Cervejaria cigana: saiba o que é e como funciona!
Você já ouviu falar em cervejaria cigana? Muitas vezes é a porta de entrada para o mundo cervejeiro!
Normalmente, as cervejarias ciganas nascem da paixão dos cervejeiros caseiros que se aventuram na produção mais profissional e para isso alugam a infraestrutura para fabricação.
Ou seja, com um investimento inicial menor e com foco no desenvolvimento da marca, a cervejaria cigana parece um caminho promissor.
Mas, como todo negócio, precisa de cuidados, planejamento e estudo para que se alcance o sucesso!
Então, vamos falar sobre este modelo de negócio para você conhecer e entender um pouco mais do mercado cervejeiro! Boa leitura!
O que é uma cervejaria cigana?
Uma cervejaria cigana nada mais é que uma cervejaria que não possui fábrica própria, por isso utilizam do espaço de outras fábricas para produzir suas cervejas!
Por isso que o termo se refere aos ciganos, um povo conhecido por ser nômade. Faz sentido, né?
Então, por exemplo, você quer iniciar sua caminhada no mercado cervejeiro, mas não tem dinheiro suficiente (ou mesmo a expertise) para abrir uma fábrica? Você pode fechar parcerias com outras fábricas para produzir sua cerveja lá!
Dessa forma, são cervejarias que não possuem uma sede própria ou fixa.
Como funciona?
Bom, cada caso é um caso. Cada fábrica tem seu contrato e diretrizes específicas, mas basicamente você poderá levar o seu rótulo, seu design, seu “nome fantasia” ou nome da sua cerveja e sua receita para ser produzida na fábrica onde você irá locar.
O fornecimento dos ingredientes também vai depender do tipo de parceria e do contrato, por vezes fica por conta da fábrica ou da cervejaria cigana.
Existem algumas vantagens neste modelo de negócio e vamos conferir a seguir!
Como abrir uma cervejaria cigana?
O primeiro passo é montar seu plano de negócio, como qualquer cervejaria! Tenha com muita clareza qual sua marca, seus propósitos, quais os pontos fortes e os pontos fracos.
Quais os objetivos de crescimento da marca e suas metas. Estratégias de venda e forma de mensurar e avaliar essas estratégias. Por mais que a cerveja seja sua paixão, mantenha os pés no chão e foque nos negócios.
Depois faça uma pesquisa de mercado, conheça as possibilidades, de onde você pode alugar o espaço e certifique-se que a fábrica tenha todos os registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) corretamente.
Outra dica muito importante e que frequentemente é deixada de lado é o registro da sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Você precisa verificar se o nome está disponível. Não é possível registrar marcas que já existem ou, por vezes, marcas parecidas no mesmo ramo.
Registrar sua marca é muito importante para evitar dores de cabeças futuras e nesta etapa aconselhamos até a contratação de profissionais especialistas no registro de marcas para te ajudar. Vale a pena investir nisso, ok?
E claro, se possível, converse com outras cervejarias ciganas, troque conhecimento e peça dicas. Estude o contrato com a fábrica que você pretende trabalhar e aqui também é importante a ajuda de um advogado!
Porque abrir uma cervejaria cigana?
Como falamos inicialmente, a cervejaria cigana, muitas vezes, é a porta de entrada de novos cervejeiros no mercado. E claro, o investimento inicial é a vantagem mais óbvia, mas existem outras:
Troca de conhecimento
A troca de conhecimento entre quem está na fábrica e já tem experiências no mercado, com as cervejarias ciganas, que chegam com receitas inovadoras e vontade de empreender, soa muito positivo para quem é a cervejaria cigana e para quem acolhe ela!
Ali se constrói uma comunidade, que se fortalece uma a outra e se desenvolvem juntas.
Burocracias
Outro grande ponto é que, para quem está iniciando, as burocracias de registro podem ser um desafio muito grande. Quando você aluga um espaço em uma fábrica, não há necessidade de se preocupar com alvarás e registros da fábrica, apenas do produto e da marca em si.
E, geralmente, as fábricas auxiliam nesse processo de registros dos produtos no Mapa.
Investimento inicial
O investimento inicial é uma das vantagens principais. O custo de montar uma fábrica é bastante alto, então para um cervejeiro que está iniciando, abrir uma cervejaria cigana pode ser bem mais viável!
Possibilidade de validar sua marca
A cervejaria cigana também permite com que você se preocupe com a validação da sua marca. Como a expertise de fabricação fica por conta da fábrica, você irá se focar em desenvolver boas receitas, uma marca forte e investir em uma boa divulgação.
Para crescer no mercado você precisa ocupar espaços e também focar sua energia na distribuição do seu produto.
Sem falar que também poderá se aproximar dos seus pontos de venda, avaliando a aceitação do público e até reavaliando suas receitas.
Portanto, fortaleça sua marca, se inscreva em concursos e festivais e fique conhecido! Estas também são grandes vantagens.
Lembre-se, uma cervejaria precisa ter uma receita boa, mas uma marca fortalecida! E terceirizar a fabricação pode te auxiliar a focar no crescimento e nas vendas.
Avalie iniciar por uma cervejaria cigana!
Por fim, pode-se dizer que este é um modelo de negócio bastante interessante para quem está começando.
Permite você testar sua marca e focar no crescimento dela, deixando de lado os grandes investimentos que montar uma fábrica exige.
Mas lembre-se, como todo negócio é importante planejamento e conhecimento de causa. Por mais que o investimento seja menor, ainda é um investimento e ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo?
Fazer um curso com especialistas em negócios cervejeiros também é um bom caminho!
E aí, você tinha conhecimento ou já cogitou abrir uma cervejaria cigana? Acompanhe nossos conteúdos semanalmente e fique por dentro das possibilidades que existem no mercado cervejeiro!