10 principais maneiras de aumentar as vendas de cerveja no bar
Seus clientes consideram vários fatores ao escolher entre uma cerveja no bar. E embora seus clientes tenham suas cervejas preferidas, não existe nenhuma garantia de que eles não estejam procurando por algo novo.
Neste artigo, vamos ver as maneiras mais eficazes para aumentar as vendas de cerveja no bar. Começaremos detalhando 10 táticas comprovadas para aumentar sua base de clientes e, ao mesmo tempo, acelerar o volume de vendas de cerveja no bar.
1. Ensine sua equipe a fazer upsell
Quando os clientes entram no seu bar, eles chegam com a intenção de pedir pelo menos algumas cervejas. Ou seja, vender pelo menos uma cerveja é algo garantido.
Para conseguir resultados melhores do que isso, sua equipe deve se tornar especialista em upsell para esses clientes.
O upsell é uma técnica utilizada para “vender mais” ao consumidor. Nesse caso, um garçom oferece uma cerveja melhor e, na maioria das vezes, com o valor mais elevado.
Assim, ajudar sua equipe a entender como recomendar adequadamente bebidas semelhantes, porém mais premium e caras, aumentará significativamente as vendas de cerveja no bar.
Se sua equipe não for devidamente instruída sobre o que ou como fazer upsell, você deve criar treinamentos consistentes para ensiná-los exatamente como deixar seu cliente animado e interessado em experimentar bebidas especiais e outras bebidas com margens mais altas.
2. Crie uma promoção nas redes sociais
As promoções nas redes sociais para os seus clientes podem ser surpreendentemente eficazes e impulsionar as vendas de cerveja em qualquer dia.
No entanto, sua promoção deve ser feita de forma a criar um senso de urgência e, assim, atrair os clientes para o seu bar imediatamente.
Se a sua promoção não tiver esse senso de urgência, é improvável que você obtenha resultados quase tão grandes quanto os que deseja, pois as pessoas vão esquecer sua promoção, assim como qualquer outra promoção.
3. Tenha uma estratégia para os dias que vendem menos cerveja no bar
Todo mundo tem dias lotados e dias quase vazios.
Em seus dias quase vazios, você pode criar uma atmosfera onde as pessoas estão mais relaxadas, e você pode fazer isso tocando música de ritmo mais lento em seu restaurante ou bar.
Quando o ambiente é relaxante, as pessoas gastam tempo para relaxar e se tornarem mais tranquilas, o que geralmente contribui para estadias mais longas e mais vendas de cervejas no bar.
4. Crie ofertas por tempo limitado
As ofertas por tempo limitado são uma ótima maneira de fazer as pessoas comprarem mais cervejas no bar.
Se as pessoas já gostam ou querem experimentar uma determinada bebida, mas sabem que ela não estará disponível no futuro, é muito mais provável que experimentem essa bebida que está por tempo limitado.
5. Além de vender cerveja no bar, venda coquetéis
Muitos clientes que visitam o seu bar não tem o objetivo principal de ficar bêbado o mais rápido possível.
Além disso, alguns virão com amigos e desejarão moderar o consumo de álcool, mas ainda assim desejam desfrutar de um coquetel divertido e delicioso.
Certifique-se de que seu bar está gerando lucro diariamente
Usar algumas ou todas as técnicas acima para aumentar as vendas de cerveja no bar é uma ótima maneira de aumentar a lucratividade geral.
No entanto, além de aumentar as vendas de bebidas, há outras áreas a serem consideradas quando você está trabalhando para vender mais cerveja no bar.
Suas vendas são importantes, mas se você não estiver obtendo um lucro acima da média com as bebidas que está vendendo, seus números não serão tão bons quanto poderiam ser no final do ano.
Trabalhe e refaça seu cardápio
Além de treinar sua equipe para conhecer o cardápio de bebidas, você deve revisar e analisar constantemente as seleções oferecidas para que seus clientes obtenham exatamente o que desejam, garantindo que eles continuem voltando.
6. Venda cerveja artesanal
Quer saber como aumentar as vendas de cerveja no bar? Cerveja artesanal é o caminho a percorrer. A cerveja artesanal, em geral, é bastante popular, principalmente entre os jovens, e a cerveja artesanal é definitivamente uma maneira de aumentar as vendas de cerveja no bar.
Inclusive, se for adquirido localmente, melhor ainda.
Assim, procure os comerciantes locais de cerveja artesanal e faça um acordo com eles para vender seus produtos em seu bar. Ter uma estratégia de vendas de cerveja artesanal pode ser extremamente útil.
No entanto, certifique-se de anunciar essas cervejas corretamente em seu menu. Algumas informações sobre como elas são feitas e uma breve história serão úteis.
Ou seja, deixe as pessoas saberem que essas cervejas são únicas. Você receberá pontos bônus por apoiar outras empresas locais, e os clientes vão se divertir experimentando novos tipos de cerveja artesanal.
7. Ofereça testes de sabor ou amostras grátis de cerveja no bar
Digamos que você tenha um novo chopp estiloso que deseja que os clientes comprem.
Assim, além de divulgá-lo nas redes sociais e no seu cardápio, sugira provas de degustação para clientes interessados e indecisos.
Da mesma forma, em vez de perguntar aos clientes se eles gostariam de uma bebida, os atendentes podem dizer algo como: “ Temos um novo chopp de que você pode gostar. Chama-se [nome] e é delicioso.”
Se pedirem mais informações, fale sobre os ingredientes e como é o sabor, e sugira uma pequena amostra. Assim, se a apresentação for interessante o suficiente, eles podem concordar e comprar a versão completa.
Claro, você pode optar em ter o autosserviço de chopp e ser capaz de fornecer testes de sabor de qualquer cerveja. Mas, nesse caso, o melhor de tudo é que o cliente estará pagando pela quantidade de cerveja que ele servir.
8. Crie um ambiente legal
O ambiente que você cria pode ter um impacto significativo na quantidade de vendas de cerveja no bar. Assim, dependendo de como isso se encaixa no seu conceito, você pode usar alguns truques para fazer as pessoas gastarem mais em bebidas.
Por exemplo, diz-se que a música alta estimula a beber mais. No entanto, isso pode não funcionar na maioria dos bares onde as pessoas querem bater um papo. Você pode, no entanto, aumentar o volume em algumas áreas diferenciadas do bar.
Você também pode investir em cadeiras mais confortáveis se seu objetivo for fazer as pessoas ficarem mais tempo e pedirem mais. Tudo depende de quais são suas expectativas.
9. Considere criar um ambiente ao ar livre para aumentar as vendas de cerveja no bar
Embora isso possa não funcionar o ano todo, é uma excelente opção para os meses mais quentes e pode ser usado nos meses mais frios também se você adicionar aquecimento externo.
Quando possível, a maioria das pessoas prefere ficar ao ar livre porque quer fumar ou trazer seu cachorro com elas.
Álcool e fumo andam de mãos dadas, então ter mesas ao ar livre aumentará suas vendas de cerveja.
Considere adicionar mesas maiores ao ar livre e menores dentro de casa, porque grupos de amigos podem querer sentar do lado de fora e passar mais tempo lá, o que os levará a pedir mais bebidas.
10. Não desperdice cerveja
Isso acontece principalmente ao servir chopp. Geralmente, na hora de servir chopp, uma parte da espuma é deixada escorrer, para fazer o colarinho perfeito.
No entanto, espuma também é chopp.
Mesmo que o desperdício seja pouco em cada copo, ele irá somar e se tornar um valor bem grande se acontecer o tempo todo.
Uma solução que muitos bares vêm adotando é o autosserviço de chopp, onde o cliente serve a sua própria bebida. Nesse caso, não existe a possibilidade de você perder dinheiro com um chopp desperdiçado.
Saiba mais sobre a proposta da Beerpass!