Beerpass celebra seis anos de trajetória: “soluções que viabilizam e transformam o mercado”

Beerpass celebra seis anos de trajetória: “soluções que viabilizam e transformam o mercado”

Beerpass celebra seis anos de trajetória: “soluções que viabilizam e transformam o mercado”

Visão estratégica, foco nas soluções e nos problemas reais dos clientes: como a Beerpass transformou a experiência do consumo de chopp e conquistou a confiança do mercado cervejeiro

 

A busca constante por inovação impulsiona empreendedores a repensarem seus modelos de negócio para alcançar resultados mais expressivos. E, se a tecnologia é uma aliada indispensável em diversos setores, no mercado cervejeiro não seria diferente. Com esse propósito, a Beerpass, startup especializada em autosserviço de chope, vem consolidando ao longo de seus 6 anos de atuação uma estratégia clara: tornar viáveis negócios cervejeiros por meio da tecnologia e inovação.

 

Lá em 2014, Alexandre Flores, sócio fundador da Beerpass, buscou entender como ele poderia possibilitar o crescimento da sua própria microempresa, na época, uma hamburgueria em Florianópolis. Ao ter contato com sistemas de autosserviço, pensou que poderia desenvolver uma solução acessível, rápida e fácil aos pequenos negócios.

“Na época, a busca pela otimização dos processos sempre foi algo que eu percebia como uma forma de amplificar resultados. E eu pensei que desenvolver minha própria solução de autosserviço de chopp poderia realmente impactar o mercado”, relatou.

Flores na época já tinha sua formação em Análise de Sistemas e estudava seu Mestrado em Computação. Mas o empreendedorismo sempre esteve vivo dentro dele, o que fez com ele buscasse as próprias soluções para problemas que os donos de bares encontravam pelo caminho: desperdício, controle da gestão e entrega de uma boa experiência ao cliente.

Alexandre Flores (esquerda), junto com Roberto Motta Neto, um dos sócios da Beerpass e responsável pela área de produção e logística

Combinando todos esses fatores, a Beerpass dedicou seus seis anos de atuação a se desenvolver continuamente e a entregar resultados consistentes. Sempre atenta ao feedback dos clientes, a empresa criou soluções voltadas para resolver as principais dores do mercado.  O primeiro cliente, encontrou no sul de Santa Catarina, a Van Tap, em Criciúma.

Com olho na inovação, a Van Tap surgiu junto com a Beerpass

Juliano Ferraz Becker, proprietário da Van Tap House, iniciou seu negócio já com o olhar para inovação. “A Van Tap nasceu há seis anos atrás, quando a gente viu uma necessidade de levar para os nossos clientes uma experiência diferente”, relata Juliano.

 

Certo do que o move, ele conheceu a Beerpass e confiou na empresa, que ainda dava os primeiros passos, para desenvolver aquilo que precisava.

“Na época eu precisava de um sistema pós-pago, e eu não encontrava sistemas de autosserviço que desenvolviam essa modalidade de atendimento. Foi aí que eu conversei com o Alexandre e eles desenvolveram essa possibilidade para colocarmos na Van Tap."

O chope, a experiência de consumo e a responsabilidade com o planeta são pilares que movem a Van Tap e que fazem com que Juliano construa o negócio focado na inovação, na tecnologia e no fortalecimento do consumo do chopp.

 

“A gente sempre quis trazer inovação, controle, mostrar para os clientes que existe essa possibilidade. Porque a maior restrição do mercado contra chopp é a má experiência, seja por conta do desperdício, seja por conta de equipamentos errados, assistência errada de vários fornecedores. Então o sistema Beerpass veio para desmistificar isso”, conta.

 

A Van Tap é um bar que utilizou da tecnologia do autosserviço de chopp para entregar uma experiência única. O atendimento funciona praticamente 100% autosserviço. O cliente chega passa por uma catraca e recebe o cartão Beerpass. 

“O cliente só recebe dos garçons a comida e os drinks. A equipe também faz a limpeza das mesas. O resto é tudo autosserviço. Então a gente já tem essa essência desde o início. Queremos levar a experiência do autosserviço, da apreciação do chopp, em um local despojado, onde cada detalhe é pensado”

 

Quando Juliano diz que cada detalhe é pensado, não é à toa.  A decoração da Van Tap é feita com materiais reciclados vindo ao encontro da redução de lixo e embalagens que o consumo de chopp propõe ao mercado. “Além de buscar por um consumo mais consciente, esse material reciclado conversa com a nossa identidade e visual. Buscamos trazer a atmosfera de um bar mais antigo, dos pubs nos quais temos referência que são os pubs holandeses.”

 

Ele conta que o nome Van Tap significa “da torneira” em holandês, o que também faz jus ao foco do atendimento, que é levar experiência, possibilitar que o cliente possa provar vários estilos de chopes diferentes e ter o contato direto com a tap.

 

“Eu acredito muito no consumo do chopp. E digo para quem está começando agora a empreender para parar de trabalhar para o ‘sistema’. As grandes não têm interesse em levar experiência ou um consumo consciente. Elas querem que você venda garrafa, que você gaste mais energia, que você tenha ocupação de espaço. Por isso que sempre busco por espaços de venda de chopp, é algo que acredito”, afirma Juliano.

 

Estas convicções fazem com que a Van Tap se fortaleça e conquiste uma posição consolidada no mercado de bares e restaurantes. 

 

A Van Tap foi o primeiro cliente da Beerpass, e continua com a empresa até hoje. “Nós ficamos muito felizes em poder dizer que nosso primeiro cliente, ainda continua com a gente. É sinal de que estamos no caminho certo”, relata Alexandre.

Trajetória sólida e confiança do mercado

O início lá com a Van Tap já mostrou que a Beerpass podia muito. E seguiu crescendo, na retomada pós-pandemia a Beerpass triplicou de tamanho e hoje atende mais de 300 clientes por todo o Brasil.

 

Para Alexandre, um dos fatores decisivos para o sucesso da Beerpass e seu impacto no mercado foi o desenvolvimento contínuo da equipe, sempre com um olhar atento às necessidades e tendências.

 

“Estamos próximos dos clientes, a gente consegue ouvir eles, ver o que precisam. Não é à toa que nosso primeiro cliente segue com a gente até hoje. A gente desenvolve produtos que atendem o mercado e que realmente impulsionam e viabilizam negócios”, diz. 

Dentro do hall de soluções, a Beerpass já desenvolveu o totem de autoatendimento, o aplicativo Beerpass, novas soluções de módulos de autosserviço que atendem até 4 torneiras. Além disso, aprimora cada vez mais as funcionalidades, a mais recente atualização foi o módulo fiscal já integrado no autosserviço.

“Focamos no que é importante, fazemos o que precisa ser feito, criamos grandes parcerias. Construímos uma comunidade junto aos empreendedores. São pessoas como nós, que dividem a paixão pelo mercado cervejeiro, que levam as facilidades da tecnologia para as pessoas, geram renda, movem a economia”, compartilha Alexandre.

Em setembro de 2024 a Beerpass completa seis anos de mercado, crescendo, se desenvolvendo com foco no que é realmente importante e levando sempre tecnologia aos bares, restaurantes e cervejarias.

 

Conheça mais sobre a tecnologia e o autosserviço de chopp Beerpass entrando em contato com a equipe e tirando todas suas dúvidas!

Bárbara Siementkowski

Posts Relacionados