Cervejas de inverno: veja os estilos ideais para o frio!

Cervejas de inverno: veja os estilos ideais para o frio!

Cervejas de inverno: veja os estilos ideais para o frio!

O inverno no Brasil inicia no dia 21 de junho. Nesta época do ano, há um desafio para bares e restaurantes manterem suas vendas, principalmente nas regiões onde a estação é mais rigorosa. Por isso é necessário se atentar aos estilos ideias de cervejas de inverno!

Estas cervejas se caracterizam principalmente pela cremosidade e por serem cervejas mais robustas. Além de geralmente serem cervejas com maior teor de álcool.

Disponibilizá-las no seu bar pode ser uma ótima estratégia para atrair clientes e tornar seu estabelecimento mais aconchegante.

Saiba quais os estilos ideais para incluir na Tap List do seu bar durante o inverno!

Cervejas de inverno: quais as características?

Primeiro vamos falar sobre características. No inverno, geralmente, os clientes irão mudar seu comportamento de consumo. As pessoas não costumam escolher cervejas para matar a sede, apesar de ainda gostarem de sabores refrescantes.

Nesse sentido, as cervejas de inverno precisam trazer um sabor mais aconchegante, que conforte o corpo. Geralmente são os estilos mais escuros.

E como citamos no início do texto, elas são com maior teor alcoólico, o que gera também uma sensação de maior “aquecimento” no corpo. Portanto, também são estilos que devem ser bebidos em menor quantidade.

Ainda assim, são estilos que possuem um valor agregado, então você pode trabalhar no preço de venda para melhorar seus resultados.

Em resumo, no inverno há maior escolha pelas cervejas mais escuras, cremosas e robustas, com um amargor maior.

Cerveja no Inverno

Confira os estilos ideais de cervejas de inverno:

Visto isso, existem alguns estilos que se encaixam nessas características. Os principais são:

  • Stout
  • Bock
  • IPA

Entenda melhor sobre cada uma:

1. Stout

Você já ouviu falar na Stout? Este é um dos estilos mais clássicos para o inverno. De alta fermentação, as cervejas Stout possuem uma coloração preta ou marrom.

Outra característica que faz ela ideal para o inverno é a espuma bastante cremosa e persistente, além do clássico amargor. Uma coisa marcante da Stout é o aroma e sabor de cacau e café.

Stout

2. Bock

As cervejas Bock também são uma ótima pedida para o inverno. Pertencentes a Escola Alemã, o amargor delas chega a ser mais sutil, dependendo do rótulo. 

No seu sabor há forte característica das notas de caramelo, assim como, também há predominância do malte. Elas possuem uma coloração escura (há variações douradas) e com baixa predominância de lúpulo.

O teor alcoólico varia, mas fica em torno dos 7%.

3. IPA

As IPAs também estão entre boas cervejas de inverno para quem procura algo mais refrescante, mesmo nesta época do ano.

Com amargor mais acentuado, a IPA é um estilo com bastante lúpulo. Elas possuem um aroma e sabor mais florais.

São cervejas escuras e com teor alcoólico também mais elevado, quando comparado às Lager, por exemplo. 

Elas não precisam ser servidas “trincando” como estamos acostumados no Brasil, por isso também são interessantes para o inverno.

IPA

Como vender cerveja no inverno?

O inverno pede aconchego, moderação e apreciação. Por isso, vender cerveja no inverno pode ser, na verdade, um grande diferencial para seu bar.

Até porque como citamos, existem estilos que são perfeitos para o inverno e trazem boas sensações para esta época do ano.

Além de que, no inverno gostamos de nos reunir com nossos amigos e famílias para comer, em um ambiente aconchegante e acolhedor. E você deve levar tudo isso em consideração.

Veja algumas dicas:

Adapte seu bar para inserir estilos ideais para o inverno

Disponibilize nas suas taps alguns estilos ideais, como os que citamos acima. Você não precisa (nem deve!) deixar de ofertar as famosas Lager ou Sour que fazem sucesso com seu público! Mas incluir uma Stout e usar isso como diferencial pode ser bastante atrativo para seu bar.

Use o cardápio a seu favor

Que tal fazer um cardápio especial que harmonize com os estilos ideais para o inverno? Faça uma noite de um cardápio assinado por um sommelier e combine os pratos servidos.

Harmonização de cervejas é um assunto muito interessante e pode ser usado como estratégia de vendas para quem está abrindo um bar. 

Nós conversamos com o Maurício, Beer Sommelier do Bar Ilustríssimo, de Florianópolis, Santa Catarina. Ele nos explicou as complexidades relacionadas à harmonização e deu várias dicas sobre o assunto!

Se planeje para o inverno

Antes de iniciar o inverno já converse com sua cervejaria fornecedora quais os rótulos ideais para o inverno.

Com certeza o mestre cervejeiro saberá lhe indicar as melhores. Há cervejarias que se preparam para o inverno e produzem rótulos especiais para a estação todo o ano.

Você pode colocar na sua agenda o início do inverno e fazer um evento de lançamento desses rótulos especiais para a estação.

Utilize bem seu marketing e redes sociais para isso.

Agora, se você for uma cervejaria ou um Brewpub, você também precisa se antecipar para a produção dos rótulos de inverno.

Transforme isso em uma tradição para sua cervejaria, tornando os lançamentos de inverno um evento esperado!

Aproveite o inverno para vender e fidelizar clientes!

Deu pra perceber que o inverno pode até não ser uma estação tradicional para os brasileiro amantes de cerveja. Mas sim, há como incluir estilos especiais e aproveitar o frio.

Até porque hoje em dia a cultura cervejeira tem se tornado cada vez mais popular e as pessoas têm incluído não só o vinho, mas também a cerveja para aproveitar a época do ano.

Então lembre-se de se atentar a esses detalhes para vender mais no seu bar! Converse com sommelier e mestres cervejeiros para disponibilizar os rótulos ideais e explore os estilos que citamos por aqui!

Autosserviço de chopp

Além disso, utilize o autosserviço de chopp ao seu favor e disponibilize uma variedade de estilos de cervejas de inverno!

Bruna Siementkowski

Especialista em Marketing Digital

Posts Relacionados