Como abrir um food park? Dicas para um negócio de sucesso!
Existem diversas formas de empreender no universo cervejeiro e de bares. O food park é uma delas e pode ser bastante promissora.
Entretanto, é importante que você se atente a legislações locais e planejamento!
Confira o guia que fizemos para você que quer abrir um food park e não sabe por onde começar!
O que é um food park?
O food park é um modelo de negócio que reúne, geralmente em praças a céu aberto ou coberta por toldos, food trucks que servem os mais variados tipos de comidas.
E os food trucks, segundo o Sebrae, se caracterizam como cozinhas móveis, de dimensão pequena, sobre rodas que transportam e vendem alimentos de forma itinerante.
Culturalmente falando, os food trucks representam uma grande mudança na forma de empreender no cenário gastronômico e da comida de rua. Foi através dos food trucks que chefs de cozinha viram a possibilidade de vender comida boa, prática e de forma mais acessível.
Porém, a grande questão relacionada aos food trucks é justamente a legislação. A primeira que marcou o país no contexto de comida de rua e na regulamentação dos food trucks foi a lei 15.947 de 2013 de São Paulo. Hoje já existem em outras cidades e estados, regulamentações específicas.
Neste sentido, os food parks acabam tendo papel importante no fortalecimento deste tipo de negócio. Ainda assim, é indispensável planejamento e estudo de mercado se você deseja abrir um!
Como abrir um food park?
Para abrir um food park, primeiro de tudo você precisa de planejamento!
Faça uma pesquisa de mercado, da região que você pretende abrir e quais os custos envolvidos. Assim como, faça um levantamento de food parks na sua cidade, como eles funcionam e no que eles se destacam. Ou até mesmo, o que você faria diferente no seu.
Depois consulte as legislações locais. Como citado anteriormente, as normas para food trucks e food parks podem mudar muito dependendo da região. Vá até a prefeitura da sua cidade e se informe.
De antemão, saiba que você vai precisar se adequar a algumas legislações da vigilância sanitária, como a RDC 216, de abrangência nacional. Além de claro, abrir um CNPJ.
Planejamento Financeiro
Outro ponto muito importante é o planejamento financeiro! Você sabe o quanto terá que investir inicialmente? Já estabeleceu quanto você terá que faturar para recuperar este investimento?
Provavelmente, muitas reformas terão que ser feitas! Até porque existem legislações de bombeiros, vigilância sanitária e normas de acessibilidade que você terá que se regularizar.
Sem falar na estética do local para seu food park. Pinturas nas paredes, decorações, mesas e cadeiras.
Faça um levantamento de tudo que você terá de reformar ou comprar. Entre em contato com fornecedores e faça orçamentos, aqui vai uma lista de itens que de certeza não poderão faltar no seu orçamento:
- Materiais de construção
- Mesas e cadeiras
- Computadores para caixa e máquinas de cartão (pesquise fornecedores de máquinas de cartão para ver qual oferece a melhor taxa)
- Materiais de escritório
- Lâmpadas e materiais elétricos
- Toldos
- Materiais de limpeza
- Uniformes para funcionários do food park
Defina como funcionará seu food park
Existem várias formas de fazer seu food park funcionar. Em relação ao aluguel, é importante você levar em consideração qual o tipo de comida o food truck vende e em qual posição o truck está dentro do park.
Outra taxa cobrada também é uma de manutenção do local, das áreas em comum, da limpeza, segurança, estacionamento etc.
Você também precisa prever como será feito o pagamento da água e luz, que pode já estar incluído no aluguel ou na taxa de manutenção ou ainda pode ser cobrado individualmente.
Venda de bebidas alcoólicas
A venda de bebida alcoólica é um ponto muito importante! Muitos empreendedores contratam uma cervejaria para disponibilizar o chopp vendido no local, de forma exclusiva.
Ou até mesmo, se você quer abrir uma cervejaria, um food park para vender sua cerveja pode ser uma opção de negócio!
De qualquer maneira, a venda de chopp de forma exclusiva é uma oportunidade para você lucrar. E a melhor forma de fazer isso é através da contratação do autosserviço de chopp.
O que é autosserviço de chopp?
O autosserviço de chopp é um modelo de atendimento onde o próprio cliente se serve da bebida, sem precisar de garçons ou sistema de comanda complexos.
É simples! Ao entrar no food park o cliente recebe um cartão onde ele pode recarregar com o valor que quiser. Este cartão ele usa para liberar a torneira de chopp e se servir.
Próximo a torneira há uma tela, que disponibiliza informações sobre o chopp e a quantidade servida. E caso acabe o valor do cartão, basta recarregar!
A Beerpass ainda oferece o aplicativo, onde o próprio cliente pode recarregar seu cartão via pix e até mesmo liberar a torneira com o próprio celular.
Além disso, também há o mini totem de atendimento. Você pode instalar o mini totem em algum local do food park e o cliente recarrega os créditos no mini totem ou no caixa, como ele preferir.
Com o autosserviço você disponibiliza o chopp em um container à parte e controla a venda de forma prática. O sistema ainda reúne informações indispensáveis para sua gestão, como quantidade de chopp vendida, quantidade de chopp nos barris e até mesmo o valor de créditos de seus clientes.
Mas, como prosperar com seu food park?
O food park precisa ser um ambiente acolhedor e que também incentive as vendas dos trucks, para que faça sentido eles permanecerem no local.
Para isso é importante atrair clientes! Aqui vão algumas ideias e inspirações:
- Se atente ao local que você irá abrir o food park. Procure locais com bastante circulação de pessoas e ruas movimentadas. Além disso, estacionamento é um diferencial!
- Espaço Kids: incluir um espaço kids é sempre importante para atrair famílias!
- Invista em uma decoração agradável e “instagramável”. A própria parede de torneiras de chopp já é uma ótima oportunidade para você investir em um visual que chame atenção! Lâmpadas e luzes também podem ser exploradas.
- Eventos e música ao vivo: promova eventos! Aproveite datas especiais, como dia das mães, dos pais, Saint Patrick 's Day, Carnaval, Festa Junina e outros. Contrate músicos para fazer música ao vivo e planeje um calendário semanal com os músicos e eventos do espaço!
- Não esqueça de fazer seu marketing e postar nas redes sociais. Poste os pratos servidos, as opções de food trucks do local. Reforçe o endereço, faça vídeos dos clientes se servindo do chopp. Outra ação interessante pode ser promover sorteios de pratos e créditos para o chopp. Também convide influencers locais para visitá-lo!
- Se atente ao espaço entre as mesas e cadeiras. Garanta que seja um local que permita o bom convívio entre as pessoas.
Food park e autosserviço de chopp
Como você pôde ver, existem várias questões para se atentar se você quer abrir um food park. Mas, é um modelo de negócio bastante interessante para quem quer empreender no mercado cervejeiro.
Inclusive, vale reforçar que, se você quiser abrir uma cervejaria, tanto um food park, como um brewpub são possibilidades para você iniciar e deixar o seu produto mais conhecido!
E aí, quer saber mais sobre o mercado de bares e cervejarias? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais. Diariamente produzimos conteúdos e compartilhamos experiências e conhecimentos!
E se você quiser saber como o autosserviço de chopp pode impulsionar seu food park, basta entrar em contato com um dos nossos consultores!