O que fazer para aumentar o movimento no bar?

O que fazer para aumentar o movimento no bar?

O que fazer para aumentar o movimento no bar? Medidas que você precisa tomar!

Aumentar o movimento no bar envolve estratégia, resiliência e persistência! Isso porque quando o movimento começa a cair, se você não estiver preparado - financeiramente e emocionalmente - para isso, seu bar sofrerá grandes consequências.

 

Mas, calma! Há sempre estratégias e novas maneiras para resolver o seu problema. Quer saber quais são? Confira abaixo:

Como aumentar o movimento no bar?

A primeira coisa que você precisa fazer é ter domínio de dados concretos do seu negócio. Você precisa saber quais são os seus resultados reais de faturamento e lucro.

 

Assim como, entender o fluxo de clientes e buscar compreender quais os números que mais sofreram com a baixa do movimento.

 

Falamos isso por aqui porque muitos empreendedores cometem o erro de não ter o controle dos dados. Então não conseguem ter uma medida REAL da diminuição do movimento.

 

Sem essas medidas você vai acabar criando estratégias no escuro. Sem saber para onde ir, vai ficar tentando vários caminhos e não vai chegar nos resultados que você quer.

 

Aliás, você sabe quais são os resultados que você quer? Toda estratégia precisa ter uma meta, um vislumbre de resultados, para você medir depois.

 

Resumindo, a primeira coisa que você precisa é analisar cautelosamente seus dados: lucratividade, lucratividade por barril de chopp, níveis de estoque, faturamento mensal, Custo de Mercadoria Vendida, Ticket Médio e outros.

Como lidar com os fluxos de movimento do seu bar?

Outra coisa que você precisa entender são os fluxos de movimento. Quais os dias que mais dão clientes e quais os dias que dão menos?

 

É comum que o movimento comece a crescer na quarta, tendo seu pico na sexta e no sábado. Mas nem sempre isso é regra absoluta. Até porque depende e muito do seu público e da sua localidade.

 

Entenda também não somente o dia movimentado, mas também as épocas do ano... Assim você pode tomar algumas decisões: otimizar o esforço operacional nas épocas de menor fluxo e pensar em formas de engajar seus clientes.

O “boom” da inauguração

E atenção, você precisa estar preparado para uma situação: o ápice de clientes na inauguração.

 

Se você planeja bem sua inauguração, divulga e engaja o seu público, você com certeza terá uma inauguração com um ótimo movimento.

 

Mas é comum que haja uma queda desse movimento depois desse período. E você vai precisar saber lidar com isso até se estabilizar.

 

Um reforço nas operações no dia da inauguração pode ser bem importante. Uma equipe maior de cozinha (através da contratação de freelas), um estoque maior, por exemplo.

 

Mas depois você precisa ir adequando para atender a sua demanda real. E vá analisando e acompanhando esses dados no dia a dia. Compare um mês com o outro e veja como está essa “queda”.

 

Se você aplicar algumas estratégias e ações, muito provavelmente você vai conseguir manter uma estabilidade.

 

Então vamos falar um pouquinho sobre isso!

O que fazer para aumentar o movimento no bar? Ideias para o seu bar!

Vamos pensar que as pessoas se atraem para um bar por conta de algumas questões, mas principalmente:

 

  • Preço
  • Qualidade da bebida e da comida
  • Bom atendimento (experiência!)

Entre esses pontos você pode interligar um com o outro ou atingir mais um que outros, certo? Então vejamos:

Qual o valor do seu bar?

Vamos falar de preço? Ou valor?

 

Bom, preço é algo bastante relativo! Nem sempre o mais barato, atrai mais pessoas.

 

Porém, se você estiver em uma área universitária, por exemplo, geralmente o preço vai ser um quesito importante! Estudantes e universitários buscam um espaço para confraternizar, porém nem sempre tem muito dinheiro para gastar.

 

Assim eles vão para um bar que tenha valores mais acessíveis.

 

Mas claro, isso é só um exemplo. Por isso você precisa praticar preços nos quais o seu público-alvo consiga arcar. E é aqui que entra o controle dos dados de gestão também, porque por mais que você queira fazer um preço mais baixo, você não pode cair no erro do prejuízo!

 

E isso você só vai saber se conhecer os seus números. (Sim, estamos sendo insistentes com isso, mas é que é realmente importante!)

 

Então, basicamente, a primeira coisa é, para manter seu bar em movimento, tenha preços condizentes com seus custos e com seu público! Talvez seja uma boa você rever isso por aí!

Cardápio e chopp!

Ter uma comida e uma bebida de qualidade parece até um pouco óbvio, né? Sim, mas você precisa de diferenciais.

 

Sabe aquela coisa “que saudades de ir em tal bar para beber aquela IPA deles?” ou “para comer aquela porção de coxinha de frango que só eles sabem fazer?” Com certeza veio um bar aí na sua cabeça.

 

Então, tente buscar os seus carros-chefes, aquilo que vai deixar a pessoa com saudade de comer ou beber e vai fazê-la voltar!

 

Não é uma tarefa tão simples, mas você vai conseguir isso fazendo adaptações no cardápio e muita pesquisa de satisfação. Seja no próprio bar ou até pelas redes sociais.

 

E outra coisa, lembra que a gente falou que um cardápio e bebidas boas parece meio óbvio? Mas acredite, muitos dos seus concorrentes não terão isso. Então faça bem o básico e procure seu carro-chefe!

E a tal da experiência?

Falar em experiência é algo que todo mundo fala, mas o que é REALMENTE ISSO? Bom, é a sensação do seu cliente, da estadia dele no seu bar.

 

Como ele sai do seu bar, se sentindo bem? Confortável? Tem algo que o frustrou? Tudo isso tem a ver com experiência.

 

Então para você não perder esses clientes você vai precisar ter alguns cuidados como:

 

  • Otimizar suas operações para não gerar demora no atendimento.
  • Manter o ambiente sempre limpo e agradável. Preste atenção nos banheiros!
  • Usar a tecnologia ao seu favor para evitar filas!
  • Buscar uma variedade de bebidas, chopes e estilos de drinks.
  • Criar uma identidade própria, uma decoração nova e que converse com seu público! Um lugar onde ele quer estar, sabe?

Para aumentar o movimento do seu bar, faça promoções, eventos e se relacione com pessoas

E por fim, algo que é indispensável para você manter o movimento do seu bar é...

 

Estar em movimento!

 

Promova eventos diferentes, faça ações promocionais, busque se relacionar com a comunidade no qual você está inserido.

 

Convide clubes, atléticas, ONGs para irem ao seu bar e promoverem ações especiais. Esteja ligado nas datas comemorativas e eventos relevantes como Copas, Olimpíadas, Premiações como o Oscar etc.

Inclusive, temos vários conteúdos aqui no blog mesmo e lá no nosso Instagram sobre ações e promoções criativas para o seu bar!

 

Faça parceria com influencers locais, rádios e jornais. Se puder entre em associações de empreendedores da sua cidade ou do seu setor, por lá você faz muito networking, aprende com outras pessoas do mesmo ramo com você e deixa sua marca cada vez mais ativa.  

 

Tudo isso vai influenciar para que você mantenha deu bar sempre movimentado!

 

E aí, gostou dessas ideias de como aumentar o movimento no bar? Então continue acompanhando nossos conteúdos para aprender mais! E se quiser saber como o autosserviço de chopp da Beerpass pode te ajudar a atrair e fidelizar os clientes do seu bar, entre em contato por aqui!

Bárbara Siementkowski

Posts Relacionados