Abrir um bar dá dinheiro? 6 dicas para começar!
Será que abrir um bar dá dinheiro? Essa é uma pergunta muito comum de quem está iniciando no ramo. Ou mesmo tem o sonho de abrir o próprio negócio.
Afinal, ter o próprio negócio pode trazer muitas vantagens, como por exemplo a realização pessoal e profissional.
Entretanto, é necessário entender que, para abrir um bar, é preciso de conhecimento e planejamento.
Mas a boa notícia é que sim! Abrir um bar dá dinheiro. Para que você começar a planejar seu negócio e abrir um bar de sucesso, você não pode deixar de seguir as dicas a seguir:
1. Escolha o tipo de bar
Existem diversos tipos de bares e estabelecimentos. Brewpubs, Food Parks, Tap House, Bares temáticos entre outros.
É fundamental que você saiba que tipo de bar você vai querer abrir, para assim entender o seu modelo de negócio.
- Brewpubs: bares onde a cerveja é vendida e fabricada no mesmo local. Oportunidade para uma cervejaria entrar no mercado.
- Food Park: Locais, geralmente abertos, onde há espaços de alimentação e comercialização de chopp.
- Tap House: o destaque aqui é o chopp. Portanto são lugares que vendem comida, mas buscam uma variedade maior de estilos de chopp e muitas torneiras.
- Bares temáticos: Bares mais tradicionais, mas que carregam temas, como por exemplo, esporte, rústico, filmes, séries e outros.
Sabendo qual tipo de bar você vai querer abrir, você consegue entender melhor seu público-alvo e trabalhar em cima das estratégias de venda.
2. Ponto de venda: escolha o local adequado
Outro tópico fundamental é saber escolher o ponto de venda. A localização vai fazer total diferença para o seu bar dar dinheiro ou não!
Quando você procurar um ponto de venda para o seu bar, é necessário se certificar de:
- O que há nos arredores? Fábricas, indústrias, escritórios, universidades ou residências?
- Você sabe se é uma região segura?
- Qual estado de conservação do local? Você vai precisar investir muito dinheiro para deixar do jeito que você gostaria?
- Como está a rede elétrica? É possível instalar aparelhos como fritadeiras, chapa e fornos?
- Tem estacionamento? Possui acessibilidade?
- Está com as documentações em dia, como por exemplo, o pagamento de impostos?
Além disso, no ramo de bares e restaurantes, é comum que os concorrentes fiquem próximos um dos outros. Você já foi em alguma cidade e percebeu uma rua cheia de bares, por exemplo?
Aquele local vira atração das pessoas e é aonde o público vai para escolher um bom bar para passar a noite! Então, sim, isso pode ser positivo para você.
3. Planeje seu modelo de negócio para bares
Toda pessoa que vai abrir um bar ou iniciar um novo negócio, precisa planejar o modelo de negócio.
Existem algumas formas de fazer isso, a mais comum e talvez a mais prática é através do método Canvas. Nele você vai criar um quadro, com nove tópicos importantes sobre o seu bar:
- Parceiros: quem são seus principais parceiros, fornecedores?
- Atividades principais: qual o foco das suas atividades? A venda de chopp?
- Recursos principais: o que você precisa para fazer seu negócio funcionar? Funcionários, equipamentos, linha de chopp?
- Proposta de valor: aqui não estamos falando de dinheiro e sim o valor que você entrega para seus clientes. Diversão entre amigos, memórias com a família?
- Relacionamento com os clientes: como você irá criar seu relacionamento com os clientes? Eventos, redes sociais, WhatsApp?
- Canais de venda: por onde será sua venda? Delivery, balcão?
- Segmentos dos clientes: qual seu público-alvo? Mulheres, homens, solteiros, casais?
- Estrutura de custos: quais são seus principais custos iniciais e quais serão seus principais custos ao longo do tempo?
- Fontes de receita: o que vai te trazer dinheiro?
Para facilitar suas respostas, elas podem ser em tópicos, palavras ou frases curtas. No fim ele gera um quadro onde você vai conseguir visualizar de maneira ampla o seu negócio.
A partir disso ficará muito mais fácil avaliar quais serão seus próximos passos para abrir um bar lucrativo.
Inclusive, o Sebrae possui um aplicativo gratuito onde você pode criar o seu próprio Canvas de uma maneira bem fácil!
4. Tenha uma boa infraestrutura
Vender um bom chopp requer uma boa infraestrutura! Então você vai precisar conhecer sobre os sistemas de refrigeração, mangueiras, cilindros de gás, barril de chopp, melhores torneiras (belga ou italiana) para o seu bar!
Hoje existem várias opções no mercado quanto a infraestrutura! Mas gostamos de reforçar sobre o sistema de refrigeração: nós sempre aconselhamos a câmara fria.
Ela é personalizável, permite um melhor armazenamento, controle de estoque e ainda é possível customizar a parede de torneiras deixando o seu bar ainda mais autêntico e atrativo!
5. Se junte com pessoas de confiança
Dificilmente você irá abrir um bar completamente sozinho. Até porque abrir um bar dá dinheiro sim, mas é necessário bastante trabalho.
Escolha um sócio que você confie, que você sabe que poderá contar com ele, dividir tarefas e compromissos.
Além disso, escolha alguém que complemente seus conhecimentos e habilidades. Por exemplo, você pode saber bastante sobre cerveja e chopp e o seu sócio sobre gestão e vendas.
Às vezes lidar com pessoas não é seu forte, mas do seu sócio sim. Percebe que dessa forma você vai conseguir unir conhecimentos essenciais para abrir um bar?
O que eu preciso saber para abrir um bar?
Para abrir um bar você vai precisar de alguns conhecimentos, como falamos anteriormente. Esses conhecimentos e habilidades podem vir de você ou de outras pessoas as quais você vai trabalhar e delegar funções.
- Conhecimento em gestão e vendas
- Organização
- Liderança e saber lidar com as pessoas
- Noções sobre tecnologia
- Gastronomia e cervejaria
- Noções de marketing e comunicação
6. Inove frente a sua concorrência
Para seu bar gerar lucros e dar dinheiro você precisa inovar e se destacar frente a sua concorrência.
Ter uma boa cerveja, um bom cardápio e entregar conforto aos seus clientes são coisas essenciais que você precisa cumprir.
Entretanto, o segredo está no COMO você entrega experiência e valor. São nas coisas simples, chopp gelado, comida bem-preparada com uma apresentação bonita e servida quentinha, mesas e cadeiras que permitam conforto ao seu público-alvo.
Os bares que trabalham com o autosserviço de chopp da Beerpass conseguem entregar uma experiência diferenciada. Pois, o sistema dá liberdade ao cliente provar a bebida que ele quiser, não depende do garçom para se servir e ainda evita as desagradáveis filas!
Abrir um bar dá dinheiro se você seguir as dicas!
Aqui na Beerpass nós já trabalhamos com mais de 250 bares e cervejarias por todo o Brasil. Por isso criamos o autosserviço de chopp de uma forma que ajuda o seu bar dar dinheiro e ser lucrativo.
Até porque para abrir um bar que dá dinheiro você vai precisar:
- Ter controle de gestão de estoque
- Entregar experiência ao cliente
- Diminuir custos e desperdícios
- Otimizar mão de obra
Você pode encontrar a solução para essas questões no autosserviço de chopp da Beerpass. Então podemos dizer que sim, abrir um bar dá dinheiro, mas você precisa seguir as dicas e se planejar! Quer abrir um bar lucrativo? Converse com nosso consultor e saiba como fazer seu projeto dar certo!