem de lucro dele, até mais do que a própria cerveja. Por vários motivos, entre eles:
- Comprar a granel permite uma margem de lucro maior
- Chopp é uma bebida mais valorizada
- Com o autosserviço de chopp, o desperdício diminui consideravelmente
- A variedade que você pode ofertar permite também uma variedade de preços
2. Drinks
Outra ótima opção é a venda de drinks! Os drinks vêm ganhando muito espaço no gosto das pessoas e são muito versáteis.
Há as opções mais complexas, mas também há aquelas receitas mais práticas. Perfeitas para quem está iniciando o negócio e ainda não tem muita estrutura ou recursos para investir.
3. Batata Rústica
Todo mundo ama batata! A clássica batata frita não pode faltar, claro, mas a batata rústica também é uma ótima opção. Principalmente se você quiser fazer algo um pouco mais elaborado e ainda assim, prático!
4. Escondidinho
Uma outra ideia é o escondidinho servido em pequenos ramekins, ou até mesmo em porções maiores.
O diferencial dele é que o escondidinho é uma refeição! A apresentação fica muito bonita, os ingredientes são simples e o preparo também. Você pode variar, com carne ou até mesmo com opções para vegetarianos como carne de soja ou legumes.
5. Dadinho de tapioca
Entre o que vender em um bar pequeno, o dadinho de tapioca talvez seja uma das opções mais interessantes. Diferente e gostoso, ele é fácil de fazer e ficou muito popular entre as pessoas!
6. Brownie
Incluir doces garante algumas vendas a mais, afinal, depois do salgado, todo mundo gosta de finalizar com um docinho! O brownie é uma daquelas opções que você pode pegar receitas mais sofisticadas, mas tem também as mais simples.
Sem falar que há muitos fornecedores que vendem brownie, de repente você consegue negociar um preço que valha a pena e isso até economiza mão de obra e estrutura!
7. Espetinhos
Os espetinhos são muito versáteis! Você pode fazer tanto de frango, quanto de carne ou ainda fazer misto com outros ingredientes, inclusive legumes!
O custo para produzir ele não é alto e para não ser apenas um “simples espetinho”, capriche na apresentação que será sucesso!
Ou se você quiser vender ele de forma mais simples também dá! Muitos clientes valorizam os pequenos e simples preparos. Isso vai depender da proposta do seu bar!
8. Picolé
Picolé é outra opção para você vender em um bar pequeno. Geralmente os clientes adoram levar um picolé quando vão pagar a conta. Então, uma boa escolha é deixar estrategicamente posicionado próximo ao caixa.
9. Fish and Chips
Sobre as opções do que vender em um bar pequeno, temos o famoso Fish and Chips! Típico da culinária do Reino Unido, o prato consiste em peixe (empanado) e batata frita.
Se popularizou bastante no Brasil, pois tanto o peixe empanado, quanto a batata frita são duas comidas que fazem muito sucesso por aqui.
Uma dica é ofertar molhos gostosos de acompanhamento.
10. Tábua de frios
A tábua de frios é uma opção requintada e prática! O ponto de a
tenção aqui é o
armazenamento correto dos itens. Tanto aqueles que precisam de refrigeração – como o queijo e os embutidos – quanto as conservas, pois elas precisam estar em um local limpo e arejado.
Mas, não tem como errar! Basta você investir em algumas tábuas bonitas ou até mesmo pratos de cerâmica. Depois é só montar de forma que fique atrativa aos olhos!
Você pode colocar queijos, salames, ovinho de codorna, azeitonas e até mesmo frutas! As frutas dão um toque especial e a apresentação fica muito bonita. Morangos e uvas são as preferidas.
11. Vinhos
Para combinar com a tábua de frios, um bom vinho é sempre bem-vindo. Vinhos também precisam de certa estrutura para serem armazenados, porém, se o seu bar é um bar pequeno, você pode iniciar oferecendo opções mais restritas.
Não há necessidade de ter um catálogo muito grande já no início. Mas, é importante que você entenda o que está saindo e o que não está. Avalie, troque as opções, faça testes!
Dessa forma você vai conhecendo o gosto do seu cliente.
12. Porção de pastelzinho
Por último, mas nunca menos importante: pastelzinho. O pastelzinho é bom para quem está abrindo um bar pequeno, pois não demanda de muita estrutura para fazer.
A massa você pode adquirir pronta e os recheios você pode optar pelos clássicos: carne ou queijo.
Se você quiser agregar um valor a mais, é possível variar nos sabores. Incluir camarão e outros frutos do mar, por exemplo. Avalie o que é possível fazer com o investimento inicial que você tem. E não esqueça de pensar no espaço e mão de obra disponíveis.
O que vender em um bar pequeno – veja a lista com as 12 ideias:
- Chopp
- Drinks
- Batata Rústica
- Escondidinho
- Dadinho de tapioca
- Brownie
- Espetinhos
- Picolé
- Fish and Chips
- Tábua de frios
- Vinhos
- Porção de pastelzinho
Dicas extras para você que está abrindo um bar pequeno:
Agora, vamos para algumas dicas que podem ser muito valiosas para o início de um negócio.
Capriche na decoração
Ambientar o cliente é uma das formas mais legais de agregar experiência. Uma ideia é utilizar objetos para fazer um ambiente mais rústico.
Usar cordas, madeiras, pallets, são materiais de baixo custo e, quando bem utilizados, deixam o ambiente muito bonito!
Pense bem no posicionamento dos móveis
Por não ter muito espaço, você vai precisar aprender a aproveitá-lo. Disponha mesas e cadeiras da forma que fique confortável.
Pense também na quantidade de mesas e cadeiras. Uma opção interessante é colocar banquetas em cantos estratégicos, com mesas mais altas.
Saiba posicionar as taps de chopp
Novamente, a questão do espaço é bastante importante. Você vai precisar saber posicionar as taps de chopp de uma forma que facilite a escolha do cliente.
Autosserviço de chopp
O autosserviço de chopp otimiza alguns recursos muito importantes para quem está começando ou mesmo quer montar um negócio pequeno.
Isso porque otimiza a mão de obra, melhora o atendimento e fideliza clientes. Facilita a gestão e a plataforma da Beerpass é muito adaptável com a estrutura que você tem. Assim como customizável, você pode escolher as quantidades de torneiras e posicioná-las onde preferir.
Escolha bem o que você vai vender no seu bar!
O que você terá disponível é muito importante, afinal, muitos escolhem o estabelecimento que vão frequentar pelo cardápio!
Claro que essa escolha é um misto de atendimento, ambiente, cardápio, preços. Mas não há como negar que o cardápio tem um peso bastante expressivo nessa decisão!
Então, gostou dessas dicas sobre o que vender em um bar pequeno? Se quiser saber mais sobre a gestão de bares e restaurantes, acompanhe os conteúdos do blog e das nossas redes sociais! Entre também em contato com um dos nossos consultores para saber como o autosserviço de chopp da Beerpass pode te auxiliar no processo de abrir seu bar!