Rota Cervejeira de Joinville: atração fortalece cervejarias e turismo da cidade
A cultura cervejeira marca suas raízes em Joinville há mais de 170 anos. Com importantes marcos na história cervejeira do país, a cidade busca cada vez mais o fortalecimento do turismo cervejeiro. Assim surgiu a Rota Cervejeira de Joinville, unindo 8 cervejarias e 3 pubs em uma atração turística focada na experiência dos amantes de um bom chopp.
Os fortes costumes cervejeiros na cidade não são por acaso. Foi na colônia Dona Francisca (região onde posteriormente viraria Joinville), que surgiu a primeira cervejaria artesanal de Santa Catarina. A Cervejaria Schmalz foi fundada pelo suíço Albrecht Gabriel Schmalz, em 1852. Além deste, outro icônico marco histórico da cidade foi o funcionamento da fábrica da Antarctica. Ela foi desativada em meados de 1999, quando foi comprada pela Ambev.
Nesse contexto, a tradição de Joinville na fabricação de cervejas reflete os trabalhos atuais e revela um potencial turístico a ser explorado. Foi com esse intuito que nasceu a Rota Cervejeira de Joinville. O projeto é uma parceria entre o Sebrae, a Fampesc (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais) e a Ajorpeme (Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa) e visa desenvolver o turismo de experiência através do treinamento e da união dos estabelecimentos participantes da Rota.
Segundo Adriano Reinert, presidente do Núcleo Cervejeiro da Ajorpeme, um dos principais objetivos da Rota é fortalecer a região, o potencial turístico e resgatar o importante legado cervejeiro de Joinville.
“Primeiro, é essencial valorizar a região e seu potencial. Em Joinville, reconhecemos suas muitas qualidades, porém algumas são esquecidas ao longo do tempo. Buscamos revitalizar a atividade cultural e turística, promovendo uma interação que valorize tanto os moradores locais quanto os visitantes. Optamos por criar grupos e unir esforços, compartilhando ideias e experiências através da Rota Cervejeira”, compartilha Adriano.
Durante meses, o Sebrae aplicou treinamentos para que todos os 11 estabelecimentos da Rota estivessem preparados para receber os turistas. Com isso, as cervejarias, bares e restaurantes criaram e aprimoraram um roteiro de visitação aos locais.
Ele reforça que a criação da Rota é uma união de vários esforços. “A Rota vem buscando na sua evolução, agregar um time e ser treinado. O Sebrae trouxe um projeto sólido, trazendo especialistas para fornecer consultoria. Nestas consultorias aprendemos sobre como os negócios em Joinville podem ser mais atrativos e como receber as pessoas da melhor forma possível”, explicou.
A inclusão dos restaurantes e bares veio para completar a experiência oferecendo a degustação de aperitivos com cervejas da região. “Dentro da Rota é necessário criar a sinergia no que comer junto com a cerveja. Isso torna a experiência mais completa”, explica Adriano.
A criação da Rota de Santa Catarina
Em 2016 foi sancionada a Lei 16.880, que criou a Rota das Cervejas de Santa Catarina. O objetivo da lei foi incentivar a cultura e a produção da cerveja artesanal catarinense, promover eventos ligados ao setor de cervejarias, desenvolver o turismo e a cultura cervejeira e gerar emprego e renda.
A lei organizou as rotas do estado dentro das macrorregiões turísticas de SC, sendo que Joinville está incluída na macrorregião denominada Caminho dos Príncipes.
Adriano destacou que a criação da lei representou um marco significativo para o início do desenvolvimento e fortalecimento do turismo cervejeiro nas regiões. “A partir da lei, começamos a vislumbrar possibilidades de ações e eventos relacionados à Rota Cervejeira. Embora o Caminho dos Príncipes dê nome à macrorregião, fundamentalmente os grupos têm trabalhos focados nas cidades. Aqui em Joinville, isso se concretizou por meio da Rota Cervejeira de Joinville."
A Rota foi oficialmente lançada em dezembro de 2023. Para este ano, o intuito é trabalhar para que ela esteja cada vez mais presente na cidade. Os planos são focados nas estratégias de divulgação e na definição dos próximos passos de expansão.
Aqueles que desejam conhecer e visitar a Rota Cervejeira de Joinville podem entrar no site e agendar os passeios com as cervejarias e restaurantes que fazem parte da Rota.
Conheça os 11 estabelecimentos que fazem parte da Rota Cervejeira de Joinville. A Beerpass está presente com o autosserviço de chopp na GutBrau Cervejaria e no Truck Valley Food Park.