Comida de boteco: 11 ideias para incluir no cardápio do seu bar!
Se você já pensou sobre o cardápio do seu bar, certamente já pesquisou sobre comida de boteco, afinal, são pratos gostosos e que melhoram a experiência do cliente.
Mas, sabemos que elaborar um cardápio atraente, que seja executável e que faça sentido para seus clientes nem sempre é uma tarefa fácil.
Por isso, nesse artigo vamos lhe apresentar 11 dicas e ideias de comida de boteco para incluir no seu cardápio!
1 –Dadinho de tapioca
O dadinho de tapioca é uma clássica comida de boteco!
A receita ficou conhecida pelo Brasil todo e foi criada pelo chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó!
Na receita original vai leite, tapioca granulada, queijo coalho, sal e pimenta branca moída, mas, como sugestão, você pode usar a pimenta-do-reino também.
Basta misturar a tapioca, com o queijo coalho ralado e os temperos. Depois ferver o leite e despejá-lo sobre os demais ingredientes.
Mexa bem até virar uma massa. Despeje a mistura em uma forma forrada com papel filme.
Atenção! Como é um dadinho, a forma não pode ser muito rasa ok?
Feche com o plástico filme, coloque na geladeira por aproximadamente até 2 horas, depois corte a massa em dadinhos e frite.
Diferente de outras opções de comida de boteco, ela apresenta um sabor neutro, ou seja, arrisque nos molhos!
Geralmente é servido com geleia de pimenta.
2 – Batata rústica
A batata rústica é sempre aquela opção que não tem erro! Também é muita prática e apresenta uma boa aceitação, ou seja, oportunidade de venda!
E claro, não tem segredo para fazer: corte as batatas em formato canoa, tempere com ervas, azeite e sal. Leva-as ao forno até dourar.
Na batata rústica, a dica é caprichar na apresentação. Escolha bons refratários, que remetam ao estilo rústico do prato e sempre acompanhada de bons molhos!
3 – Coxinha
A coxinha é realmente um símbolo do boteco brasileiro! Com ela não tem erro, e você pode trabalhar em porções ou a coxinha única.
Há algumas variações de massa, mas a tradicional vai leite, farinha de trigo, água do cozimento do frango (ou caldo de galinha), sal e manteiga.
Depois para empanar você vai precisar também da farinha de rosca!
Você pode apostar na tradicional de frango, mas também recheios como costela irão agregar valor ao seu cardápio de comida de boteco!
4 – Pastelzinho frito
Não tem quem não goste de pastelzinho frito, e, por ser uma receita um pouco mais elaborada, vai agregar valor ao seu cardápio.
Para escolher os sabores, o ideal é você fazer alguns testes e perceber aqueles que saem mais, mas na dúvida aposte nos tradicionais: palmito e carne!
Capriche na apresentação, valorize o prato, para assim poder cobrar um preço justo e que vai agregar ao seu faturamento!
5 –Bolinho de arroz
Às vezes o que procuramos em um cardápio de comida de boteco é aquela sensação de estar confortável, aquele gostinho de comida de casa.
Por isso o bolinho de arroz é uma opção muito interessante!
O custo de produção é baixo, mas claro, você vai precisar incrementar com ingredientes de boa qualidade, para que ele não seja apenas mais um bolinho de arroz normal.
Uma dica é incluir queijo parmesão, entretanto cuidado na hora do cálculo de custos. O bolinho de arroz não é um item que você vai poder colocar o preço muito alto não é mesmo?
Ainda assim, com certeza você pode aproveitar essa receita no cardápio do seu bar!
6 – Bolinho de mandioca
A mandioca é um tradicional ingrediente da comida de boteco!
O Bolinho de Mandioca é outra forma de apresentá-la, uma forma mais elaborada.
O bom dessa opção é que você pode fazer de diversas formas: com bacon, recheado de costela ou carne-seca, com queijo, entre outras!
Para a massa você vai precisar basicamente de mandioca, farinha de trigo, sal e temperos.
Uma dica é deixar a mandioca, depois de cozida, escorrer e esfriar bem, isso faz com que ela não fique tão grudenta para amassar.
7 – Kibe
O kibe é originário da culinária árabe, mas aqui no Brasil todo mundo ama!
Nele você vai usar trigo para quibe, carne moída, cebola, hortelã, sal e pimenta.
O trigo para quibe você terá que deixar de molho em água de um dia para o outro, escorrer e secar bem. E a hortelã trará aquele gostinho diferenciado para seu cardápio!
Uma porção de kibes com certeza é uma boa pedida para agregar a experiência do seu cliente.
8 – Croquete de camarão
Ele traz a sofisticação do ingrediente e a simplicidade do croquete, por isso faz muito sucesso nos bares por aí!
O croquete de camarão precisa de um cuidado a mais, devido aos cuidados com o armazenamento e compra do crustáceo, mas vale avaliar se faz sentido para sua clientela.
9 – Calabresa acebolada
Se você procura uma preparação simples e popular, a calabresa acebolada é perfeita!
Não tem segredo, o custo é baixo e é uma preparação muito popular.
A dica aqui é fazer combos, agregue valor com sua porção de batatas, calcule bem seu preço de venda e aproveite para usá-la como chamariz para vender mais!
10 –Bolinho de carne
Não poderia faltar o Bolinho de Carne! Uma tradicional comida de boteco, simples e gostosa!
É interessante que você escolha bem o tipo de carne, dependendo principalmente do quanto quer cobrar, já que se optar por carnes um pouco melhores, poderá cobrar claro, um pouco mais.
Porém, cuidado, é um prato em que as pessoas já esperam um valor mais acessível, então vai depender muito do seu tipo de bar e o público-alvo.
11- Bolovo
Afinal, o que é bolovo?
Basicamente, ele é um bolinho de carne empanado, recheado com um ovo.
A preparação típica dos botecos brasileiros foi tema da prova de eliminação da atual temporada do Masterchef, no dia 07, e chamou atenção dos telespectadores.
Isso porque o bolovo, que parece uma preparação simples, agrada muitos paladares e, ao contrário do que se pensa, a apresentação pode ser muito bonita!
Aliando a simplicidade com o capricho da apresentação, é um dos pratos que melhor representam a comida de boteco!
O que considerar na elaboração de um cardápio de comida de boteco?
A comida de boteco pode ser utilizada como um agregador de vendas, incentivando para que outros produtos, que terão uma margem de lucro melhor, sejam vendidos, como é o caso das bebidas, por exemplo.
No momento de montar o cardápio, inúmeros fatores precisam ser considerados:
- Público-alvo
- Tipo de estabelecimento
- Estrutura da cozinha
- Equipe necessária
- Custos dos insumos
- Preços de venda
- Estoque necessário
Enfim, já falamos sobre a experiência do cliente Aqui e com certeza, com um bom planejamento, a comida de boteco pode ser uma ótima aliada!
E se você quiser saber como a Beerpass pode ajudar a agregar valor ao seu bar, entre em contato conosco!
6 Coisas que você precisa saber sobre o sistema self-service de chopp