Marketing cervejeiro: dicas indispensáveis para o seu negócio!

Marketing cervejeiro: dicas indispensáveis para o seu negócio!

Marketing cervejeiro: dicas indispensáveis para o seu negócio!

Se você vai abrir uma cervejaria ou mesmo já é dono de uma, com certeza já pensou ou procurou saber mais sobre marketing cervejeiro.

Mas, afinal, o que faz uma cervejaria se destacar no mercado? Como atingir seu público-alvo de forma eficiente?

O Brasil é um país amante de uma boa cerveja, em 2022 a venda de cerveja cresceu 8%, superando o patamar de 2021, onde subiu 7,7%. Isto representa um mercado promissor.

Neste artigo vamos lhe apresentar dicas indispensáveis sobre marketing cervejeiro para impulsionar o seu negócio!

Onde começa o marketing cervejeiro?

Uma das grandes características de uma cervejaria é a própria marca. Atrás dela que se constrói um conceito, que explora os valores que o mestre cervejeiro gostaria de expressar.

A marca chama atenção e envolve o público. É necessário que se crie um identidade visual forte, com cores características e uma marca que seja lembrada.

Por exemplo, a Gut Brau de Joinville, fez muito sucesso com suas cores marcantes, que remetem às cervejas produzidas. Um dos propósitos da Gut Brau é aproximar as pessoas de ambientes que apresentem recursos naturais e com isso criar mais consciência de cuidado e esmero com os locais que vivemos.Gutbrau

Além disso, tanto o lettering da marca quanto as ilustrações presentes em cada embalagem e também na parede de torneiras, criaram uma identidade única.

A Japas Cervejarias é outra marca bastante interessante. Ela foi criada por três mulheres nipo-brasileiras que trouxeram o conceito sobre a cultura japonesa em cada arte e embalagem. 

Os nomes são escritos com formas retas e as latas trazem lindas ilustrações que buscam resgatar a cultura japonesa.

Segundo elas, o nome Japas Cervejarias, já é uma forma de desconstruir e reinventar a forma como se olha para os nipo-brasileiros. 

Percebe como a criação das marcas, tanto da Gut Brau como a Japas Cervejarias, carrega propósitos e valores? 

A cultura cervejeira é apaixonante, portanto, este é um bom começo! Pense qual a mensagem que você quer levar para as pessoas.

Rótulo

Com a criação de uma marca forte e uma identidade visual marcante, é possível trabalhar em rótulos que chamem atenção, como já mencionamos brevemente no texto.

Ilustrações exclusivas são sempre boas formas de criar identidade própria e deixam os rótulos ainda mais únicos.

Aproveite sua marca e utilize cores e símbolos que remetam a ela. Contratar um profissional como um designer ou um ilustrador, por exemplo, será indispensável!

O rótulo também deve oferecer informações claras sobre a cerveja. Então qual o estilo de cerveja, teor alcoólico, fabricante e outros dados obrigatórios por lei.

Lembre-se que um rótulo bem elaborado pode ser um dos fatores cruciais na escolha do cliente pela sua cerveja!

Um dos pilares do marketing cervejeiro é criar uma comunidade!

A cervejaria precisa ter visibilidade e criar uma comunidade de pessoas apaixonadas.

Ou seja, atrair um público que se conecte com a marca e também se conecte entre si. E claro, sempre buscar novas pessoas. Mas, como fazer isso?

Eventos

Organize eventos para aproximar as pessoas. Degustação de chopp, happy hour, festivais de cerveja, são espaços de muita interação e permitem que sua marca tenha bastante visibilidade.

Se você tiver espaço para isso, você pode organizar os eventos na própria fábrica. Chame artistas e músicos locais, com certeza os músicos e artistas também farão um esforço para que o evento seja um sucesso!

Ou então, já imaginou chamar um chef de cozinha para fazer uma noite de degustação e harmonização com seus chopps? 

E ainda, caso você não tenha estrutura ou financeiro para isso, você pode começar indo aos festivais, alugando um espaço e se fazendo presente.

 

Eventos em bares

Redes Sociais

Impossível falar em marketing sem falar em redes sociais, não é mesmo? No caso das cervejarias, a estratégia das redes sociais pode ser muito bem explorada!

Inicialmente seu objetivo principal pode ser a conexão com o público. Por isso crie conteúdos relevantes como por exemplo como é feito cada estilo de chopp, as características de cada um e o que ele se propõe a levar para os consumidores.

Você também pode falar sobre a história da cervejaria e claro, a sua história também! É muito importante que o empreendedor apareça e conte um pouco sobre como chegou até onde está hoje!

Se você não é acostumado a falar na câmera, tudo bem, vá fazendo aos poucos e também conte com a ajuda de seus sócios e parceiros que já estão mais acostumados.

Produza Reels dentro de sua cervejaria, mostre ao cliente o carinho e o cuidado que você tem na sua produção e o convide a experimentar suas criações!

Redes Sociais

Parcerias

Crie parcerias e alcance mais pontos de venda! Para aumentar ainda mais sua comunidade, é necessário que você conheça bares, restaurantes, food parks etc.

E isso também deve estar dentro da sua estratégia de marketing cervejeiro! Quando você conquista novos pontos de venda, você expande sua marca e cria mais público!

Porém, este é um grande desafio, pois não há uma receita de bolo! Na verdade é sobre criar um relacionamento com seu possível parceiro e alimentar este laço de forma estratégica.

Cuidado para não ser invasivo e acabar afastando o possível ponto de venda de você. Se você chegar sem conhecer já mostrando os valores e os produtos, isso será bem pouco efetivo.

É aí que entra o marketing! Faça um levantamento dos pontos de venda dentro do território que você pretende alcançar, conheça esses pontos de venda para fazer uma abordagem mais específica.

Por exemplo, se eles já trabalham com alguma outra cervejaria artesanal ou não, se eles já trabalham com autosserviço de chopp, horários de atendimento, se realizam eventos onde será possível oferecer sua cerveja com preços de Happy Hour etc.

Depois comece a divulgar sua marca para esses locais. Ofereça amostras grátis, mas através de ações inteligentes, por exemplo:

Que tal em algum dia especial, por exemplo, no dia da cerveja, enviar para ele um cartão e um kit com garrafas da sua cervejaria?

Esta pode ser uma ação que vai fazer ele se lembrar de você!

Ou ainda, comece a frequentar como cliente os estabelecimentos, frequente também festivais e feiras de cerveja. 

E o autosserviço de chopp também é uma forma de conseguir novas parcerias! A Beerpass hoje atende bares, restaurantes, food parks e cervejarias e se tornou a comunidade que mais cresce no Brasil!

Quer saber como melhorar a venda de sua cerveja com o autosserviço? Entre em contato com um dos nossos consultores!

Fernanda Matos

Especialista em Marketing e Design de bares

Posts Relacionados