Como se tornar um mestre cervejeiro?
Que a cultura cervejeira é apaixonante, a gente já sabe! Por isso, se tornar um mestre cervejeiro é o sonho de muitas pessoas.
A profissão exige muita dedicação, preparação e planejamento. São horas de trabalho e estudos! Muitos iniciam fazendo cursos e produzindo em casa. Ao mesmo tempo almejam abrir uma cervejaria e se tornar, de fato, profissionais.
Mas mesmo que você já possua um conhecimento prévio, você vai precisar se aprofundar cada vez mais na arte de produzir cerveja, na procura dos ingredientes ideais, nas experiências que você quer passar e muito mais.
Se o seu sonho é se tornar um mestre cervejeiro profissional e você procura saber mais sobre a profissão, leia o guia que preparamos!
O que faz um mestre cervejeiro?
O mestre cervejeiro se envolve em todos os processos de uma cervejaria, desde o momento em que a matéria-prima chega até a análise do produto final.
Entre outras atribuições ele cria receitas, acompanha a produção, garante a qualidade, faz análises, supervisiona a produção e a equipe. Olha só algumas das tarefas de um mestre cervejeiro:
Criação das receitas
Esta deve ser a atribuição mais popular e, quem sabe, a mais satisfatória. Criar a receita da cerveja é uma arte! É nesta etapa que o mestre cervejeiro pensa em cada detalhe, pensa na experiência e que sensações ele quer levar para as pessoas.
A receita é o grande triunfo das cervejas artesanais! Já que nas comerciais geralmente a água, malte, lúpulo e levedura são padronizados, feitos em grande escala de produção.
Agora, nas artesanais, há a inovação das receitas, adição de outros ingredientes e variação dos tradicionais.
É um grande desafio para o mestre cervejeiro, mas é onde ele “pinta o seu quadro em branco”.
Acompanhamento da produção
O mestre cervejeiro deve garantir a excelência do produto e para isso deve acompanhar todo o processo de produção. Como falamos anteriormente, desde a chegada da matéria-prima.
Até porque é necessário conferir se ela chegou nos padrões de qualidade exigidos (como estão embaladas, como foram transportadas, validade, aparência, como é a rastreabilidade etc). Um funcionário treinado pode fazer isso também, mas o mestre cervejeiro precisa acompanhar.
Além da matéria-prima, é papel dele verificar como está a produção, como estão os fermentos, equipamentos, embalagens. Se os EPIs estão sendo utilizados corretamente, se as quantidades e padrões estão sendo respeitados.
Criar procedimentos e manuais
Criar procedimentos operacionais padrão também faz parte do trabalho. Por isso é importantíssimo conhecimentos técnicos em controle de qualidade.
Além dos procedimentos, a elaboração das fichas técnicas das receitas, manuais de fabricação e conduta, planilhas de controle de qualidade e relatórios com os resultados das análises também devem ser feitas pelo mestre cervejeiro.
Controle sensorial de qualidade
O produto final também será analisado. O mestre cervejeiro então avalia, cor, textura, sabor, cheiro. Sim, ele prova para ver se está tudo certo e registra em relatórios e planilhas de controle.
Mas lembre-se, a cerveja é uma bebida alcoólica e deve ser consumida com moderação. Apesar de serem pequenas quantidades na hora da degustação, a longo prazo pode ser prejudicial à saúde. Por isso é importante revezar esta tarefa!
O que o mestre cervejeiro precisa saber?
Um equívoco muito grande no mercado é aqueles que pensam que ser mestre cervejeiro é “só” saber sobre produção de cerveja em si (o que já é bastante coisa!).
Na verdade, ser mestre cervejeiro é também ser empreendedor, gerente, líder. É necessário que se entenda sobre mercado, economia, administração e saber lidar com pessoas.
Claro que você precisa contar com ajuda e delegar funções, esta é uma das principais atitudes para você ter sucesso, afinal, é impossível fazer tudo sozinho.
Falamos disso no artigo que escrevemos sobre abrir uma cervejaria.
Conhecimentos essenciais para um mestre cervejeiro são: Microbiologia, química, matemática, gestão de qualidade.
Curso de Mestre Cervejeiro
Não existe uma graduação específica para ser mestre cervejeiro, mas existem cursos livres, técnicos e pós-graduações.
Você pode iniciar sua jornada pelos cursos livres, mas saiba que para se tornar um mestre cervejeiro profissional, que assina como responsável técnico, você precisará cursar ou um curso técnico ou alguma pós-graduação se você já tiver um curso superior.
Isso porque é necessário registro de atuação nos órgãos competentes, como o Conselho Federal de Química.
Para te ajudar a entender mais sobre cursos e formações, listamos alguns institutos e plataformas interessantes:
- Beer Business
- Escola Superior de Cerveja e Malte
- Academia da Cerveja (criada pela Ambev)
- Instituto da Cerveja
- Sesi e Senai (verifique disponibilidade do curso na sua cidade)
O interessante é que nestes locais você também encontra cursos de gestão e contabilidade, produção caseira, sommelier e outros. Tudo para você iniciar seus aprendizados ou se aprofundar em temas específicos.
Quanto ganha um mestre cervejeiro?
Sendo mestre cervejeiro você pode se candidatar a vagas em cervejarias ou ainda abrir a sua própria. Nesse sentido, o salário varia conforme tipo de negócio e claro, região!
Mas, segundo o Glassdoor, um dos maiores sites de vagas e recrutamento do mundo, um mestre cervejeiro ganha, em média, R$5096.
Este valor foi calculado com base em seis salários enviados de forma sigilosa para a plataforma, por isso existem variações, como falamos anteriormente.
Inicie sua jornada para se tornar um mestre cervejeiro
Não há nada mais gratificante do que trabalhar com aquilo que ama. E a indústria da cerveja é cheia de apaixonados pelo ofício!
Quando gostamos, nos empenhamos em estudar, entender, em ser o melhor! Por isso, se você gosta e sonha em ser um mestre cervejeiro, coloque a mão na massa para tornar seu sonho realidade!
Se você ainda não tem condições de abrir sua própria cervejaria, você pode se candidatar a vagas de emprego e com certeza será uma experiência muito valiosa.
Lembre-se também de chamar pessoas que te auxiliem nesse processo e focar nos aprendizados sobre produção, gestão e controle!
Você também pode começar se aproximando de experiências, trabalhando em bares e pubs, participando de passeios em cervejarias e visitando festivais para provar as mais diferentes cervejas.
E aí, que tal tirar do papel seu sonho de se tornar um mestre cervejeiro?