Tipos de chopeiras: qual a melhor para um bar?

Tipos de chopeiras: qual a melhor para um bar?

Tipos de chopeiras: qual a melhor para um bar?

Você sabe qual a melhor chopeira para usar em um bar? E quais os tipos de chopeiras que existem?

A chopeira é o dispositivo onde você vai servir o chopp do seu bar. A diferença entre chopp e cerveja é justamente a fermentação da bebida, que não ocorre no chopp.

Por isso a chopeira será fundamental para manter a segurança da bebida, a qualidade e as características sensoriais.

Se você vai abrir um bar, precisa entender sobre os tipos de chopeira que existem e as possibilidades de refrigeração!

Elaboramos um guia para você entender sobre o assunto e escolher o tipo de chopeira para você!

Chopeira

Como funciona uma chopeira?

Uma chopeira é um dispositivo utilizado para armazenar e servir chopp de maneira eficiente, mantendo a bebida na temperatura adequada e garantindo uma boa qualidade na hora de servir. 

Elas são comumente encontradas em bares, restaurantes, eventos e até mesmo em residências.

A chopeira é conectada a um barril de chopp, onde a cerveja é armazenada sob pressão.

Quando alguém solicita uma cerveja, a chopeira libera a bebida do barril e entrega ao cliente através de um sistema de torneiras.

Dessa forma, o chopp é servido fresco, com a espuma adequada e com temperatura controlada.

Como já falamos, tudo isso é fundamental para garantir além do sabor do chopp, a segurança alimentar do cliente, evitando que o chopp, que é uma bebida sensível a temperatura e tempo, estrague.

Quais tipos de chopeiras existem?

Existem, basicamente, dois tipos de chopeiras: as chopeiras elétricas e a chopeira a gelo. Cada uma com suas características específicas. 

O tipo de chopeira escolhido vai depender do volume de consumo, do espaço disponível, do tipo de chopp que será servido no seu bar. 

Claro, você também precisa considerar as preferências específicas do seu bar e do seu cliente.

Vamos falar sobre cada uma:

O que é e como funciona a chopeira elétrica?

Para usar uma chopeira elétrica é preciso ligar ela na tomada e conectar o cilindro ao barril.

No caso da chopeira elétrica o que gela a bebida são as serpentinas que ficam dentro do dispositivo, que precisam da eletricidade para

Chopeira Elétricaserem ligadas.

É uma solução bastante comum e ocupa pouco espaço. A principal desvantagem é que o barril de chopp tem sua validade muito reduzida, pois ele acaba sendo instalado fora da refrigeração. 

Ou seja, de 30 dias de validade (aproximadamente, depende da cerveja), ele vai para dois ou três dias apenas. Então, é necessário muito “giro” de chopp para se tornar viável a utilização da chopeira! 

Vale ressaltar que, entre as chopeiras elétricas ainda vão existir os modelos, cujo nomes variam dependendo do fabricante, ok? 

Existem modelos “slim”, modelos “de torre”, modelos maiores, enfim, vale conferir o catálogo dos fornecedores para entender melhor, pois esses nomes podem mudar de um para outro.

Para instalar é simples, porém é preciso ter alguns cuidados. Primeiro que ela precisa estar apoiada em um local estável e seguro, pois seu manuseio é frequente.

Segundo que é preciso de certo cuidado com a instalação elétrica. Mantenha o local sempre limpo, seco e seguro.

Chopeira a gelo

Existe também a chopeira a gelo. No caso dela, o que vai gelar as serpentinas dentro da caixa térmica é o próprio gelo.

Para este tipo de chopeira você também acaba encontrando alguns modelos, dependendo do fabricante. Geralmente o que muda são os formatos, o que pode ser barril, caixa ou outro.

O uso ideal para esse tipo de chopeira é para eventos onde não é possível ligar na energia elétrica. Também é necessário avaliar a quantidade de pessoas que você precisa servir, as chopeiras de gelo acabam tendo uma vazão mais lenta.

Qual o melhor sistema de refrigeração para um bar?

Além dos tipos de chopeiras que apresentamos, ainda existem outros sistemas de refrigeração, como o kegerator e a câmara fria! Mas, qual seria o melhor para um bar?

Confira abaixo!

Kegerator

KegeratorO kegerator é uma geladeira adaptada para se tornar uma chopeira. Diferente da chopeira que gela pela passagem da bebida, no kegerator você vai armazenar o barril inteiro.

Dessa forma o chopp vai sair gelado porque o barril inteiro está gelado. Diferente da chopeira, ela tem um armazenamento melhor, por conta da validade do barril que se estende por permanecer totalmente refrigerado.

Também é uma opção mais barata para quem precisa iniciar com pouco investimento. 

Câmara fria

Entre todos os sistemas de refrigeração, sempre recomendamos para os nossos clientes a câmara fria. Por que?

São várias vantagens:

A câmara fria possibilita com que você armazene os barris já próximo das torneiras, facilitando a troca dos barris e a sua rotina.

Mas para além disso, a câmara fria possibilita um melhor armazenamento. Como o barril já fica armazenado dentro, onde será servido, não há necessidade de ficar transportando ele por longas distâncias.

Isso também implica em uma menor variação de temperatura para o seu chopp!

A câmara fria também pode ser feita conforme a sua necessidade, pois ela pode ser construída sob encomenda. 

Você pode aproveitar o espaço do seu bar da melhor forma possível, se quiser vender vários estilos de bebidas, é possível construir a câmara fria conforme o tamanho que você vai precisar.

E, assim como o kegerator, o barril fica refrigerado, portanto, a sua validade fica estendida.

Se você quer abrir um bar com facilidade na operação, qualidade no armazenamento do chopp e uma maior variedade de estilos de chopp, o ideal é a câmara fria!

E aí, gostou de conhecer sobre os tipos de chopeiras e os sistemas de refrigeração? Já ouviu falar que elas podem ser automatizadas? Fale com um dos nossos consultores e descubra como vender mais usando o autosserviço de chopp no seu bar!

Fernanda Matos

Especialista em Marketing e Design de bares

Posts Relacionados