Desperdício em bares e restaurantes: como diminuir?

Desperdício em bares e restaurantes: como diminuir?

Desperdício em bares e restaurantes: como diminuir?

O desperdício em bares e restaurantes tem impacto significativo nos resultados do seu negócio. Desde o alimento, bebidas e até recursos como embalagens, água e energia.

Além disso, o desperdício também gera lixo, gasta recursos à toa e prejudica o meio ambiente. Portanto, afeta o seu estabelecimento, mas também todos ao redor!

Para diminuir o desperdício, existem algumas práticas que podem ser implementadas nos bares e restaurantes. Saiba como no post que preparamos para você!

Quais as principais causas do desperdício em bares e restaurantes?

O desperdício pode vir de todas as etapas da produção! Geralmente está relacionado com a falta de treinamento dos funcionários, controle dos indicadores de gestão e até mesmo falta de utensílios necessários para o trabalho.

Algumas causas podem ser:

  • Uso excessivo de água;
  • Utensílios de cozinha inadequados para a função;
  • Falta de treinamento dos funcionários;
  • Falta de controle dos indicativos de gestão, gerando produção e estoque excessivo;
  • Uso não consciente da energia; 
  • Não aproveitamento dos alimentos e insumos;
  • Armazenamento incorreto, entre outras.

Hoje, o mercado pede cada vez mais por empresas que tenham políticas conscientes e sustentáveis. Por isso é importante que você avalie o seu bar ou restaurante e aplique boas práticas.

Conheça medidas para incluir no seu dia a dia!

Desperdício

1. Crie procedimentos e treine seus funcionários

Você já ouviu falar em Procedimentos Operacionais Padrão (POPs)? Os POPs são documentos nos quais está descrito, de forma clara e objetiva, uma tarefa. Seja lavar  as mãos, seja higienizar os alimentos. É, basicamente, um passo a passo!

Este passo a passo ajuda e muito para diminuir o desperdício. Tendo o procedimento a seguir, a equipe evita etapas desnecessárias e otimiza recursos. 

Porém, diminuir o desperdício não é uma tarefa fácil. É necessário criar uma cultura interna de boas práticas a ser aplicada pela equipe.

Isso significa que não adianta apenas pedir para que as pessoas façam, elas precisam entender aquilo e enxergar o papel delas. Então, além de criar o POP, faça treinamentos, tarefas diárias, rodas de conversa sobre desperdício, pendure informações nas paredes da cozinha e vestiário. 

2. Verifique se o uso de água é consciente

Esteja atento ao uso de água! Evite usar água corrente para limpeza, por exemplo. Adquira utensílios para isso, como Mops e carrinhos de limpeza. Eles facilitam o processo e usam menos água do que mangueiras.

Perceba como está sendo usada a água no momento de lavar a louça. Pequenas atitudes como fechar a torneira e deixar de molho as louças mais difíceis de limpar podem fazer muita diferença!

Se você utiliza máquina de lavar louça, use a capacidade dela de forma correta, como orienta o fabricante. Não lave de pouco em pouco e nem coloque mais do que o recomendado, porque provavelmente você terá que lavar mais de uma vez se exceder a capacidade.Funcionários

3. Adquira utensílios corretos para evitar desperdício durante a produção

Lembra que citamos o Mop para a limpeza? Então, no caso da produção de alimentos, adquirir os utensílios corretos também é muito importante.

Por exemplo, um descascador ou uma boa faca pode possibilitar um melhor aproveitamento de um legume ou fruta. 

Outra possibilidade é utilizar a panela de pressão, hermeticamente fechada e com as travas de segurança em dia. Com ela os alimentos cozinham mais rápido e você economiza gás, água e energia.

Equipamentos

Sabemos que equipamentos para cozinha são investimentos que nem sempre é possível. Mas, avalie adquirir um forno que possibilita o processamento dos alimentos de várias formas diferentes.

Com o tempo você economiza em gás e até em óleo. Os fornos mais profissionais permitem inclusive que você programe o funcionamento, otimizando tempo e trabalho.

Avalie outras possibilidades também! Mixers, processadores, bons liquidificadores, autosserviço de chopp e bebidas, fritadeiras e chapas.

4. Aproveite melhor o alimento

Existem várias possibilidades de usar o alimento. Muitas vezes não aproveitamos cascas e bagaços, mas essas partes podem sim ser utilizadas para molhos, caldos e até preparações mais elaboradas, como bolos e tortas.Evite desperdício

5. Saiba armazenar corretamente

Armazenar o alimento corretamente, além de evitar problemas de contaminação, também prolonga a validade!

Na hora de guardar lembre sempre de separar os alimentos crus dos já processados e prontos para servir. 

Sempre monitore as temperaturas dos freezers e geladeiras. Verifique se as portas dos equipamentos estão bem fechadas para evitar surpresas ao chegar no outro dia! Acredite, esses pequenos deslizes podem fazer você perder quilos de carne.

6. Faça fichas técnicas das preparações

Registre todas as suas preparações em fichas técnicas. Isso é basicamente ter a receita toda escrita com as exatas quantidades de ingredientes.

Treine sua equipe de cozinha para utilizar e seguir a ficha técnica. Dessa forma os insumos são usados corretamente, sem desperdício de ingredientes e materiais.

Sem falar que, somente assim, você terá o controle do quanto o cardápio custa para seu bar ou restaurante.

Ficha técnica

Desperdício em bares e restaurantes: bebidas

Não somente na produção dos alimentos há os grandes desperdícios. Mas para quem é dono de bar e cervejaria, sabe que o desperdício de bebidas também é uma preocupação e impacta diretamente no faturamento.

Este desperdício pode vir na forma errada do funcionário servir, sangrias excessivas, falta de controle do estoque e das vendas, desvios e roubos.

Uma das soluções mais promissoras é investir em tecnologia de gestão e de autosserviço de chopp. 

A plataforma da Beerpass permite com que o próprio cliente se sirva. Dessa forma você otimiza custos com mão de obra, com treinamentos e ainda consegue controlar exatamente as quantidades extraídas através do sistema de gestão. Inclusive sangrias e extrações de manutenção. 

Com esses dados você pode melhorar seu processo de compras e monitorar de onde vem essas extrações e porque. Isso evita a possibilidade de desvios também.

Quer saber como implementar tecnologia para diminuir desperdícios e melhorar seu faturamento? Entre em contato com nosso time e conheça a Beerpass!

Fernanda Matos

Especialista em Marketing e Design de bares

Posts Relacionados