Barril de chopp ou cerveja de garrafa: o que vender no meu bar?
Uma das dúvidas que surge para quem vai abrir um bar é: vendo barril de chopp ou cerveja de garrafa? Qual a diferença, quais as vantagens e desvantagens?
Esta é uma importante decisão pois está diretamente ligada como será seu modelo de negócio!
Saiba agora mesmo as diferenças e dicas importantes para que você possa escolher entre os dois!
Barril de chopp ou cerveja de garrafa, o que eu escolho?
Essa pergunta é daquelas que tem uma resposta que nem sempre queremos ouvir... mas, depende!
Cada um deles cumpre o seu papel dentro de um negócio! Por isso que essa decisão vai ser tomada junto com seu modelo de negócio!
Até porque isso vai depender de:
- Qual seu público-alvo?
- Como você quer vender a bebida?
- Quais serviços quer oferecer?
- De que forma esse público gosta de consumir?
- Você vai trabalhar com uma variedade de estilos ou um catálogo menor?
E outra coisa, você sabe qual a diferença entre chopp e cerveja?
O chopp é a cerveja que não passou pelo processo de pasteurização. A cerveja é vendida em garrafas e o chopp, geralmente, em barris (sim, já existe chopp em garrafa, mas ainda não se vê muito).
Agora, a preferência de cada um, vai depender da situação em que ela está. Por exemplo, se você vai em um churrasco de domingo com os amigos, pode ser que umas latinhas ou garrafas de cerveja te sirvam bem!
Mas se você quer apreciar o gosto de uma bebida especial ou diferenciada, o chopp será mais interessante. Isso porque por não ser fermentado ele é mais “fresco”.
Agora, vamos ver o que tudo isso implica na hora de empreender no setor cervejeiro!
Diferenças entre barril de chopp e garrafa
As garrafas são geralmente de 350 ml ou 600 ml. Em geral são produtos de grandes empresas, devido aos custos logísticos para o envase. As garrafas armazenam produtos pasteurizados e bebidas mistas.
Já os barris envasam o chopp, que como falamos é uma bebida não pasteurizada. Normalmente são de 30 ou 50 litros e são produtos fornecido ou por grandes empresas ou por microcervejarias.
No barril vai o chopp, mas também podem ser servidos drinks e até espumantes!
Agora, veja algumas vantagens e desvantagens das duas opções.
Vantagens da garrafa
A primeira vantagem das garrafas é a questão da operação. O barril de chopp acaba exigindo uma estrutura, principalmente por conta da montagem do sistema de chopp.
Claro que isso acaba agregando um valor em experiência, mas requer sim mais estrutura como mangueiras, cilindros, torneiras etc.
Há também um bom controle de estoque por unidade! Afinal, você vai saber quantas garrafas vai sair, quantas terá que devolver.
O desperdício também é uma das vantagens, pois quando você vende a garrafa, você a vende inteira, independente se sobrar ou não.
Desvantagens da garrafa
Um dos pontos é a logística e o armazenamento. Para estocar uma grande quantidade de cerveja, você vai precisar ocupar muito espaço com muitas garrafas.
Então pode ser que este seja um ponto de decisão: quanto espaço você tem? E qual sua capacidade logística de trabalhar com as garrafas?
Porque todas essas garrafas vão precisar ser movimentadas dentro do seu bar e organizadas. Separar as cheias das vazias, por exemplo.
Assim como, as cervejas diferentes terão que estar organizadas de uma forma que seu garçom consiga alcançá-las facilmente.
Outro ponto é o abastecimento, existe uma força operacional, de mão de obra, para guardar todas as garrafas, de levá-las ao cliente e organizar tudo na cervejeira de forma ordenada e higienizada.
A possibilidade de negociação de preço por litro acaba também sendo mais baixa do que o chopp, em um produto de mesma ou até maior qualidade. Ou seja, você consegue um custo-benefício menor por litro quando falamos em garrafas.
E por fim, a experiência sensorial de uma cerveja de garrafa é mais limitada que aquela oferecida pelo barril de chopp. É claro que as cervejas de garrafas também muito boas, mas a experiência da carbonatação, de se servir na torneira e ter aquele gosto característico do chopp, a garrafa não conseguirá entregar.
Vantagens do barril de chopp
Agora falando um pouco sobre as vantagens do barril. O primeiro é a questão justamente da experiência sensorial, que acabamos de citar.
O chopp entrega algumas possibilidades a mais de rótulos, sensações e receitas. Principalmente porque, geralmente, as cervejarias artesanais que são as cervejarias que mais investem em receitas e rótulos diferentes, venderão o chopp em barril.
Além de que, o chopp acaba sendo mais valorizado por ser uma bebida mais fresca.
A logística de trabalhar com o barril é mais simplificada. Por exemplo, 4 barris de 50 litros de chopp equivalem a, aproximadamente 332 garrafas de cerveja (600 ml).
Dá para perceber que o espaço é bem mais otimizado, né?
O reabastecimento também é muito mais rápido, porque se você pedir 200 litros de chopp, você precisa levar para a câmara fria 4 barris de 50 e não 332 garrafas.
A parede com as taps (torneiras) torna o seu bar muito mais atrativo para o cliente e agrega valor ao seu negócio.
Desvantagens do barril de chopp
Um dos problemas do barril é os desafios de regulagem e extração. Pelo chopp ser uma bebida “viva”, ele varia a sua forma. Então é necessário regular pressão e a velocidade de extração.
Há também um desafio maior em relação ao controle de estoque. Isso porque você pode precisar fazer sangrias de manutenção. O que pode acabar se perdendo caso você não tenha o autosserviço de chopp instalado.
Outra questão também são as provinhas. O seu cliente pode querer provar o chopp antes de comprar uma caneca, essas provinhas podem parecer poucas, mas no fim do mês acaba se tornando algo relevante.
Você sabia que temos uma live completa sobre esse assunto? Se você quiser entender melhor as vantagens de um ou de outro, assista e veja a explicação completa de Alexandre Flores, Mestre em Computação e CEO da Beerpass e Fábio Lopes, gerente de Sucesso do Cliente e implantação da Beerpass.
Mas no fim, qual a melhor alternativa? Barril de chopp ou cerveja de garrafa?
Como você pode perceber, cada uma dessas modalidades possui suas próprias vantagens e desvantagens.
Entretanto, um dos pontos fortes do barril de chopp é o valor agregado. Para quem gosta de cerveja, o chopp entrega uma experiência diferente e uma qualidade diferenciada.
No fim vai depender do seu negócio e daquilo que você busca. Mas se você busca abrir um bar com barril de chopp, aliar a modalidade com tecnologia será o melhor caminho para você!
Se você quer saber como a Beerpass pode te ajudar a servir utilizando o barril de chopp, não hesite em conversar com nossos especialistas e tirar todas as suas dúvidas sobre seu projeto e a solução!