Ideias para bares: como vender com experiências sensoriais?
Para vender mais precisamos, por vezes, sair da nossa caixinha e pensar em ideias para bares diferentes e criativas. Que envolvam o cliente e criem, de fato, memórias.
Sendo assim, trouxemos para você estratégias que vão te ajudar a criar uma memória real para o seu cliente com o uso das experiências sensoriais!
A seguir você verá ideias para bares relacionas ao marketing sensorial! Qual sua importância, quais os possíveis resultados, exemplos práticos de uso e como você pode aplicar no seu bar.
Ideias para bares: o que é marketing sensorial para o seu bar?
O marketing sensorial é como o próprio nome diz, utiliza os sentidos para atrair clientes e vender mais.
Através de experiências que envolvem os cinco sentidos do ser humano: visão, audição, tato, paladar e olfato, você estabelece memórias afetivas com seus clientes.
Em uma entrevista feita com o professor Dr. Tiago Savi Mondo, pesquisador das áreas de qualidade em serviços turísticos, ele ressaltou a importância dos sentidos como um fator que fortalece essa lembrança nas pessoas.
“Quando a gente explora os 5 sentidos a experiência fica ainda mais memorável. As bebidas têm esse poder, elas remetem a sensações e fazem com que a viagem do cliente seja diferente, interessante”, explica.
Portanto, um bar ou uma cervejaria tem um grande potencial de explorar esse tipo de estratégia para vender mais.
Por que isso funciona e qual a importância?
Os cinco sentidos humanos são responsáveis por captar informações do ambiente e enviá-las ao cérebro. Lá essas percepções são processadas e interpretadas.
Cada sentido tem órgãos específicos que captam estímulos e os transformam em sinais elétricos que viajam pelo sistema nervoso até o cérebro.
Os sentidos têm um papel fundamental na forma como processamos emoções e memórias, pois estão fortemente conectados ao sistema límbico, a parte do cérebro responsável por emoções, aprendizado e lembranças.
Essas conexões mostram como os sentidos são essenciais na forma como vivemos e sentimos o mundo ao nosso redor. Dessa forma, criamos verdadeiras memórias.
E não é isso que você precisa em um bar? Despertar emoções e criar verdadeiras memórias!
Ta aí a tão famosa “experiência” que todo mundo fala... Que tal ver exemplos práticos?
Marcas que utilizam experiências sensoriais
Grandes marcas exploram os cinco sentidos toda hora para criar suas campanhas. Tem marcas que você lembra só por conta de um som, um cheiro ou um visual marcante.
Tem exemplos de marcas fora do ramo alimentício e dentro também, para você entender de diferentes pontos de vista. Olha só:
Disney
A Disney explora os cinco sentidos de várias formas diferentes. E de uma maneira geral, muita gente tem memórias afetivas com ela.
Mas para um exemplo bem prático (antes de dar play no vídeo aqui): imagine agora mesmo o castelo da Disney antes de um filme. Na sua cabeça já vem a música clássica deles, não é?
Isso certamente te desperta alguma emoção ou memória! Neste caso eles exploram visão e audição.
Netflix
Fala sério, o “TUDUM” da Netflix virou tão clássico que já veio aí na sua mente a imagem do N sendo formado na tela, né?
Heineken
Certo, e do ramo cervejeiro?
Bom, a Heineken é outra marca que utiliza e muito do marketing sensorial. A começar pela própria Heineken Experience em Amsterdã, onde você visita a primeira fábrica da Heineken e passa por diversas ativações, histórias e no final ainda pode tomar uma cervejinha.
Mas um exemplo bem prático foi a lata Heineken Touch. Foi lançada em 2010, a lata Heineken Touch tinha uma embalagem diferenciada com um acabamento em verniz e superfície em alto-relevo. Ou seja, explorava o tato para proporcionar uma sensação diferente.
O slogan era "Heineken Touch. Marcante em todos os sentidos". Até hoje, em suas ativações, a Heineken explora sentidos e cria experiências imersivas.
Energético Monster
O energético Monster conquistou muito mercado, principalmente da geração Z. A empresa explorou e muito a lata para criar quase que um acessório de estilo.
As latas Monster têm artes diferenciadas, cores marcantes e algumas delas também com relevo. Ou seja, explorar o tato e o visual conquistou os clientes.
Ideia para bares: mas como você pode incluir o marketing sensorial no seu bar?
Agora que você já tem uma ideia muito melhor do que é e como explorar. Bora de uma listinha de estratégias que você pode utilizar por aí!
Explore os aromas
Se você produz cervejas icônicas, com receitas únicas, que tal explorar esse aroma? Que tal uma máquina com aroma de lúpulo e malte pelo bar?
Isso cria um ambiente imersivo e faz todo mundo sentir aquela vontade de pedir mais uma rodada.
Ou ainda, se o seu bar tem um símbolo marcante, uma fruta, um drink que é só seu, uma flor especial. Utilize do aroma em diferentes espaços, pode ser no ambiente, pode ser no próprio cardápio.
Em toalhas de mesa, cortinas... Deixe sua imaginação fluir!
Relevo em copos
Personalize seus copos com texturas diferenciadas. Isso pode incluir gravações em alto-relevo ou materiais que proporcionem uma sensação tátil especial, tornando a experiência de consumo mais marcante.
Visuais marcantes
Use iluminação estratégica, letreiros neon, murais artísticos e identidade visual diferenciada para tornar seu bar um ambiente memorável!
Uma dica: luzes são essenciais para você explorar a visão!
Decorações interativas no seu bar
Proporcione aos clientes elementos que convidem à interação. As clássicas paredes de lousa para recados são legais, mas você pode ir além...
E se você tiver um quebra-cabeça de alguma forma na sua parede? Um jogo em que as pessoas podem ir montando conforme vão no seu bar?
Se você tivesse um cubo mágico nas mesas para as pessoas montarem? Que tal vários papeis e um manual de dobraduras simples?
Ou então, se as pessoas puderem pintar a própria mão e carimbar a parede do seu bar? Pense em coisas ousadas e que possibilitem essa interação!
Sim, parece que isso só estaria em uma área kids? Mas pode ter certeza que ao incorporar essas ativações no dia a dia do seu bar, também para os adultos, sua marca ficará registrada na mente de seus clientes!
Eventos temáticos imersivos
Crie momentos diferentes! Por exemplo, se você tiver projetor, use luzes para ambientar seu bar e faça transmissões diferenciadas de filmes, séries ou outros.
Faça amostras experimentais com bandas e filmes passando. Já imaginou um evento especial, imersivo com uma peça de teatro?
Diferente, né?
Espelhos malucos
Lembra aquelas casas de espelhos em parque de diversões? (Aliás, parque de diversões são ótimas fontes de inspiração!)
E se o seu bar tivesse vários deles? Seria divertido e com certeza as pessoas iriam querer tirar fotos e sairiam de lá com memórias diferentes.
Bebidas que mudam de cor
Desenvolva drinks ou bebidas com ingredientes que alteram de cor conforme o pH muda. Ou conforme você adiciona algum ingrediente.
Esse drink pode ser finalizado na mesa pelo próprio cliente.
Ideias para bares: use sua imaginação e explore os sentidos!
No mundo dos bares, a criatividade é o que separa um estabelecimento comum de um lugar inesquecível, essa é a verdade.
Poucas pessoas têm coragem de ousar e fazer algo realmente diferenciado!
Pois o marketing sensorial pode ser a estratégia que te faltava! Ele é uma ferramenta poderosa para atrair clientes e criar memórias que os farão voltar sempre.
O cheiro de um drink exclusivo, a textura de um copo diferenciado, uma iluminação que transforma o ambiente, uma interação com as paredes, tudo isso contribui para uma experiência única.
Então, que tal ousar? Teste novas ideias, brinque com os sentidos e transforme seu bar em um espaço imersivo!
Afinal, quando a experiência é sensorial, a lembrança se torna eterna!
Este foi mais um conteúdo sobre ideias para bares, onde focamos no marketing sensorial para bares. Gostou do que leu até aqui? Então continue acompanhando a gente para saber mais sobre o mercado de bares, restaurantes e cervejarias!