Como fazer a sangria do chopp
Olá, seja bem vindo ao nosso BlogPost, vamos postar por aqui diversas dicas e curiosidades para o seu estabelecimento, então fica de olho para não perder nenhuma novidade.
Para iniciar, resolvemos escrever sobre um tema básico e que é fundamental saber fazer quando se trabalha com chopp: A SANGRIA!
Sempre que você for engatar um barril de chopp, é necessário realizar a sangria e a regulagem inicial. Vamos fazer um passo-a-passo de como funciona.
1. Confira se tudo está engatado corretamente
Esse não é bem um passo para a sangria, mas é importante saber se você fez os passos iniciais. Então, antes de mais nada, certifique-se que:
- O barril está engatado e a alavanca da válvula extratora está para baixo, travada;
- O gás CO2 ou mistura (CO2 + Nitrogênio) está aberto e na pressão adequada (falaremos sobre a pressão em um outro post);
- Você precisar de um recipiente grande para colocar o chopp da sangria (pode ser uma jarra ou um balde).
2. Abra o compensador no máximo
Torneira do tipo Italiana (mais recomendado)
Antes de tirar qualquer quantidade de chopp, abra o compensador da torneira no máximo. A forma de abrir o compensador pode mudar conforme cada torneira, mas vou falar da torneira italiana, que é a mais utilizada.
Ao lado da torneira de chopp italiana, tem uma alavanca pequena, como se fosse um pino: é ela que regula o compensador.
Em geral, colocando esse pino para cima você tranca o fluxo e colocando para baixo você abre o fluxo. Então, coloque ele todo para baixo (caso não saia chopp após abrir, coloque todo para cima).
3. A sangria
Agora que já verificamos se os passos iniciais foram feitos, vamos para a sangria.
- O procedimento é simples: você vai colocar o recipiente embaixo da torneira e puxar a alavanca dela para você.
- Sem parar de tirar o chopp, você vai tirando a bebida até ela parar de espirrar e começar a sair de maneira constante.
- Nesse momento, você tem que começar, bem aos poucos, a fechar o compensador para regular a vazão.
- Conforme você vai colocando o pino do compensador pra cima, o fluxo vai diminuindo e o chopp vai ficando na cor de chopp e não de espuma.
- Quando o chopp estiver saindo numa vazão adequada, pare. “Mas o que é uma vazão adequada?” Você vai conseguir perceber isso visualmente, mas falando de maneira técnica seria algo perto de 15 mls por segundo.
Pronto, sangria realizada com sucesso! Agora é só servir seu chopp e aproveitar!
Até o próximo post pessoal!!!