Como escolher o nome do seu bar!
Escolher um nome para seu negócio é uma decisão extremamente importante. Pensar em nomes que sejam chamativos, memoráveis e acolhedores pode ser um tanto difícil, não é mesmo? Como faz parte da identidade do seu estabelecimento é interessante você tentar refletir o conceito que o lugar sugere, o tipo de comida, bebida, ambiente, assim quando as pessoas visitarem o seu estabelecimento tanto presencialmente, quanto virtualmente, poderão ter uma ideia de como ele é.
Enquanto você estiver fazendo sua lista de sugestões, se pergunte que impressão o nome passa, e reveja qual faz mais sentido para o seu negócio.
Sim, nós sabemos que não é uma tarefa fácil, e certamente você deve estar se perguntando, por onde eu começo? Certamente você ainda não tem a persona do seu cliente bem definida, porém é possível se ter em mente o público que você deseja atingir, não é mesmo? Por isso, se atente a esse ponto, ao público que você deseja e acredita que o seu negócio irá atingir. Assim você terá um princípio e poderá dar a largada para sua criatividade. Não esqueça de pesquisar na Internet se o nome cogitado já não existe.
Agora que já entendemos que escolher um nome para o bar não é uma tarefa tão fácil, vamos te dar algumas dicas para te auxiliar nessa tarefa.
Localização
Se o seu bar fica localizado em um lugar diferenciado, com um nome chamativo, numa praia ou lagoa, se houver uma atração ou história interessante no bairro ou até mesmo no prédio, considere as possibilidades, pode ser um ótimo potencial para nomear seu negócio.
Se aproveitar da localização, seja o nome da rua, bairro ou algum ponto de referência trará vantagens, já que toda vez que o nome do seu bar for citado logo irão lembrar ou caso não conheçam, irão pelo menos deduzir quem você é e onde você está.
Tema
O tema é um ótimo aliado para escolher o nome do seu bar, caso ele seja temático. Por exemplo, se você usufrui de uma determinada cozinha, como a mineira, que existem vários bares e restaurantes, eles se aproveitam do tema e nomeiam com “Trem Bão”, “Made in Minas”, entre muitos outros exemplos vistos.
Use a criatividade
E às vezes, o nome pode não ter nada a ver com o bar em si, mas seja um nome marcante e que transmita algo, seja nostalgia, amor, curiosidade ou até tire uma risada. Esses nomes mais criativos podem surgir através de uma homenagem, como o nome do proprietário ou algum conhecido, como por exemplo, um pai que o ensinou a fazer cerveja artesanal ou que tinha o sonho de abrir um bar. Pode surgir também através de uma piada, trocadilho, ou uma linguagem local. Aqui em Florianópolis, onde se fala “manezes”, temos inúmeros locais que exploram o dialeto local, como por exemplo, “Tax tolo”, “Olhó lhó”, o que acaba tornando o nome mais divertido e memorável.
Mas fique sempre atento
Escolha nomes simples, caso alguém não consiga pronunciar ou escrever o nome do seu bar você irá perder clientes. Nomes complicados dificultam o acesso ao seu estabelecimento tanto online quanto no mundo real, procurar endereços, avaliações, redes sociais, pode se tornar uma tarefa tão complexa que haja desistências. Além de impedir a propaganda boca-a-boca.
Cuide sempre com nomes possivelmente ofensivos. A primeira coisa que você quer é o bem-estar dos seus clientes e para isso você deve respeitá-los. Caso você tenha dúvidas se é ofensivo ou não, você deve rever, perguntar e pesquisar, se a resposta for sim, descarte da sua lista. Aliás, será totalmente prejudicial a imagem do seu negócio.
Nomes em outras línguas não são uma má ideia, mas devem ser muito bem pensados. Lembre-se de facilitar a pronúncia e escrita, nomes difíceis lhe faz perder clientes. E não esqueça de pesquisar se a palavra possui mais de um significado, pois seu nome pode ser mal interpretado.
Por fim, não escolha nomes aleatórios e sem sentido, procure por algo que reflita na imagem do seu bar ou que você se identifique.
Agora é hora de pôr as ideias no papel, seja criativo e escolha um bom nome para o seu negócio, afinal, as pessoas julgam o livro pela capa. Tenha um propósito, e defina uma direção, assim será mais fácil de chegar a uma decisão.