Cardápio de bar simples: veja 10 ideias de pratos!
O cardápio é um dos principais pontos de atenção na hora de montar um bar. Entretanto, ele pode ser um cardápio de bar simples!
Não é incomum que soluções simples funcionem, às vezes, até melhor que planos muito complexos e mirabolantes.
Mas é importante frisar: ser simples não significa falta de qualidade! Mas sim investir energia e recursos naquilo que funciona!
Além disso, mesmo sendo preparações simples, elas podem sim trazer um diferencial que vai destacar o seu bar da concorrência.
Confira no texto 10 ideias de pratos para um cardápio de bar, e também dicas de como deixar os pratos mais atraentes!
1. Porção de batata frita
A primeira ideia não poderia ser outra que não a porção de batata frita. A batata frita é um clássico em bares e botecos por aí.
É um prato com baixo custo e você pode trabalhar uma margem de lucro um pouco melhor. Mas, mesmo em uma simples porção de batata frita, você pode agregar valor.
O clássico é oferecer os adicionais, como bacon e calabresa, cheddar. Você pode inovar na apresentação, adquirir recipientes que combinem com a sua decoração ou a temática do seu bar.
Além disso, você pode incrementar outros tipos de acompanhamentos, como um ramekin com cheddar para as pessoas mergulharem a batata.
Ou então oferecer adicional de salsinha e queijo. Ainda é possível trabalhar com a batata rústica, que também faz muito sucesso.
Transforme sua porção de batata frita em um prato que desperte a vontade de comer só de olhar!
2. Polenta
Nem todo o bar oferece opções de polenta. Mas ela também possui muitos admiradores.
Aqui te damos a ideia de servir ela frita, como é o mais comum ou então criar um prato com polenta mole e molho ragu.
Polenta com molho é um prato muito tradicional. Ela remete a comida caseira e ao mesmo tempo é deliciosa acompanhada de um bom chopp gelado!
Capriche na apresentação da polenta com molho! Geralmente esses pratos pedem uma temática mais rústica, mas não é regra!
Você também pode fugir do óbvio e fazer uma apresentação mais moderna. Com uma louça branca e a polenta com o molho bem montada no prato.
O importante é sempre agregar valor.
3. Fish and Chips
O Fish and Chips é um famoso prato típico do Reino Unido. A batata frita e o peixe empanado servidos em porção conquistam os clientes e é um prato simples de ser preparado.
O prato tradicional é servido em volta de um jornal e, em alguns lugares, até hoje é servido assim.
Então ele permite com que você seja criativo na apresentação e cria uma experiência diferenciada!
4. Porção de coxinhas
As coxinhas são simples, mas são versáteis! Além de todo mundo gostar você pode oferecer sabores diferentes e até outros tipos de massa.
Coxinhas de carne de sol e até veganas podem chamar atenção dos seus clientes. E claro, as tradicionais de frango são sempre uma boa pedida!
5. Tábua de frios
Todo mundo gosta de uma tábua de frios! Esse prato pode muito bem ser servido para um grupo de amigos que acabaram de chegar no seu bar.
E como sempre, também é possível inovar. Além de montar ela de forma esteticamente agradável, inclua itens diferentes, como por exemplo morango.
O morango agrega na apresentação e harmoniza com o paladar, pois ele equilibra a gordura das linguiças e queijos.
6. Escondidinho
Outra opção de prato é o escondidinho. O escondidinho tem suas dificuldades para fazer, mas é possível!
Isso porque você terá que cozinhar bem a batata ou o aipim, e amassar. Esse processo requer um pouco mais de trabalho, tempo de fogão e força!
Porém é um prato que todo mundo gosta, até porque é uma opção que sacia bem a fome e acaba sendo uma alternativa para aqueles que querem fugir das opções mais tradicionais, como batata frita e hambúrguer.
7. Risoto
Se você for abrir um bar com um cardápio um pouco mais elaborado, o risoto é uma ótima alternativa.
Apesar de ser um prato bastante estimado pelas pessoas, os processos não são tão complexos assim.
É claro que o resultado final vai mudar bastante dependendo do cuidado que você tem em cada etapa, como saber o ponto certo do arroz arbóreo.
A apresentação do risoto é muito atraente e ele pode ser feito de inúmeras formas diferentes. Então uma dica bacana é explorar o ingrediente que será utilizado, conforme a preferência dos seus clientes.
8. Camarão à Milanesa
O Camarão à Milanesa é muito apreciado! Dependendo da especialidade do seu bar você pode utilizar ou um camarão menor, ou até um maior e criar um prato bastante requintado.
Mas com os camarões menores também é possível servi-los de forma que agregue valor ao prato.
Louças brancas sempre destacam o alimento, mas louças com outras cores também podem ser combinações interessantes.
Por exemplo, experimente utilizar uma louça preta e traga cores para o prato através de decorações com tomate cereja e alface.
9. Penne ao Pesto
O molho pesto combina muito com massas e o penne tem a vantagem de fazer com que o molho adere bem, devido ao próprio formato.
Este é um prato diferente, que também é o ideal caso você esteja pensando em criar pratos que vão além das porções.
A preparação não é complexa, mas como toda receita também precisa de cuidado em detalhes. Como por exemplo a qualidade do azeite e a proporção dos ingredientes.
10. Dadinho de tapioca
Por fim, mas também uma opção que ficou muito popular foi o dadinho de tapioca. Tipicamente brasileiro, a criação do chef Rodrigo Oliveira logo conquistou o paladar das pessoas.
No dadinho de tapioca vão poucos ingredientes: queijo coalho, tapioca granulada, leite e pimenta.
Sem muito segredo no modo de preparo, o resultado são os apreciados dadinhos que combinam muito bem com uma geléia de pimenta!
Cardápio de bar simples: o que considerar?
E para concluir, é preciso entender que para elaborar um cardápio, alguns fatores devem ser levados em consideração.
Um deles é o seu público-alvo e o comportamento dos seus clientes! Quanto mais a gente acompanha de perto nossas vendas, mais vamos entendendo as preferências e tomando decisões.
Dessa forma, vamos melhorando a experiência do público em nosso estabelecimento.
Outro fator é o preço de venda. Agregar valor ao prato através de uma louça diferenciada ou um ingrediente mais caro é interessante, mas isso precisa estar incluso no seu preço e ser um diferencial!
Considere também o seu modelo de negócio! Quer dizer, se o foco do seu bar é a venda de chopp, analise o que pode ser incluído no cardápio para estimular o consumo da bebida.
E vale sempre ressaltar, o cardápio de bar simples não é sinônimo de má qualidade! Capriche nos pratos e apresentações e impressione seus clientes!