Bares com música ao vivo: estratégias para atrair clientes!

Bares com música ao vivo: estratégias para atrair clientes!

Bares com música ao vivo: estratégias para atrair clientes!

Você sabe quais estratégias usar em bares com música ao vivo?

 

Ter um músico e uma programação ao vivo é uma escolha estratégica e que atrai clientes. Mas, com certeza muitos bares na sua cidade já fazem isso, certo?

 

Mas, o que fazer para que o seu bar se torne mais atrativo que os concorrentes? Quais as melhores estratégias de lidar com a música ao vivo?

 

A gente te conta aqui no guia que preparamos:

Bares com música ao vivo são realmente uma escolha para as pessoas?

Você pode até achar que a música ao vivo não é um grande diferencial, mas a verdade é que o termo bares com música ao vivo é bastante pesquisado pelas pessoas nos mecanismos de busca, principalmente de forma regional.

 

Ou seja, sim! As pessoas procuram bares com música ao vivo para se divertirem.

 

Acontece, muitas vezes, é que os bares acabam usando essa estratégia de uma forma que não conversa com o público-alvo!

 

Por isso que você deve ter dentro da sua programação um calendário bem alinhado, boas escolhas conforme o gosto dos seus clientes e acima de tudo focar na EXPERIÊNCIA.

 

Olha só como você vai fazer isso:

Público-alvo

A gente sempre insiste que você deve entender para quem está trabalhando. O seu bar vai ter algum tipo de cliente.

 

Esse perfil, ou vai naturalmente aparecer e você vai adaptar a estratégia para ele, ou você já vai trabalhar no perfil que quer atrair.

 

Por exemplo, se você percebe que muitas pessoas que gostam de rock frequentam o seu bar, você pode sim adaptar a sua programação para o gosto do seu público.

 

Possivelmente, pessoas com outros gostos muito distintos vão acabar não indo naquele dia. Mas não tenha medo, se você cativa um público, você os fideliza! Basta entender se aquela demanda é, de fato, REAL! Isto é, se existe um nicho que você vai atender.

 

Não adianta você colocar um rock se o seu público gosta de samba, entende? Se não existe a demanda pelo rock na sua região, você pode acabar dando um tiro no pé.

Crie uma atmosfera agradável

Ainda pensando no seu público-alvo, a melhor forma de entender e escolher o melhor tipo de música é justamente tendo claro no seu modelo de negócio qual tipo de bar você vai abrir.

Quais tipo de bar existem?

 Você pode abrir um:

  • Pub (bares inspirados nos pubs ingleses e irlandeses)
  • Lounge Bar
  • Bares temáticos (bares de filmes, séries, esportes e outros)
  • Botecos (bares brasileiros mais clássicos)
  • Tap House
  • Brewpubs
  • Food Parks e outros;

Cada um destes você terá uma estratégia de música ao vivo diferente. Por exemplo, um pub inglês geralmente vai combinar mais com um rock, os famosos botecos combinam com samba. Já os food parks são mais amplos, mas combinam muito bem com músicas que as pessoas levantam para dançar como sertanejo e forró.

Enfim, ao abrir um bar você pode traçar sua estratégia desde o início! Assim você vai conseguir formular melhor desde a sua identidade visual, cardápio, até a escolha das músicas que tocarão nele.

Ou seja, você precisa aliar: ambiente, música, cardápio e bebida para criar uma atmosfera agradável ao público.

Mas você se pergunta, eu posso não definir um único estilo? Você pode, desde que isso faça sentido com o seu público e o seu bar. Por exemplo, vários de nossos clientes tem um calendário com mais de um estilo.

A exemplo do Truck Valley, Food Park em Joinville, Santa Catarina. Como falamos anteriormente, um Food Park permite um formato mais aberto com música ao vivo mais frequente.

Olha só a programação musical deles:

Mesmo assim, você entende que ele permeia entre o pop rock e sertanejo? Existe uma linha, se eles incluírem algo muito fora disso, por exemplo, um metal mais pesado, já pode espantar algumas pessoas.

Sistema de som em bares com música ao vivo

Não deixe de lado a preocupação quanto ao sistema de som. Sim, parece óbvio dizer isso, mas quantas vezes você já não foi em um bar onde o som era ruim?

 

São pequenos detalhes que vão fazer totalmente a diferença na experiência do seu cliente! Com um sistema de som ruim a música vai passar de ser um diferencial para algo que vai espantar clientes.

 

Então tenha um som de qualidade, onde você consiga controlar bem os volumes, graves e agudos. Até porque é normal que os espaços que você vai alugar para o seu bar nem sempre (ou raramente tem) uma boa acústica.

 

Quando isso acontecer, ter a possibilidade de controlar bem o som vai fazer muita diferença.

 

Vale a pena avaliar se você consegue contratar um técnico de som freelancer, pelo menos durante alguns dias ou naqueles eventos mais importantes!

 

Muitas vezes o próprio músico vai saber te indicar algum ou te auxiliar com a questão do som também, mas negocie isso com ele.

Divulgue a programação dos músicos

Use suas redes sociais para divulgar o calendário dos músicos que irão tocar. Assim as pessoas já podem se planejar caso queira prestigiar algum em específico.

 

Marque os músicos nas postagens e convide-os para fazer postagens colaborativas! Para chegar a mais pessoas.

 

Além de divulgar a programação, divulgue também os músicos e seus trabalhos. Quando ele estiver fazendo alguma apresentação, registre com vídeos e crie memórias para seus clientes.

 

Por exemplo, poste trechos da noite de música ao vivo para atrair ainda mais pessoas para o seu bar.

Agora, questões burocráticas...

Existem algumas dúvidas que os donos de bares têm em relação a música ao vivo. Para você não ter problemas com as legislações, vale a pena consultar seu advogado e contadores.  

 

Aqui vamos listar apenas algumas situações para você tirar a dúvida com estes profissionais, ok?

 

  • Você precisa pagar a taxa do ECAD para tocar as músicas no seu bar! Confira como funciona na sua cidade.
  • Existem regras quanto a cobrança do couvert artístico. Mas a principal delas é que essa cobrança deve estar CLARA E VISÍVEL ao consumidor do seu bar. Ou seja, cartazes na entrada, pelo restaurante e avisos no cardápio são boas opções!
  • Você não pode cobrar couvert de playlists ou outros sons que não sejam do artista ao vivo;
  • Evite dores de cabeça! Para contratação do artista faça um contrato formal, com clausulas claras em relação aos vínculos de prestação de serviços.
  • Garanta que o seu bar tenha um bom isolamento acústico e que o som fique dentro das normas de sossego e perturbação da sua cidade. Você não vai querer ter problemas com vizinhos, certo?

Bares com música ao vivo: afinal, devo ter ou não?

Vale a pena contratar músicos e fazer uma programação ao vivo no seu bar! Esse tipo de ação atrai gente, movimenta o bar e chama atenção.

 

É importante fazer de forma estratégica e dentro das legislações. Mas faça do músico uma boa companhia para seus clientes!

 

E aí, gostou dessas dicas sobre bares com música ao vivo? Não deixe de acompanhar nossos conteúdos para saber mais! E se quiser saber como a Beerpass pode te ajudar a tirar seu bar do papel, entre em contato com nossa consultora!

Bruna Siementkowski

Especialista em Marketing Digital

Posts Relacionados