Nano cervejaria, Brewpub e Farm Brewery: Tipos de cervejarias
Nano cervejaria, Brewpub e Farm Brewery são tipos de cervejarias que possuem o mesmo objetivo, produzir uma cerveja de qualidade. No entanto, todas elas são diferentes entre si.
Abrir uma cervejaria pode ser o próximo passo para transformar seu hobby em um negócio paralelo. O que começa como um projeto paralelo pode se transformar em uma pequena ou grande empresa, dependendo de seus objetivos.
Devido a várias leis, existem diferentes segmentos de mercado no negócio de cerveja artesanal. É preciso verificar se as leis locais proíbem a venda de cerveja diretamente ao consumidor. Essa restrição força a cervejaria a pensar em alternativas para levar seu produto ao consumidor.
Alguns estados, no entanto, permitem que as cervejarias atuem como atacadistas, fornecendo sua cerveja diretamente ao varejista e até mesmo permitindo que as cervejarias vendam diretamente ao consumidor.
Esses estados mais tolerantes criaram diferentes categorias de cervejarias que ajudam a categorizá-las pela produção anual de cerveja e a porcentagem de cerveja vendida no local.
Pensando nisso, neste artigo vamos ver as diferenças entre nanocervejaria, brewpub e farm brewery.
Quais são os tipos mais comuns de cervejarias?
- Cervejaria artesanal
- Nano Cervejaria
- Brewpub
- Farm Brewery
- Empresa de fabricação de cerveja por contrato
Cada tipo de cervejaria virá com suas próprias regras e regulamentos de como é classificada e vamos ver em detalhes cada uma dessas.
Primeiro, vamos definir o que é uma cervejaria.
O que é uma cervejaria?
Os maiores tipos de cervejarias – às vezes chamadas de macro cervejarias – são as cervejarias que têm uma produção anual de mais de seis milhões de barris de cerveja por ano.
De acordo com estatísticas do mercado cervejeiro, quatro empresas operam mais de 50% do mercado de cerveja e são consideradas as maiores cervejarias do mundo.
Anheuser-Busch InBev, SABMiller, Heineken International e Carlsberg são as maiores cervejarias. Essas grandes cervejarias operam em escala global, enviando seus produtos para clientes em todo o mundo. A Anheuser-Busch possui a maior cervejaria do mundo.
As grandes cervejarias também virão com uma grande equipe. Essas cervejarias empregam pessoal para lidar com o processo de fermentação, equipe administrativa, logística de distribuição, equipes de marketing e finanças e todas as funções imagináveis exigidas para o funcionamento de uma empresa.
O que é uma cervejaria artesanal?
As cervejarias artesanais se definem como pequenas e independentes.
Uma cervejaria artesanal é uma cervejaria que produz menos de 6 milhões de barris de cerveja. Anteriormente, o limite era de 2 milhões de barris por ano; no entanto, a definição de “pequeno” foi alterada para se referir a apenas 3% do mercado.
Esta nova definição significa que conforme a produção do mercado cresce, uma cervejaria artesanal também pode crescer e ainda é considerada artesanal.
Ao contrário da definição de pequeno, “independente” é consistente com seu significado original. Uma cervejaria independente é uma cervejaria que possui 25% ou menos de propriedade de alguém não identificado como cervejeiro artesanal.
Se uma grande e macro cervejaria comprasse mais de 25% de uma cervejaria artesanal, ela não seria mais considerada uma cervejaria artesanal.
As cervejarias artesanais atuam com foco na inovação. Os fabricantes de cerveja artesanal fazem reviravoltas exclusivas na fabricação de cerveja e desenvolvem novas receitas.
Inclusive, os cervejeiros artesanais podem tentar usar ingredientes não tradicionais, fora da cevada maltada típica.
O que é uma nano cervejaria?
Uma nano cervejaria, também chamada de nanobrewery, é o menor tipo de cervejaria. Não existe uma quantidade definida de cerveja para o que constitui uma nano cervejaria, mas a definição mais aceita é uma cervejaria que produz em lotes de três barris ou menos.
Existem algumas maneiras de começar as nano cervejarias.
- Se as cervejarias estão planejando crescer para uma escala maior, uma nano cervejaria é uma ótima opção para construir uma prova de conceito que lhes permitirá testar o mercado sem a necessidade de muito capital.
- Os entusiastas podem começar uma nano cervejaria à medida que seu hobby se transforma em um negócio secundário.
- Os restaurantes podem começar a preparar cerveja da casa para vender aos seus clientes, além da comida.
As nano cervejarias exigem capital menor para começar, mas os lucros também serão menores.
O trabalho necessário para fabricar três barris de cerveja é o mesmo que o necessário para fabricar sete a dez, mas as nano cervejarias são incapazes de comprar os itens a granel criando margens de lucro menores.
O que é um Brewpub?
Um brewpub é uma cervejaria que vende sua própria cerveja junto com alimentos ou cerveja de outras cervejarias. Simplificando, um brewpub é uma cervejaria com um restaurante anexo.
Um brewpub é uma grande oportunidade para um restaurante entrar na indústria cervejeira. Os clientes que geralmente não desejam ir a uma cervejaria têm a chance de provar uma cerveja que é exclusiva do pub.
Enquanto outros tipos de cervejarias podem expandir sua distribuição em todo o estado ou em vários estados, um brewpub atende principalmente às áreas locais.
Leia também: 7 etapas para abrir um brewpub de sucesso
Por lei, as cervejarias só são rotuladas como tal se venderem 25% ou mais de sua cerveja no local. Ainda assim, dependendo das leis estaduais, as cervejarias podem vender seus produtos “para viagem” ou distribuí-los para locais remotos menores.
O que é uma Farm Brewery?
Uma farm brewery, também chamada de cervejaria agrícola, está para a cerveja como um vinhedo está para o vinho.
As cervejarias agrícolas fazem e vendem cerveja com os ingredientes cultivados em sua fazenda. As cervejarias agrícolas se originaram de fazendeiros que fabricavam cerveja com baixo teor de ABV para seus trabalhadores de campo.
A exigência de ingredientes a serem cultivados na fazenda pode variar de estado para estado, com alguns estados exigindo apenas 60% de cada ingrediente cultivado no local. As cervejarias agrícolas recebem benefícios agrícolas que não estão disponíveis de acordo com as leis cervejeiras padrão.
Com uma licença de produção de cerveja na fazenda, os cervejeiros não precisam de uma licença adicional para bebidas alcoólicas ou permissão para servir cerveja em copos.
Dependendo do estado, as cervejarias agrícolas podem vender sua cerveja para varejistas e pubs e restaurantes locais.
Ingredientes normalmente cultivados em uma Farm Brewery incluem cevada, lúpulo, trigo, centeio e milho.
O que é uma Contract Brewing Company?
Quando um cervejeiro é incapaz de manter o fornecimento, ele pode considerar a fabricação de cerveja por contrato.
A fabricação de cerveja por contrato, também chamada de contract brewing company, é um acordo para uma empresa fabricar e embalar sua cerveja em equipamentos que não são de sua propriedade, da mesma forma que os chefs utilizam as cozinhas do refeitório.
Os acordos de fabricação de cerveja por contrato podem variar amplamente com base no relacionamento entre as partes.
Em alguns acordos, a empresa cervejeira contratante será um parceiro pleno no processo de fermentação, fornecendo o equipamento da cervejaria, receitas e distribuição. Em outros acordos, a empresa cervejeira contratante pode atuar apenas como uma empresa de marketing, fornecendo toda a marca e distribuição, mas deixando a produção e embalagem para o outro parceiro.
A fabricação de cerveja por contrato pode ser uma excelente opção tanto para empresas quanto para cervejarias. Para cervejeiros que estão tentando construir sua identidade de marca, um parceiro corporativo pode ser o que eles precisam.
Se uma cervejaria precisa aumentar a escala, mas precisa de ajuda no empacotamento, a cervejaria anfitriã pode se limitar a isso.
Em última análise, o relacionamento entre os parceiros no contrato de fabricação de cerveja é um relacionamento comercial, e os parceiros devem decidir quais são suas responsabilidades.
O que todos os tipos de cervejaria têm em comum?
Todos os tipos de cervejaria podem utilizar o autosserviço de chopp. O que é isso? O autosserviço de chopp é um sistema em que o próprio cliente pode se servir diretamente das torneiras.
Dessa forma, os clientes pagam por cada ml que experimentam e não correm o risco de encher o copo com uma bebida que eles não curtiram muito, pois o autosserviço de chopp permite servir apenas um gole se o cliente quiser.
Por isso, é perfeito para nano cervejarias, brewpubs, farm brewery, bares, pubs e todos lugares que vendem cerveja.
Quer saber quanto custa e como adquirir? Entre em contato conosco!