Controle de chopp: como fazer o controle de estoque para bar?
O controle de chopp influencia diretamente no resultado do seu negócio. Isso porque, por mais que suas vendas da cozinha também impactam no seu faturamento, a venda de chopp é, muitas vezes, o que faz o seu bar girar.
Por isso que, se você não tem um bom controle de estoque para bar, você não conseguirá colher bons resultados no fim do mês.
Então, se você quer abrir um bar, ou já tem um bar e quer melhorar os seus resultados, confira abaixo como fazer o controle de chopp e manter o estoque em dia.
O que é controle de chopp?
Controle de chopp é a gestão do seu sistema de chopp, ou seja, compra, venda e níveis de estoque. Para você ter um bom controle de estoque para bar você precisa:
- Acompanhar as entradas e saídas diárias
- Fazer boas parcerias com fornecedores
- Controlar o estoque mínimo e o estoque máximo
- Avaliar a lucratividade por barril e o seu preço de venda
- Acompanhar as vendas totais e as vendas de cada torneira
Vamos falar sobre como fazer o controle de estoque de bar!
Controle de estoque para bar
O estoque é um dos recursos mais valiosos que você, como dono de bar, vai ter. Nele está o seu dinheiro! O capital que vai fazer seu negócio girar.
Se você tem estoque muito alto, você está com dinheiro parado. E se você não tem o estoque mínimo, você vai ficar sem insumos importantes e sem ter o que vender.
Ficar sem ter o que vender faz com que você perca as oportunidades de aumentar seus ganhos. Além disso, causa frustrações em clientes que esperam por determinado item e não encontram. Estes podem nunca mais voltar!
Controle de chopp: como fazer o controle de estoque de um bar?
Os indicadores, ou seja, os números do seu negócio devem estar na palma da sua mão. Afinal, um bom gestor é aquele que sabe o que está acontecendo.
Saber o que está acontecendo implica em SEMPRE acompanhar as métricas!
Olha só como fazer o controle de chopp no seu bar:
Acompanhar as entradas e saídas diárias com seu sistema de chopp
Inclua na sua rotina a avaliação das métricas de entrada e saída.
Provavelmente você vai utilizar algum sistema de chopp para isso, como por exemplo o sistema de autosserviço de chopp.
Lá no software vai te mostrar os relatórios de venda, seja do total de vendas, quanto de chopp você vendeu, seja a venda de cada tap.
Com isso você consegue entender:
- Quais estilos os clientes mais gostam
- Estilos de chopp que mais vendem e os que menos vendem
- Quanto que sai daquele que mais vende e daquele que menos vende
- Quais dias saem mais e quais menos
Tudo isso vai refinando as suas entradas! Ou seja, o seu pedido. Quanto mais você controla sua saída, melhor vai ficando suas compras. Assim, melhor você consegue manter o nível ideal de estoque e garantir o giro.
Controlar o estoque mínimo e o estoque máximo
Você sabe o que é estoque mínimo e estoque máximo?
Estoque mínimo é o estoque de segurança. É aquela quantidade que você precisa ter para ficar seguro contra eventuais faltas do fornecedor ou aumento repentino de clientes.
E o estoque máximo é a quantidade máxima que você pode ter armazenado sem comprometer o seu giro, seu espaço e a lucratividade.
Para descobrir qual seu estoque máximo e mínimo, você precisa considerar capacidade, consumo, espaço, quantidade de clientes e frequência de pedidos!
Além disso, acompanhando as métricas de venda, você vai tendo uma noção muito maior do que você precisa para manter seu bar funcionando.
Avaliar a lucratividade por barril e o seu preço de venda
O controle de chopp também precisa incluir práticas para que você entenda sobre sua movimentação financeira.
Uma das situações muito comuns é você ter dúvidas em relação ao preço de venda, ou ainda, ter dúvidas se você pode aplicar determinada promoção, sem prejudicar seu lucro.
No mercado de bares é necessário que os donos estejam sempre pensando em formas de atrair clientes: happy hours, promoções, eventos, descontos, são algumas delas.
Mas se você não sabe a sua lucratividade por barril, você não vai conseguir precificar o seu chopp e muito menos aplicar preços especiais, pensando em meta de vendas (se você aplica uma promoção, você tem que atingir uma quantidade de vendas para que ela comece a valer a pena).
Então para ter um controle de chopp, avalie a lucratividade por barril! Você sabe quanto ganha em um barril específico? Se um barril vem com algum problema, o chopp espuma demais ou você tem muita perda nele, você consegue controlar e prever seus ganhos ou perdas através da lucratividade por barril!
Acompanhar as vendas totais e as vendas de cada torneira
Saber o faturamento total diário e as vendas de cada torneira devem ser uma das principais tarefas da sua rotina.
Isso porque você vai ter uma ideia muito clara dos dias que são bons e dos dias que não são! Só sabendo do faturamento diário.
A partir disso você pode tomar decisões como por exemplo:
- Ações de marketing em dias específicos
- Alterar o horário de funcionamento casa algum não tenha demanda
- Entender os estilos que seus clientes mais gostam (com a métrica de venda por tap) e investir mais neles.
Perceba como controle de chopp também é sobre a experiência do seu cliente? Saber qual tipo de chopp vende mais, faz com que você entenda o comportamento do seu público!
Isso pode ser até assunto de posts nas redes sociais. Neste caso, o controle de chopp implica até mesmo no marketing do seu bar.
Fazer boas parcerias com fornecedores
Por fim, o controle de chopp também implica em fazer boas parcerias com fornecedores. Desde as cervejarias parceiras até sistemas de tecnologia, câmara fria, equipamentos que você vai utilizar.
Isso porque cada item desse vai fazer total diferença no funcionamento do seu sistema de chopp e, consequentemente, influenciar no controle do seu estoque.
Seja a cervejaria, que precisa ser parceira, garantir as entregas e a qualidade do produto servido, até a câmara fria, que precisa ser de boa qualidade, garantindo o bom armazenamento e a validade do chopp.
Se você está na dúvida, na Beerpass trabalhamos com fornecedores parceiros para te indicar!
Aplique o controle de chopp no seu bar!
Para manter o controle de chopp e garantir o estoque ideal aplique essas ações que sugerimos!
Durante esse processo você pode contar com soluções, como o autosserviço de chopp, que garantem a gestão de ponta a ponta do seu estoque e do seu sistema de chopp.
Isso porque você consegue avaliar todos os indicadores de forma rápida e fácil através do software de gestão da Beerpass.
Se você quer saber mais sobre controle de chopp e como a Beerpass pode te ajudar a manter o controle de estoque para bar, entre em contato para que nossos consultores entendam melhor o seu projeto e o ajude a melhorar a sua gestão!