9 práticas recomendadas para administrar um bar

9 práticas recomendadas para administrar um bar

9 práticas recomendadas para administrar um bar

Aprender a administrar um bar não é uma tarefa fácil. Embora existam muitas escolas que ensinam as pessoas como ser um bartender, são raras as escolas que ensinam as pessoas a administrar um bar com sucesso. 

A maioria das pessoas aprende da maneira mais difícil – pulando com os dois pés e cometendo vários erros ao longo do caminho (e, esperançosamente, aprendendo com esses erros).

Mas, não seria melhor aprender sem cometer vários erros. Com certeza. Por isso, reunimos aqui as 6 melhores dicas para administrar um bar.

1. Foco no bom atendimento

Trate os clientes da melhor maneira possível e certifique-se de que a experiência do cliente seja sempre positiva, desde uma boa noite amigável na porta até um ótimo serviço no bar. 

Peça feedback dos clientes com frequência, por meio de pesquisas ou simplesmente perguntando o que você pode fazer melhor enquanto eles estão lá. 

Contrate pessoas que tenham uma atitude ao atender seus clientes. Treine eles tanto no conhecimento do serviço quanto do produto. Envolva a equipe na resolução de problemas, se eles surgirem. Trate bons funcionários como o recurso valioso que eles são.

2. Mantenha sua equipe motivada

Agora que você tem uma equipe extremamente experiente, extrovertida e bem-apessoada, certifique-se de mantê-los motivados para que eles continuem dando o seu melhor. 

Equipe motivada

Equipes desmotivadas podem matar o seu negócio. Mantenha sua equipe motivada com concursos de funcionários, programas de funcionário do mês e bônus divertidos. 

Isso lhes dá uma sensação de satisfação e realização, além de construir um relacionamento familiar, o que torna menos provável que eles saiam para trabalhar em outro lugar.




3. Aproveite as redes sociais

Tente tornar seu bar e suas bebidas Instagramáveis. Publique suas próprias fotos e notícias com frequência e incentive os clientes a fazer o mesmo. 

Redes Sociais

Sistemas e equipamentos como software de gerenciamento de estoque ou uso de tablets para acelerar pedidos também podem tornar você e sua equipe mais produtivos.

É fundamental manter-se atualizado sobre quais aplicativos os clientes estão usando antes, durante e depois de suas visitas, para que você possa encontrar novas maneiras de interagir com eles.  

4. Defina os preços certos

Os preços de alimentos e bebidas devem estar alinhados com a experiência que seus clientes obtêm ao solicitar esses itens.

Fique longe do tipo de pensamento de que você pode simplesmente aumentar os lucros aumentando seus preços. Esta é uma correção de curto prazo na melhor das hipóteses e provavelmente deixará você com cada vez menos clientes com o passar do tempo. 

Preço justo

Olhe para os seus preços da perspectiva de seus clientes. Quando eles acordarem e contarem o dinheiro no dia seguinte após a festa em seu bar na noite anterior, eles ficarão agradavelmente surpresos ou chocados com o quanto isso lhes custou? 

Você não quer que seus preços sejam muito baixos, pois as pessoas tendem a associar baixa qualidade com preço baixo. E você também não quer que seus preços sejam muito altos – pois você conseguirá pessoas na primeira vez, mas não as terá de volta.

5. Use o autosserviço de chopp

Autosserviço

O autosserviço de chopp é um sistema em que o próprio cliente pode se servir diretamente das torneiras e continua sendo cada vez mais adquirido pelos bares.

O self-service de chopp é uma solução eficiente e comprovada que garante a máxima rentabilidade do produto, otimiza a cadeia de atendimento e aumenta a satisfação do cliente, criando uma experiência única de poder servir seu próprio chopp.

Além disso, os clientes não precisam ficar esperando um garçom ficar livre para atendê-los, depois anotar o pedido e ir lá servir. Os clientes não precisam esperar: pois, eles escolhem que chopp beber, quando e quanto querem beber!

Quer saber quanto custa o autosserviço de chopp? Clique aqui.






6. Decore o seu bar de forma atrativa

A primeira coisa que você deve dar mais atenção é a primeira coisa que seus clientes olham quando entram em seu bar. Dê aos seus clientes algo para ver e falar quando eles vierem ao seu bar. 

As pessoas vão aos bares para relaxar e se divertir. E parte disso pode ser alcançado simplesmente pela forma como seu bar está decorado. Além de garantir que seu estabelecimento esteja sempre limpo, certifique-se de que sua decoração combine com o tema do seu bar. 

Se for um bar de rock, alguém saberia isso entrando e olhando as paredes?

Bar atrativo

Certifique-se de que tudo, desde a cor da pintura até as fotos e outras decorações que adornam as paredes do seu bar, estejam de acordo com o seu tema e com o cliente que você está tentando atrair. 

Dê aos seus clientes um colírio para os olhos, pendurando coisas interessantes na parede, pintando as paredes com uma cor convidativa, pendurando espelhos no lugar certo, colocando persianas ou cortinas verticais ou escurecendo as janelas – desde que se encaixe no seu tema.

7. Fique atento a roubos

É um fato – todos os bares, incluindo o seu, sofrem roubo de funcionários. O roubo pode ser qualquer coisa, desde a equipe pegando batatas fritas na cozinha até o barman dando bebidas grátis para seus amigos ou cobrando por bebidas e embolsando o dinheiro. 

Certifique-se de que sua equipe saiba o que constitui roubo e que isso não será tolerado. 

Se você pegar alguém roubando do seu estabelecimento, é um bom exemplo demitir essa pessoa imediatamente e deixar os outros saberem por que ela foi demitida. Certifique-se de ter câmeras instaladas e que a equipe saiba que alguém está sempre observando.

8. Leve a responsabilidade a sério

Servir álcool envolve risco. Minimize sua exposição treinando a equipe para reconhecer e lidar com problemas relacionados ao álcool. 

Para a segurança de clientes que bebem demais, bem como a segurança de outros clientes e do público em geral, e o bem-estar de sua empresa e funcionários, ensine a todos como detectar identidades falsas e evitar que menores de idade bebam e reconhecer sinais de intoxicação.

9. Aprenda, ajuste e repita

Administrar um bar com sucesso geralmente se resume a uma combinação de várias pequenas coisas. 

Como proprietário ou gerente de um bar, você deve estar continuamente procurando maneiras de melhorar tudo, desde o serviço até a qualidade das bebidas, a apresentação e a experiência geral do cliente. 

Administração e Gerente

Procure o que funciona e se livre do que não funciona. Encontre maneiras de economizar dinheiro em custos de pessoal e alimentos e bebidas. Procure maneiras de economizar dinheiro reduzindo o desperdício de chopp. 

Treine sua equipe sobre como manusear adequadamente os copos – certifique-se de que eles não empilhem copos, um dos principais contribuintes para a quebra. Olhe para o seu bar do ponto de vista do gerente e do cliente. 

Existe uma maneira de tornar as coisas mais rápidas ou mais eficientes? Existe uma maneira de melhorar a experiência do cliente e garantir que ele volte sempre? Continue se perguntando como você pode cortar custos, melhorar a experiência de seus clientes e facilitar a vida de sua equipe implementando procedimentos e listas de verificação.

Aprender a administrar um bar é um trabalho que exige que você use muitos chapéus diferentes. Você tem que ser um bom barman e um bom empresário (ou empresária) para ter sucesso. 

Esforce-se continuamente para melhorar todos os aspectos do seu bar e isso ajudará bastante a torná-lo lucrativo e, talvez mais importante, um lugar divertido para trabalhar todos os dias.

E conte com a Beerpass!

Você também poderá gostar de ler os seguintes conteúdos:

10 principais maneiras de aumentar as vendas de cerveja no bar
Como organizar um bar – 5 dicas práticas de organização
Marketing para bares – Estratégias que vão aumentar sua clientela

Fernanda Matos

Especialista em Marketing e Design de bares

Posts Relacionados