Como economizar na conta de luz do seu bar? 12 estratégias
Com os contínuos aumentos do preço da eletricidade, é fundamental aprender como economizar na conta de luz e rever os consumos energéticos das nossas instalações para reduzir as faturas de eletricidade.
Com as dicas a seguir, você pode economizar energia elétrica no seu bar ou restaurante e atingir o objetivo de reduzir aquela conta que tanto nos incomoda.
Como economizar na conta de luz do seu bar? 12 estratégias
1. Analise suas contas de luz
Algo que às vezes nos custa, devido à sua complexidade de leitura, é verificar nossas contas de luz. Mas você pode economizar eletricidade e, portanto, dinheiro, analisando as suas faturas.
Por exemplo, você pode ver qual tarifa de energia você contratou e comparar com as diferentes tarifas de mercado caso haja uma que seja mais vantajosa para você.
Outro elemento a ser revisto é a potência contratada, que às vezes é contratada mais do que o necessário. Se a sua potência contratada for igual ou superior a 15KW, existe a possibilidade de contratação de um contador de luz.
Este dispositivo, que registra a potência máxima a cada 15 minutos, permitiria conhecer a potência máxima consumida e, portanto, ajustar a potência contratada ao consumo real.
2. Verifique suas instalações elétricas
Se no momento as suas instalações elétricas parecem uma grande bagunça ou se você não tem o tempo necessário para fazer essa verificação, uma boa opção seria realizar uma auditoria energética das instalações, na qual é realizado um estudo de consumos e instalações.
Nesse caso, um profissional vai nos aconselhar sobre o contrato de energia e/ou tarifas, melhorias na instalação, entre outras coisas.
Como economizar na conta de luz do seu bar vai ficar mais fácil com essas dicas.
Uma revisão da instalação elétrica será sempre benéfica para a sua economia, pois uma instalação que está em mau estado sempre consumirá mais energia e isso se reflete na conta de luz.
3. Preste atenção aos seus eletrodomésticos
Outra questão importante é a manutenção dos eletrodomésticos.
Os equipamentos que funcionam por longos períodos de tempo (ar condicionado, equipamentos de cozinha, etc.), que são grandes consumidores de energia, devem ser mantidos em perfeito estado de funcionamento, com a limpeza e manutenção que cada um exige, para que não consumam mais do que deveriam.
Com isso evitaremos, por exemplo, possíveis vazamentos de frio da câmara fria e também detectar qualquer falha em menos tempo.
4. Use equipamentos energeticamente eficientes.
A troca progressiva de aparelhos antigos por aparelhos mais modernos e de menor consumo, com programação ou sensores, também ajudará a reduzir a conta de luz.
É muito importante ter aparelhos energeticamente eficientes, principalmente quando se trata de um aparelho que vai estar sempre ligado, como é o caso da geladeira.
5. Aproveite a luz do sol
Aproveitar a luz do sol que suas instalações podem ter permitirá que você não tenha que acender a luz por várias horas.
Você pode orientar as instalações para as entradas de luz, colocar grandes janelas ou colocar claraboias no teto, se houver uma opção.
Cuidado porque muitas vezes o que dá luz também dá calor. Para evitar isso, é aconselhado instalar um sistema de proteção solar regulável que permitirá que você não mantenha o ar condicionado ligado o dia todo.
Outra forma de aproveitar a luz do dia é pintar as paredes e o teto com cores claras, que ajudam a economizar luz por não precisar de tanta luz artificial.
6. Utilize lâmpadas de LED
Se no seu caso o aproveitamento da luz solar é mínimo, a opção que você tem é trocar todas as lâmpadas por LEDs, que são de baixo consumo e duram mais, principalmente naqueles cômodos onde ficarão acesas por longos períodos de tempo.
Ao trocar as lâmpadas clássicas por luzes LED, você vai conseguir uma iluminação mais natural e um menor consumo de energia.
As lâmpadas de LED não só consomem menos energia, como também duram mais que as outras, não aumentam a temperatura (podem ser manuseadas sem problemas) e o tipo de luz é mais agradável para os clientes e para os colaboradores.
Embora seja verdade que as lâmpadas com tecnologia LED sejam mais caras que as incandescentes ou fluorescentes, é bom saber que apenas o gasto inicial é maior. Com o tempo, tudo é economia e benefícios.
Além disso, você pode trocar as lâmpadas à medida que elas queimam para não fazer um grande investimento de uma só vez.
7. Organize a disposição dos equipamentos de cozinha
O layout de seus utensílios de cozinha é importante. Os equipamentos de aquecimento e refrigeração devem estar em áreas separadas, caso contrário funcionarão mais do que deveriam, aumentando o consumo de energia.
8. Treinamento da equipe
Sua equipe deve estar ciente e levar em consideração todas as ações que podem levar a um aumento ou diminuição do consumo de energia elétrica.
Colocar pratos quentes na geladeira, deixar a porta do forno aberta ou pré-aquecer antes do tempo implica maiores gastos.
Limpar freezers de gelo, desligar luzes e eletrodomésticos quando não estão em uso, encher a máquina de lavar louça antes de usá-la ou controlar cortinas e persianas na área do bar para ter uma temperatura adequada são orientações que ajudam a reduzir o consumo de energia.
9. Otimizar a climatização das instalações
Para conseguir uma temperatura adequada, use o ar condicionado nos horários de pico. Pois, nem sempre é preciso deixá-lo ligado o tempo todo.
No verão, você pode estudar os fluxos de ar que tem em suas instalações e aproveitá-los. Isso irá ventilar seu bar e substituir o ar condicionado por ventilação natural quando possível.
A técnica é simples: para cada local onde o ar entra, deve haver uma saída para que ele circule. Assim, o ar quente do interior (incluindo a cozinha) sai e o ar fresco entra.
E se possível, é sempre aconselhável ter ar condicionado dividido por zonas, usar ar ou aquecimento em cada divisão de acordo com a necessidade.
10. Uniforme de inverno e verão.
Mude o tipo de tecido a usar de acordo com a época do ano em suas cortinas, toalhas de mesa e uniforme de funcionários. Os tecidos mais grossos no inverno servirão para manter o calor e no verão os tecidos mais leves ajudarão a evitar que o calor aumente.
Da mesma forma, ter um uniforme de verão e de inverno para os funcionários facilitará a adaptação de seus funcionários à temperatura externa, o que permitirá um melhor controle do ar condicionado e, portanto, reduzirá os gastos.
11. Aproveite as energias renováveis
Cada vez mais estabelecimentos estão investindo em tecnologias “modernas” e amigas do meio ambiente (e do bolso). Por exemplo, você pode usar energia solar térmica para a água quente que é usada diariamente ou painéis solares para as luzes do seu bar.
12. Coloque barreiras de ar na entrada do restaurante
Estes elementos minimizam a troca de temperatura entre o interior e o exterior em qualquer época do ano. Dessa forma, se estiver quente por fora e frio por dentro (ou vice-versa), o sistema usado para condicionar o ambiente funcionará com mais eficiência.
A instalação de cortinas de ar ou portas duplas pode resultar em economia de até 70% e também oferecer maior conforto tanto para clientes quanto para funcionários.
Esperamos que essas dicas ajudem você a economizar no consumo de eletricidade e, embora algumas delas envolvem um custo inicial, realizar ações em suas instalações será um benefício a longo prazo para sua economia.
Quer saber como a Beerpass pode ajudar seu bar a lucrar mais? Fale com a gente!