Densidade da cerveja: saiba o que é OG e FG
Produzir cerveja é uma técnica complexa e requer muito conhecimento e cuidado. Dentro da prática existem diversos parâmetros, um deles é a densidade da cerveja.
Para quem gosta ou é apaixonado por cerveja pode até ter já escutado sobre o termo, mas nem sempre temos a clareza do ele realmente significa.
E dentro da densidade temos ainda duas outras siglas: OG (Original Gravity) e FG (Final Gravity). Se você quer abrir um bar ou uma cervejaria e está buscando mais conhecimento sobre o assunto, chegou ao lugar certo!
No artigo de hoje vamos explicar, principalmente para aqueles que estão iniciando no assunto, sobre a densidade da cerveja, sua importância e como ela impacta na bebida.
O que é a densidade da cerveja?
Bom, para iniciar vamos entender o que é a densidade. Na física a densidade é a relação da massa de um corpo e o volume ocupado. As unidades de medida mais comuns são kg/m³, g/cm³ ou g/mL.
Agora, quando falamos em produção de cerveja, precisamos entender que existe o mosto, que é o líquido que dá origem à cerveja e que esse mosto vai passar pelo processo de fermentação.
A fermentação é feita pela levedura, que vai transformar esse mosto em cerveja. E a levedura consegue fazer a fermentação através dos açúcares presentes no mosto.
Esses açúcares são consumidos e transformados em álcool. E é aí que entra a densidade. A densidade está relacionada diretamente com o teor alcoólico e com a quantidade de açúcares.
Mas, como assim?
Simples, quanto mais denso o mosto, mais açúcares ele tem e consequentemente mais alcoólica vai ser a cerveja.
Percebe a importância de controlar e medir esse índice?
E claro, o contrário também acontece. Quanto menos denso, menos açúcar, menos alcoólico.
O que é OG e FG na cerveja?
Dentro da densidade existem então os índices que precisam ser controlados e calculados, que são o OG, o FG e o SG.
O OG significa Original Gravity ou Densidade Original, e ele é, segundo a Escola Superior de Cerveja e Malte, a quantidade de substâncias - açúcares - fermentáveis e não fermentáveis após a fervura, antes do início da fermentação.
A OG que você precisa atingir vai estar indicada na receita, ok?
Já a FG significa Final Gravity ou Densidade Final, e é a quantidade de açúcares fermentáveis ou não, após a fermentação.
E também existe o SG, Specific Gravity ou Densidade Relativa, que é a relação entre a densidade de açúcares e a densidade da água.
Densidade da cerveja: como calcular o OG e o FG?
O densímetro é a ferramenta que você vai utilizar para medir a densidade. Para utilizá-lo, você vai mergulhá-lo em uma amostra.
Para isso geralmente se usa uma proveta, nessa proveta é colocada a amostra, é medida a temperatura e aí é colocado o densímetro.
A medição da temperatura é importante para que você saiba a densidade real e corrigida. Isso porque geralmente a calibração do densímetro está para 20ºC, o que não corresponde com a temperatura real do mosto.
Para fazer essa correção você pode utilizar tabelas encontradas na internet e hoje em dia existem até aplicativos para isso! Prático, né?
Outro instrumento utilizado é o refratômetro. Ele vai utilizar a refração da luz para medir a quantidade de açúcar.
Entretanto, o uso do refratômetro pode ser mais complexo, principalmente para conseguir medir o FG, já que a cerveja com o álcool vai interferir nesses resultados, necessitando de cálculos de correção.
Por isso o densímetro tende a ser mais prático para fazer essas medições.
Quando medir a OG da cerveja?
Certo, mas quando você vai fazer essas medições? Bem, como falamos, o OG é a densidade original. Então você vai medir antes de inocular as leveduras, ou seja, quando esfriar depois da fervura.
Já o momento de medir o FG é após o período de fermentação primária, ou seja, quando ela atinge a estabilidade. Essa medição será feita mais de uma vez a cada 24h ou a cada dois dias, até que a densidade seja constante.
A FG você vai comparar com a OG para medir a atenuação da cerveja.
Densidade da cerveja ou OG diferente da indicada na receita
A OG diferente daquela indicada na receita pode estar ligada a vários fatores, como temperatura e eficiência.
Isso porque a receita projetada para um equipamento poderá (e provavelmente vai) performar diferente no seu!
Isso é mais comum do que você imagina. Para ajustar esse nível você precisará ajustar o tempo de fervura, a diluição ou até a quantidade de malte (desde que você ajuste também os demais ingredientes).
É muito importante tomar nota dos processos e resultados. Assim você consegue cada vez mais aprimorar o seu processo rumo aquilo que você procura.
Leia também: Como se tornar um mestre cervejeiro?
Como saber o teor alcoólico da cerveja?
Como falamos anteriormente, o teor alcoólico está diretamente ligado com a densidade. Mas, como chegamos nesse índice?
O teor alcoólico é conhecido pela sigla ABV (Alcohol by volume) e o cálculo é o seguinte:
ABV = (OG-FG) x 131,25
O valor 131,25 já é da fórmula e o OG e o FG são aqueles que você vai medir com o densímetro. Mas, não esqueça de utilizar o OG e o FG corrigido!
Para além da densidade da cerveja…
Como podemos notar, o processo de produzir cerveja é bastante minucioso e técnico! E isso é apaixonante!
Em cada produção você irá notar diferentes resultados, dependendo das quantidades de ingredientes, temperaturas e tempo de cada processo.
E com o tempo você conseguirá cada vez mais chegar perto daquilo que busca. Por isso é necessário bastante cuidado aos detalhes, muita paciência, estudo e registros!
Não esqueça de registrar esses processos.
Além disso, para o cervejeiro iniciante, se atentar a receita é fundamental! Siga o que foi indicado e com o aprimoramento das suas habilidades, logo você mesmo estará desenvolvendo as próprias receitas.
Quando isso acontecer você vai entender o potencial de criação, sabores e experiências da cerveja artesanal!
Se você quer entrar neste mundo, seja por hobby ou pensando em um futuro negócio, lembre-se sempre de estudar, ler e provar diferentes cervejas!
E, para além de conhecer sobre a densidade da cerveja, caso você queira entender mais sobre os negócios cervejeiros, acompanhe nossos conteúdos e saiba como a Beerpass pode te auxiliar nessa jornada!