Como fazer a gestão de pessoas em bares e restaurantes?

Como fazer a gestão de pessoas em bares e restaurantes?

Como fazer a gestão de pessoas em bares e restaurantes? Dicas de como lidar com problemas!

A gestão de pessoas em bares e restaurantes deve ser um dos desafios mais complexos para um empreendedor.

Afinal, lidar com equipe requer habilidades que nem sempre são tão fáceis de desenvolver.

Mas, se você vai abrir um bar ou restaurante, precisa saber que terá que lidar com pessoas, saber conversar e mediar conflitos.

Na realidade, as questões de relacionamento entre os funcionários fazem parte da rotina de qualquer gestor. Com donos de bares não seria diferente!

É claro que existem problema específicos e desentendimentos comuns dentro desse contexto.

Mas, apesar da complexidade, queremos te mostrar que a gestão de pessoas em bares e restaurantes pode ser lidada com simples atitudes.

Quer saber como lidar com problemas internos relacionados a gestão de pessoas? Então confira o guia que preparamos!

Gestão de pessoas em bares e restaurantes: quais os problemas mais comuns?

Lidar com pessoas é sobre conviver com diferentes personalidades. Essas personalidades acabam surgindo a partir das vivências de cada um.

Dentro de um bar essas vivências se chocam em um ambiente que precisa de muita resiliência, organização e trabalho em equipe!

Então é comum que os desentendimentos aconteçam. É impossível concordarmos com tudo e é quase impossível que você impeça 100% que os conflitos aconteçam.

O que você precisa fazer é: ter atitudes que amenizam os conflitos e semear um ambiente para EVITAR que eles aconteçam.

Por ser uma rotina cheia de funções e trabalhos, há alguns problemas bastante comuns. Mas, geralmente os conflitos acontecem porque algumas pessoas se sentem sobrecarregadas.

Essa sobrecarga se origina de diferentes situações. Vamos citar alguns exemplos!

  1. Algumas pessoas da equipe não fazendo suas atribuições de forma adequada (acaba sobrando para o outro).
  2. Funcionários chegando atrasado ou faltando com frequência.
  3. Alguém sendo grosseiro com outra pessoa e cobrando sem saber cobrar. Por exemplo, um cozinheiro cobrando de forma grosseira ou até desrespeitosa o auxiliar.
  4. Funcionário não concordando com algum procedimento e não fazendo ele.
  5. Entre outros... Existem até situações muito complicadas como empréstimo de dinheiro entre funcionários e dívidas.

Agora veja dicas de como você precisa lidar com tudo isso!

Bares e restaurantes

 

Se liberte dos julgamentos!

A primeira coisa que você precisa fazer é talvez a mais importante: se livrar dos seus próprios julgamentos.

Somo seres humanos, é difícil para nós não olharmos para a situação do outro a partir da nossa ótica, da nossa realidade.

Dessa forma é comum que a gente comece a pensar em coisas que não existem ou que não sabemos e aí começarmos a julgar.

Por exemplo, sejamos sinceros, alguém que chega atrasado ou falta muito, de imediato podemos já pensar que essa pessoa é uma preguiçosa, não é mesmo?

Mas no que isso vai lhe adiantar? Você precisa FOCAR no SEU PROBLEMA que é “fulano está chegando atrasado”.

Você não sabe se aquela pessoa está chegando atrasado por dormir até mais tarde ou porque está com um problema na família. Ou se ela dorme até mais tarde, porque tem um problema na família ou se só quer ficar mais tempo na cama mesmo...

Entende como existem diversas nuances e como isso não está sob seu controle?

 E não se engane, não julgar não significa que você não vai tomar a atitude para resolver o problema ou que não vai escutar o que a pessoas tem a dizer!

Apenas que vai conseguir lidar com isso de forma ética e que não te atinja tanto.

Afinal, não importa se você acha a pessoa preguiçosa ou não. Importa que, se ela continuar chegando atrasada você vai precisar resolver aquela situação.

Seja chamando a pessoa para conversar, entendendo o que está acontecendo e buscando uma alternativa.

Esteja presente e atento

Se você é o gestor, você precisa estar presente e atento. Só fazendo parte da rotina da equipe e da operação que você identifica certos problemas.

Acompanhe a cozinha, sirva as mesas, ajude na limpeza! Assim você vai entender como é a rotina, se há alguém se sobrecarregando de forma desnecessária, se está faltando alguma coisa por parte de alguém.

Sem falar que, quando a equipe te vê ali é comum que eles:

  • Sintam que você está mais próximo para compartilhar coisas que estão erradas e que são oportunidades de melhorias.
  • Compartilhem dificuldades
  • Te respeitem mais como líder
  • Fiquem mais atentos com os próprios afazeres

É claro que você não vai assumir funções que não são suas e que você precisa ter a confiança de sua equipe quando precisar se ausentar ou fazer trabalhos administrativos.

Mas pontualmente é importante estar presente, ir na cozinha, perguntar como estão as coisas, se está faltando algo, sempre conferir a câmara fria etc.

Uma atitude interessante é, diariamente, ao chegar, cumprimente todos. Pergunte o que estão fazendo, se está faltando algo, confira geladeiras, estoques, recebimento...

Faça uma “inspeção” rápida e geral com o intuito de compartilhar com a equipe e alinhar como será a operação daquele dia.

Agora vamos resumir em algumas atitudes práticas e que você poderá aplicar no seu bar ou restaurante:

Equipe

Atitudes práticas:

  • Seja aberto ao diálogo! Demonstre que você escuta e que busca soluções para os conflitos. Chame cada um para conversar em particular e conheça as angústias e dificuldades.
  • Quando alguém vem reclamar algo para você sobre outra pessoa: não tire conclusões precipitadas, tente mediar acalmando a situação e não colocando mais “lenha na fogueira”. Depois busque se aproximar da operação para entender o que está, de fato, acontecendo. Aliás, nem sempre a melhor solução vai vir de imediato! Quando você tem a oportunidade de pensar sobre o problema, faça! (Às vezes a solução tem que vir na hora, né? São casos e casos... mas há momentos que você poderá pensar sobre o problema para tomar a melhor decisão).
  • Muitos conflitos surgem por falta de organização interna! Por exemplo, somente o fulano que limpa tal setor, enquanto o outro não limpa. Como resolver? Faça escalas! Se você fizer uma escala dividindo as funções igualmente, você mediará esse tipo de conflito de forma justa.
  • Realize treinamentos sobre os procedimentos necessários. Nestes treinamentos faça com que as pessoas assinem uma ata do que foi aprendido e durante a rotina acompanhe junto a operação se está sendo cumprido.
  • Tenha suporte de profissionais da área! Busque consultoria de recursos humanos, contabilidade e apoio jurídico. Você precisará desses profissionais para tirar dúvidas e te auxiliar na gestão de pessoas em bares e restaurantes!
  • Tenha uma postura adequada de líder. Você precisará se impor, afinal, se você não tiver postura firme pode ser que você não seja ouvido! Mas nunca trate as pessoas de forma desrespeitosa ou sem educação. Isso só faz com que os outros fiquem nervosos e percam o respeito por você!
  • Cursos e livros de oratória, comunicação e liderança podem te ajudar! Procure se capacitar e desenvolver habilidades de lidar com pessoas!

Gestão de pessoas em bares e restaurantes: busque sempre evoluir!

Bom, para lidar com situações e problemas internos será necessário muito diálogo, resiliência, paciência e ORGANIZAÇÃO.

Afinal, com uma operação organizada e otimizada os conflitos são bem menores e o fluxo de trabalho flui de forma mais tranquila!

Não abra mão disso! Escalas, treinamentos e soluções que te auxiliem a lidar com atendimento e com funcionários!

Lembre-se sempre que cada caso é um caso e que se você pode pensar antes de agir, faça isso!

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre gestão de pessoas em bares e restaurantes? Use essas dicas ao seu favor, compartilhe com seu sócio e aplique dentro da sua própria realidade conforme fizer sentido para você e seus princípios!

Gerenciamento de equipe

Bruna Siementkowski

Especialista em Marketing Digital

Posts Relacionados