Como gerenciar um bar? 9 dicas para donos ou gestores de bar
Como gerenciar um bar pode ser especialmente desafiador para novos gestores ou novos donos de bares.
Mas se administrar um bar de sucesso é o seu sonho, vai valer a pena. Como tomador de decisões, você precisará conciliar responsabilidades em todas as filiais de sua empresa enquanto gerencia as operações diárias de sua equipe.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com 9 dicas para ajudar você.
Principais funções da pessoa responsável pela gestão do bar
Antes de falar como gerenciar um bar, precisamos ver algumas atribuições que a pessoa responsável por essa gestão precisa ter.
Como gerente de bar, cabe a você cuidar de todas as operações do bar. As responsabilidades gerais de um gerente de bar incluem:
- Promover o negócio.
- Gerenciar aspectos de negócios, como licenças de bebidas.
- Contratação e treinamento de bartenders, garçons e equipe de cozinha.
- Criação de horários de trabalho.
- Garantir que os clientes recebam um excelente serviço, bebidas e comida.
- Lidar com reclamações de clientes.
- Gerenciamento de estoque e custos.
- Gestão de fluxo de caixa e orçamentos.
Agora que temos uma visão geral das atividades de um gestor de bar, podemos explorar as melhores maneiras de como gerenciar um bar.
Como gerenciar um bar – 9 dicas
1. Entenda seu mercado-alvo e concorrência
Como gerenciar um bar é importante, mas tão importante quanto isso, é entender seu mercado-alvo. O que faz o seu bar se destacar da concorrência? Crie uma proposta de venda única que o diferenciam do bar da esquina.
Quer se trate de bebidas exclusivas, decoração do seu bar ou um menu que apresenta alimentos orgânicos cultivados localmente, entenda e adote o conceito do seu bar.
2. Certifique-se de que sua equipe se sinta valorizada
Não é nenhum segredo que a rotatividade de funcionários é um problema para a maioria dos bares.
Geralmente, é mais caro treinar novos membros da equipe do que manter os que você tem. Então, quais são algumas maneiras de manter seus funcionários felizes e motivados a permanecer?
Se você ainda não tem um, considere iniciar um programa “Funcionário do Mês”. Certifique-se de que o funcionário vencedor receba um cheque de bônus, cartão-presente ou algo valioso para sinalizar sua conquista e motivar outros a seguirem o exemplo.
Você também pode praticar o gerenciamento aberto para promover mais transparência e lealdade entre sua equipe.
Especialmente durante as temporadas mais movimentadas, nunca é demais oferecer uma refeição gratuita para os funcionários que trabalham em turnos duplos ou dar a todos um cartão-presente durante as férias como incentivo por um trabalho bem feito.
Você também pode definir incentivos para aqueles que ficam com você por determinados períodos de tempo, como três meses, seis meses, um ano e assim por diante.
3. Pense bem no marketing
Muitas vezes, parte de como gerenciar um bar também significa ajudar a atrair novos clientes. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é ter uma sólida estratégia de marketing para bares.
As mídias sociais, em particular, são ideais quando se trata de marketing de bares. É grátis ou muito mais barato do que os meios de marketing mais tradicionais, como comerciais de televisão ou anúncios impressos. Sem mencionar que é relativamente fácil manter uma boa presença social.
A frequência ideal de postagens varia em cada plataforma, mas pelo menos uma vez por semana é um bom ponto de partida.
Uma vez que você consiga fazer postagens regulares, não se esqueça de interagir com seus clientes que enviam mensagens, comentam e curtem suas postagens nesses canais.
Essa é outra maneira de transmitir a sensação da sua marca, fazer os fãs se sentirem especiais e mostrar sua autenticidade. Se você tiver orçamento, também poderá aproveitar os anúncios pagos para divulgar a marca do seu bar e segmentar determinados públicos.
4. Mantenha o bar limpo e arrumado
A primeira impressão do seu bar é importante – os clientes querem um lugar limpo e arrumado para desfrutar de sua bebida.
Treine sua equipe sobre a importância da limpeza, incentivando-os a limpar rapidamente as mesas, limpar respingos nas mesas e do chão e manter o bar limpo e organizado.
Também é importante manter seu bar em bom estado de conservação, consertando mesas e cadeiras não só por questões estéticas, mas também para segurança do cliente.
5. Monte um cardápio lucrativo
Invista bastante tempo e atenção em escrever o cardápio do seu bar. Se possível, certifique-se de que vários membros da equipe envolvidos em diferentes funções de negócios tenham participação na montagem do cardápio e que pelo menos uma dessas pessoas seja bem versada em preços. O custo de cada item do menu deve cobrir todos os ingredientes, bem como o tempo de preparação.
6. Comemore conquistas
Quando seus funcionários fizerem um bom trabalho, reconheça-os! Não deixe de reconhecer, ou mesmo compensar, pequenos sucessos e realizações. Isso fará um mundo de diferença para sua equipe.
7. Conecte-se com outras empresas
O networking pode ser uma ótima maneira de se afastar do estresse diário, encontrar oportunidades de parceria e encontrar empresários com ideias semelhantes que possam querer trocar sabedoria ou dar uma mão.
Encontrar empresas locais na comunidade que não servem chopp é uma ótima oportunidade para expandir a presença do seu bar.
8. Preste atenção às avaliações online
A reputação do seu bar deve ser algo que você deve acompanhar. Você sabia que o boca a boca e as avaliações de sites são os maiores fatores que ajudam as pessoas a escolher um bar? Saber como obter e alavancar avaliações positivas enquanto causa uma boa impressão em seus clientes pode ter um enorme impacto em sua presença online.
Certifique-se de que suas páginas Google Meu Negócio, TripAdvisor e Facebook estejam atualizadas e, em seguida, leia o que seus clientes estão dizendo sobre você. O boca a boca pode ser positivo ou negativo, portanto, ficar atento e verificar as avaliações diariamente (e responder quando apropriado) ajudará você a ter uma boa noção de como sua marca está sendo percebida.
9. Considere adquirir o autosserviço de chopp
O autosserviço de chopp tem cada vez mais chamado a atenção de donos de bares. Com ele, é possível evitar grandes filas e aumentar a eficiência de todo o processo de servir chopp.
Ou seja, ao chegar no pub o cliente só precisa pegar o seu cartão que libera as torneiras e se servir do chopp que ele deseja. Simples assim.
O autosserviço permite que o seu cliente se sirva não apenas quando quiser, mas também quanto quiser! Isso significa que ele tem maior autonomia e poder de escolha, características que influenciam diretamente a experiência de consumo dos clientes.
Agora, pense nos bares que servem amostras de suas bebidas. Todas essas amostras somadas durante uma semana, um mês e um ano, equivalem a centenas de reais. Com o autosserviço de chopp, seu bar não precisa dar amostras grátis, visto que os clientes podem servir seus próprios copos, economizando tempo e dinheiro do seu pub.
Certamente, você vai ver que seus clientes preferem a oportunidade de provar um chopp antes de pedir um copo cheio.
Esperamos que essas dicas de como gerenciar um bar tenham sido úteis para você. E para saber mais sobre o autosserviço de chopp, entre em contato com a gente que teremos prazer em lhe ajudar.
Beerpass: por que é a melhor solução em autosserviço de chopp?