Mercado cervejeiro: tecnologia é tendência e melhora os resultados
A tecnologia é um investimento indispensável para qualquer ramo de negócio. Entretanto, no mercado cervejeiro, seja em cervejarias, bares ou restaurantes, o uso fica ainda mais evidente, cumprindo a função tanto de gestão, quanto de atendimento.
Além disso, ela traz inúmeras vantagens, melhora os resultados e aprimora processos.
E não há como negar essa tendência no ramo cervejeiro, seja da venda ou da produção de chopp. A tecnologia se desenvolve e traz cada vez melhores soluções para o negócio.
A Beerpass conversou com Alam Corrêa, formado em Engenharia da Computação, cofundador e Diretor Executivo da E-get, desenvolvedora do software de gestão BeerSales.
Alam conversou conosco sobre as tendências do mercado cervejeiro e suas soluções tecnológicas. Continue lendo esse artigo e entenda como a tecnologia se comporta no mercado cervejeiro!
Como está o mercado cervejeiro?
O número de cervejarias vem aumentando no decorrer dos anos. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicados no Anuário da Cerveja 2021, constatou-se um aumento de 12% de cervejarias registradas em relação ao ano anterior no Brasil. As últimas informações mostram que já são 1549 cervejarias no país.
Este crescimento reflete os resultados dos negócios no mercado cervejeiro. O ramo vem alcançando cada vez mais apaixonados e hoje é um mercado bastante promissor.
Alam observou essa tendência lá em 2009, ano em que o ramo cervejeiro não era tão expressivo como hoje. Ele apostou em um software de gestão voltado para este mercado, a BeerSales.
Para o engenheiro e também apaixonado por uma boa cerveja, o respaldo do mercado vem do consumidor.
“Beber uma cerveja especial e um bom chopp é um caminho sem volta! A partir do momento que você prova, você já vê a diferença. As pessoas hoje procuram mais qualidade, estão mais interessadas em saber sobre o lúpulo, sobre os ingredientes, como é feito, e tudo isso acaba aquecendo o mercado de certa forma”, explica.
Portanto, os bares e cervejarias, que se especializam na venda de um bom chopp, encontram ótimas oportunidades de crescimento.
Profissionalização com tecnologia
Esta expansão vem acompanhada de mudanças que envolvem principalmente a necessidade da profissionalização dos empreendedores e o investimento em tecnologia.
Casos como a transformação que a Ambev passou nos últimos anos, se posicionando como uma empresa de tecnologia não são por acaso. Há a necessidade de investir em soluções que melhorem tanto a vida do gestor como a do cliente.
Como empreender no mercado cervejeiro?
As oportunidades são bastante amplas. Tanto abrir um bar, quanto um restaurante ou uma cervejaria, são caminhos possíveis e interessantes.
Na experiência de Alam, os Brewpubs (bares que vendem a cerveja de produção própria), foram uma forma do qual as pequenas cervejarias encontraram para conseguir crescer no mercado cervejeiro.
Além disso, ele explica que é necessário que os donos de negócios, tanto de cervejarias quanto de bares e restaurantes se profissionalizem e entendam que investir em tecnologia traz resultados.
Segundo ele, hoje não há como fugir disso, até porque o desenvolvimento de soluções fica cada vez mais assertivo na resolução de problemas. Os resultados vêm com o tempo!
Por exemplo, imagine no seu estabelecimento um software de gestão que oferece soluções tanto para o bar, onde acontece a venda, quanto para sua cervejaria, como é o caso da BeerSales. E se você integrar ele com um autosserviço de chopp, como por exemplo, a solução da Beerpass?
Quantos problemas na gestão não seriam resolvidos? Desde emissão de notas e controle de estoque até atendimento otimizado e melhoria na experiência do cliente. Quando botamos na ponta do lápis, os resultados começam a aparecer!
“O empreendedor precisa ver que o investimento em tecnologia vai prover ganhos inclusive financeiros. Por exemplo, é um barril a menos de chopp que o cervejeiro perde, são juros que ele deixa de pagar porque não esqueceu um boleto, etc. É uma forma de melhorar o processo como um todo”, explica o engenheiro.
Tecnologia e autosserviço de chopp melhora a experiência
Depois que investem em tecnologias, cervejeiros e donos de bares acabam vendo que melhora tanto a gestão do negócio quanto o relacionamento com o cliente. O que, claro, traz resultados!
O Arqueiros Pub é um estabelecimento que fica na Palhoça, em Santa Catarina. Heda é proprietária do bar que tem o nome inspirado na série Arqueiros Verde.
O bar surgiu a partir da vontade dela de experimentar coisas novas e bebidas diferentes. Ela sempre gostou de cerveja e quis levar essa paixão adiante. Ela conta que investir na solução da Beerpass foi algo que agregou a sua empreitada.
“O autosserviço é unanimidade, todo cliente gosta. Além de facilitar o atendimento, facilita para o cliente escolher o estilo e a quantidade que ele deseja tomar”, relata Heda.
Quais as tendências do mercado cervejeiro?
A tendência é crescer e melhorar! Alam Corrêa acredita que, cada vez mais, as soluções de tecnologia se farão presentes, até porque elas se desenvolvem e se tornam cada vez mais acessíveis.
“Eu acredito que a tecnologia sempre vai gerar novos recursos e melhorar a vida dos empreendedores. Por exemplo, a internet móvel já se tornou muito mais acessível, estamos dando um salto de tecnologia, então isso só tende a melhorar”, relata.
“Também vejo a tendência do autosserviço de chopp. Ele já vinha se movimentando e veio com mais força ainda nos últimos anos. A retomada dos serviços pós pandemia tem mostrado isso”, conclui Alam.
Como crescer no mercado cervejeiro?
Ficar ligado nas tendências e aproveitar as oportunidades é a forma de fazer com que seu negócio cresça! Isso é, na prática, investir em tecnologia e automatizar processos. Outro ponto importante é ter indicativos claros da sua gestão. Assim como, não esquecer da relação com o cliente, na experiência que você pode proporcionar a ele!
E, se você quer abrir seu negócio, trabalhar com chopp, seja em um bar, restaurante ou cervejaria, vimos aqui que o mercado vem crescendo e abrindo muitas oportunidades!
Então, quer saber como a Beerpass pode te ajudar a crescer no mercado cervejeiro? Entre em contato com um dos nossos consultores que vamos ficar felizes em te auxiliar nesta jornada!