Quer abrir um bar em 2024? Veja como!
O sonho de muitos é abrir um bar e ter o próprio negócio. Pois saiba que você pode fazer isso acontecer em 2024!
O início do ano é a data perfeita para traçar suas metas, objetivos e realizar os seus projetos!
Mas todos sabemos que essa é uma decisão importante! Por isso, algumas dicas são essenciais para que você tenha um negócio próspero.
Confira o que você precisa saber para abrir um bar e tirar seu sonho do papel em 2024!
Abrir um bar é para mim? Faça uma autoavaliação!
Se você já tem um planejamento ou está amadurecendo essa ideia há um bom tempo, provavelmente você já tem a resposta para essa pergunta.
Mas muitas vezes há aqueles que ainda estão na dúvida se tem o perfil para trabalhar em um bar.
O ramo de bares e restaurantes é um mercado muito aquecido no Brasil e tem grande potencial para gerar renda.
Então sim, é um negócio que vale a pena, mas é necessário que você entenda sobre o perfil de quem trabalha com bares e restaurantes:
- Precisa saber lidar com pessoas, atender clientes, ouvir e querer entregar o melhor para elas!
- Conhecimento sobre gestão é essencial. Entenda sobre CMV, controle de estoque, ticket médio e outros indicadores.
- Você vai trabalhar finais de semana e feriado, esteja preparado para isso.
- Seja uma pessoa organizada! Os bares e restaurantes possuem muitos processos, para isso dar certo é necessário organização.
- Fique antenado nas novidades do mercado, principalmente nas soluções de tecnologia e inovação para seu negócio!
Pesquise o mercado!
Certo, você já está decidido que quer abrir um bar. Pois então comece fazendo uma pesquisa de mercado!
Na região que você vai abrir, quais são os principais concorrentes? Onde eles estão concentrados e por quê?
Há eventos na sua cidade que você pode aproveitar para promover seu bar? Como estão os preços dos seus concorrentes? O que eles estão vendendo?
Entenda esse cenário para decidir como será o seu próprio negócio!
Escolha o tipo de bar que você quer abrir
Escolher o tipo de bar é essencial para você começar a tirar seus planos do papel, correr atrás de ponto de venda e orçamentos.
Isso porque o tipo de bar vai guiar todo seu planejamento. Existem alguns tipos de bares:
- Pubs tradicionais: os pubs são aqueles bem tradicionais, inspirados principalmente nos bares irlandeses e ingleses. Com chopp de qualidade e um cardápio bem trabalhado. São bares que ficam em espaços mais “fechados”, geralmente com decoração mais rústica.
- Brewpubs: São bares onde a cerveja é vendida e produzida no próprio estabelecimento. É uma ótima forma para cervejarias iniciarem no mercado.
- Tap Rooms: Tap rooms são aqueles bares onde o foco está no grande número de taps e nos vários estilos de chopp. Muitos também vendem comida, geralmente com porções e acompanhamentos. O foco está mais no chopp em si.
- Bares temáticos: existem infinitos bares temáticos! São aqueles que acabam focando em algo bem específico, como bar de esportes, bar de rock, bar temático de algum filme ou série, e outros.
- Food Parks: os Food Parks são espaços geralmente abertos, com várias opções diferentes de comida em diferentes food trucks. Além da comida também há a venda do chopp. Nosso cliente Truck Valley é um ótimo exemplo!
Escolha um ponto estratégico
O ponto é uma das principais escolhas na hora de abrir um bar. Um local estratégico pode definir o destino do seu bar.
É comum nesse ramo que os concorrentes fiquem próximos um dos outros. Em cidades mais turísticas isso acaba até se tornando um ponto de encontro para pessoas que vão visitar o local.
Mas não é uma regra. Em locais muito isolados você precisa se perguntar se há uma real demanda na região por uma nova opção de negócio.
Às vezes pode ser que sim ou que não. Uma dica interessante é notar o que há ao redor: mercados, residências, shopping, escritórios, indústrias, universidades?
Tente contato com os moradores e trabalhadores da região e pergunte como é a localização, se eles gostariam de ter um bar próximo ou se já teve outros bares ali que fecharam.
Esse contato você pode fazer simplesmente ligando para os comércios próximos ou mesmo indo até lá e puxando conversa. O boca a boca ainda funciona, viu?
Outras coisas que você precisa se atentar ao escolher um ponto são:
- Valor do aluguel ou aquisição
- Situação da rede elétrica
- Como é a acessibilidade do local
- Se tem ou não estacionamento,
- Necessidade de reformas,
- Trânsito da região, entre outros.
Quais documentos são necessários para abrir um bar?
Um bar, assim como todo negócio, precisa de documentos e licenças para operar! A questão do bar é que ele, geralmente, envolve a produção de alimentos, então você precisa se atentar com exigências da vigilância sanitária.
Aqui vai uma lista de documentos que você vai precisar, lembre-se de consultar a prefeitura da sua cidade ou um contador para saber se há algum outro específico, ok?
- Certificado de Registro da Empresa (CNPJ no Brasil) ou outro documento equivalente
- Contrato de Locação
- Alvará de Funcionamento emitido pela prefeitura
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
- Alvará Sanitário
- Pode ser que seja exigido licença ambiental, dependendo do local
- Licença para Uso de Espaço Público ou autorização da prefeitura, caso você utilize mesas e cadeiras em calçadas ou áreas externas
- Licença para Venda de Bebidas Alcoólicas
- Autorização para Música, se você vai tocar músicas no seu bar, seja ao vivo ou não, provavelmente você precisa de uma autorização do ECAD
- Fazer um seguro de Responsabilidade Civil é uma recomendação para cobrir possíveis dados causados a outras pessoas.
Vale ressaltar que, a vigilância sanitária também exige documentos específicos, entre eles Manual de Boas Práticas, Certificado de Limpeza de Caixa D’agua, de Ar-Condicionado, Limpeza de Esgoto e outros.
O Manual de Boas Práticas é desenvolvido pelo próprio bar, agora, as licenças de limpeza são emitidas pelas empresas que realizam os serviços, basta você armazenar.
Você também vai precisar contratar os serviços de uma contabilidade. Eles irão te auxiliar a abrir a empresa e lidar com essa documentação, assim como, com o pagamento dos impostos.
Aproveite para perguntar para a contabilidade todas as suas dúvidas, inclusive sobre os documentos necessários!
Quanto custa para abrir um bar?
Sabemos que essa pergunta é muito comum entre os empreendedores que estão iniciando na área. Mas o investimento para abrir um bar vai depender das inúmeras possibilidades de negócio:
- Da região que você vive,
- Custo de vida das pessoas,
- Se o local é próprio ou alugado,
- Quanto de chopp você vai vender (isso influencia no tamanho da câmara fria) e outros.
Portanto, não é simples dizer uma média ou estipular um valor, porque estes podem não condizer com a sua realidade.
O caminho é iniciar as pesquisas de preço, fazer orçamentos e tabelar tudo isso!
Faça seu plano de negócio!
Para abrir um bar é preciso um plano de negócio!
Como citamos anteriormente, esta é uma importante decisão. Então abrir só por abrir, sem pensar a longo prazo, é um erro e vai fazer com que seu negócio não prospere.
O plano de negócio vai te ajudar a ter os seus objetivos e metas alinhados. Existem algumas formas de fazer um, vamos elencar alguns tópicos que precisam estar nele:
- Resumo Executivo (visão geral do seu bar, incluindo o conceito, localização, principais diferenciais e metas).
- Descrição do Negócio (detalhe o tipo de bar que você pretende abrir, a atmosfera desejada e as características específicas que o diferenciam).
- Análise de Mercado
- Público-Alvo
- Proposta de Valor (o que torna seu bar único, quais ‘problemas e dores’ dos clientes você resolve).
- Menu e Ofertas (apresente o menu de bebidas, cardápio e eventuais ofertas especiais).
- Estratégia de Marketing (desenvolva um plano de marketing, incluindo estratégias para atrair clientes, promoções especiais, presença nas redes sociais, publicidade local, parcerias, etc).
- Localização e Layout (descreva a localização do bar e o layout interno. Considere fatores como visibilidade, acessibilidade, capacidade de clientes, disposição de mesas e decoração)
- Licenças e Regulamentações (identifique todas as licenças necessárias para operar um bar em sua localização e as regulamentações que você precisa cumprir)
- Estrutura de Custos (enumere todos os custos envolvidos na operação do bar, incluindo aluguel, pessoal, estoque, serviços públicos, licenças, marketing, etc)
- Projeções Financeiras (desenvolva projeções financeiras realistas, incluindo um plano de lucros e perdas, balanço patrimonial e fluxo de caixa para os primeiros anos de operação)
- Equipe de Gestão (apresente a equipe de gestão, destacando suas habilidades e experiências relevantes).
- Plano de Operações (como será o funcionamento diário do bar, horários de operação, número de funcionários, fornecedores e processos operacionais).
- Avaliação de Riscos (identifique os principais riscos associados ao negócio e desenvolva estratégias para evitá-los).
- Plano de Crescimento (apresente planos futuros para expansão, seja por meio de novos serviços, locais adicionais, ou outras estratégias de crescimento).
Percebe como, dentro do plano de negócio, há muito do que citamos anteriormente? Por isso que são dicas fundamentais!
O Plano de Negócio também não é um documento estático. Com o tempo você deve ir atualizando e o mais importante: colocando em prática tudo que descreveu!
Para abrir um bar em 2024, conto com a Beerpass!
Agora que você já iniciou seus estudo sobre como abrir um bar, que tal colocar a mão na massa?
Anote as dicas que te passamos aqui, aproveite o que listamos e não deixe nada de lado! Sabemos que o processo de abrir um bar é longo e requer bastante estudo.
Mas não desista, vá fazendo um passo de cada vez.
Assim você pode começar a empreender de forma planejada!
Por fim, a última dica que te damos é: pesquise sobre tecnologia e diferenciais! Softwares de gestão e autosserviço de chopp podem fazer você sair na frente de seus concorrentes!
E aí, pronto para tirar seu sonho do papel e abrir seu bar em 2024? Conte com a gente para te ajudar nessa jornada. Converse sobre seu projeto com um dos nossos consultores!