8 ideias e dicas de iluminação para bares
As dicas de iluminação para bares são muito importantes para configurar um ambiente agradável para os clientes. Um bom design de iluminação faz com que os clientes fiquem mais tempo.
A iluminação também pode direcionar os olhos dos clientes para a parte mais visualmente atraente do espaço, criando assim um ponto focal e melhorando o design geral.
Por isso, para sair na frente da concorrência e, ao mesmo tempo, não gastar muito, siga estas dicas de iluminação para bares.
Dicas gerais sobre iluminação para bares
1. Tenha um plano sólido
Depois de determinar o layout do seu espaço e o tema que deseja promover, é hora de criar a configuração da iluminação. Mas antes de comprar qualquer coisa e tomar decisões caras, certifique-se de que tudo foi planejado.
Identifique primeiro onde deseja colocar os elementos principais, como balcão, cozinha e assentos. A partir daqui, você pode decidir que tipo de estilo de iluminação usar para destacar cada área do seu estabelecimento.
Ao planejar o projeto de iluminação de um bar, pense no que seus clientes farão. Eles estarão dançando? Eles preferem ficar perto do balcão ou ficar conversando com outra pessoa enquanto estão sentados?
Identificar o mercado que você deseja atender e a marca que deseja apresentar o ajudará a definir quais ideias de design de iluminação usar.
Ao decidir o projeto de iluminação de um bar, considere não apenas a estética, mas também a funcionalidade da área. Além dos clientes, sua equipe a usará, portanto, certifique-se de que a iluminação os ajude a fazer seu trabalho com eficácia.
2. Trabalhe com o espaço
É um erro comum entre proprietários de empresas implantar à força o design que eles têm em mente com o espaço disponível para eles. Muitas vezes, isso não funciona, resultando em erros caros que poderiam ter sido evitados se eles adotassem uma abordagem de projeto mais sistemática e natural.
Não imponha um design que não se ajuste ao espaço que você tem. Com isso, você maximizará cada elemento dentro do espaço e não gastará dinheiro forçando estilos que simplesmente não funcionam.
250 nomes de bar inesquecíveis para você se inspirar
3. Apresente um tema único
Tenha um tema exclusivo que o fará se destacar da concorrência. Experimente a temperatura ou a intensidade da iluminação para ajudar a definir o clima do seu bar.
Pense em um tema que você deseja associar à sua marca. Você decide se deseja dar um visual sofisticado, uma vibe descontraída, uma sensação retrô ou um clima animado.
Nada é mais eficaz para enfatizar o seu tema do que o design da iluminação. Ao usar diferentes luminárias, você pode complementar a temperatura e a cor do bar e reforçar sua marca para os clientes.
A atmosfera que você apresenta vai determinar se sua clientela vai voltar ou não. Mais do que as bebidas, é a ambientação do lugar que as pessoas costumam adorar nos bares.
8 ideias de iluminação para bares
Agora que já aprendemos sobre as principais dicas de iluminação para bares, vamos ver algumas ideias.
Assim, se você estiver projetando um novo bar ou tentando melhorar a aparência de um existente, aqui estão algumas das principais ideias de iluminação para bares a serem consideradas.
1. Luzes Pendentes
Penduradas no teto estão as luzes que vêm em diferentes materiais, formas e tamanhos. Elas podem transformar áreas específicas em pontos focais que os clientes podem notar facilmente.
Também são perfeitas para colocar acima de mesas ou balcões de bar para uma iluminação adequada que não seja muito brilhante, mas também não muito fraca.
2. Iluminação de trilhos
determinada área ou objeto. Elas são muito flexíveis, pois você pode ajustar o brilho e o ângulo de iluminação em uma área, como a parede de autosserviço de chopp, por exemplo.
3. Arandelas de parede
Arandelas são luminárias fixadas na parede que servem tanto como decoração quanto como fonte de luz. Elas fornecem iluminação de realce perfeita para amplificar o clima que você deseja definir no bar.
Inclusive, elas estão disponíveis em uma variedade infinita de designs, de castiçais retrôs a lâmpadas ultramodernas.
4. Iluminação industrial
Nesse caso, a iluminação industrial apresenta lâmpadas expostas, armações metálicas e superfícies não polidas. Esse tipo de iluminação se tornou muito popular entre os bares.
Seu apelo vintage adiciona um toque a mais ao design geral do bar, realçando ainda mais o destaque que o balcão merece.
5. Lustres e lâmpadas de vitral
Os lustres oferecem um design dramático adequado para bares sofisticados que evocam uma sensação de exclusividade. Eles servem mais como uma declaração visual do que como uma fonte de luz funcional. Os lustres também vêm em uma variedade de estilos, incluindo designs dramáticos e modernos.
As lâmpadas de vitral são perfeitas para a decoração tradicional de um bar. Elas podem ser encontradas em uma variedade de cores e estilos. Assim, você pode escolher aquelas que se adaptam aos seus objetivos estéticos ou apenas adicionar uma gama completa delas em todo o espaço.
Essas luzes, assim como os lustres, servem mais como decoração do que como iluminação prática, mas certamente podem complementar as luzes do teto.
6. Luzes de mesa de sinuca
Muitos bares têm mesas de sinuca ou atividades semelhantes que podem exigir sua própria iluminação especial. Assim, as luzes de mesa de sinuca tendem a ter seu próprio estilo único.
Essas luzes grandes são geralmente peças de destaque que apresentam vitrais e nomes de marcas ou imagens de cerveja.
7. Uplights
As luzes não precisam vir apenas de cima ou das laterais. Com as uplights, você pode iluminar o balcão do bar por baixo, fazendo-o brilhar e se destacar. Este tipo de ideia de design de iluminação de bar é perfeito para bares e casas noturnas da moda que promovem uma noite cheia de diversão, de festa e dança.
8. Luzes de corda
Luzes de corda são mais adequadas como decoração e podem ser modeladas em algo que desperte curiosidade. Elas são flexíveis no sentido de que podem ser colocadas em quase qualquer lugar, como por exemplo, no balcão do bar, fora do pub ou no pátio externo.
Elas variam em tamanho e cor, então você pode conseguir adquirir algo que se encaixa no estilo do seu estabelecimento.
Inclusive, você pode ficar surpreso com os vários tipos de iluminação que pode utilizar em seu bar. Como regra geral, a área do bar deve ter iluminação forte o suficiente para ajudar os clientes a ver o menu, mas não demais a ponto de dominar a atmosfera que você deseja criar.
Aqui estão algumas dicas adicionais de design de iluminação
- O design da iluminação do balcão do bar deve chamar a atenção do cliente no momento em que ele entra em seu bar.
- A iluminação da prateleira de bebidas pode complementar seu esquema geral de iluminação, ao mesmo tempo em que destaca a coleção de bebidas alcoólicas mais preciosa que você pode oferecer aos clientes.
- Concentre-se no uso de luminárias sutis, como iluminação embutida ou iluminação de trilho com lâmpadas reguláveis que oferecem controle total sobre a intensidade que você deseja apresentar.
- Os funcionários devem estar aptos a servir todas as bebidas de sua área de trabalho, dispensando a necessidade de locomoção aqui e ali em busca de uma melhor iluminação.
- A iluminação deve ser ambiente e acolhedora, mas ao mesmo tempo definidora e brilhante para destacar os pontos focais do cliente.
- Os holofotes são comuns entre os pubs porque destacam pontos importantes do bar, como sua coleção de vinhos e destilados.
- Um grande pub com teto alto seria o espaço ideal para instalar lustres. Essas luminárias ajudam a preencher o espaço extra e fornecem uso estético e funcional.
Lembre-se de que a iluminação do seu bar tem como objetivo criar o melhor ambiente que os clientes procuram. Mesmo um espaço simples pode ser transformado no lugar ideal para todos após um dia cansativo de trabalho.
Entrar em contato para saber mais sobre o autosserviço de chopp!