ABV, IBU e SRM O que significam esses termos comuns de cerveja

ABV, IBU e SRM – O que significam esses termos comuns de cerveja

ABV, IBU e SRM – O que significam esses termos comuns de cerveja

Ao beber cerveja, algumas pessoas gostam de saber o básico. Quão amarga ela é? Qual o teor alcoólico? Quantos copos pode beber sem cair? É aqui que entram os termos comuns de cerveja, o ABV e o IBU. E, se você está se perguntando sobre todas as diferentes cores de cerveja, vamos falar sobre SRM.

Resumidamente:

  • ABV é uma abreviação de Alcohol By Volume e mede a porcentagem de álcool em sua cerveja.
  • IBU é International Bitterness Units, que mede o amargor do lúpulo em uma escala que começa em zero, sem limite.
  • SRM é o Método de Referência Padrão, uma escala que classifica as cervejas por cor.

O que é ABV?

ABV significa Álcool por Volume e é importante prestar atenção nessa sigla para que você saiba o quanto vai beber.

Ao contrário do licor forte, que é medido pela prova, o teor alcoólico da cerveja é medido pelo ABV – a porcentagem de álcool em sua cerveja. Por exemplo, se você estiver bebendo um copo de 300ml de cerveja com 5% de teor alcoólico, essa garrafa terá 6 ml de álcool puro.

O que é IBU?

Teor alcóolico

IBU significa International Bitterness Units, que mede o amargor do lúpulo em uma escala que começa em 0 e não tem limite. O nível de amargor de uma cerveja depende de dois fatores durante o processo de fabricação: os grãos torrados e o lúpulo, que são usados ​​na aromatização e, quando combinados, podem tornar a cerveja mais amarga, picante ou até frutada.

O lúpulo contém ácidos alfa, que é onde o sabor amargo reside até ser liberado no líquido durante a fermentação. Geralmente, uma cerveja que contém mais lúpulo será mais amarga. 

O lúpulo também contém óleos essenciais que afetam o sabor e o aroma da cerveja. Estes são adicionados no final do processo de fabricação de cerveja e podem tornar a cerveja mais terrosa ou frutada no sabor.

Normalmente, as IPAs são as cervejas mais amargas porque são muito “apimentadas”.


O que é uma cerveja session?

Se você quer desfrutar de cerveja a tarde toda, recorra a uma cerveja session. As cervejas session têm baixo teor alcoólico, baixo amargor e são categorizadas por sua leveza ao beber. 

Elas têm menos de 5% de teor alcoólico, então você pode tomar uma ou duas sem sentir os efeitos colaterais do álcool. Elas são uma ótima opção para abrir uma gelada com os amigos ou tomar uma bebida na hora do almoço.

Baixo Teor

Por que algumas cervejas não são amargas?

Nem toda cerveja é amarga, mesmo que contenha lúpulo. Existem três ingredientes principais na cerveja – lúpulo, cevada e fermento – e todos trabalham juntos para produzir o sabor único de cada bebida. 

As leveduras tornam a cerveja mais frutada e a cevada produz sabores granulados. A cevada que foi preparada especificamente para a fabricação de cerveja é comumente conhecida como “malte”.

Cerveja sem álcool

O amargor do lúpulo depende do teor de alfa ácido, quanto tempo o lúpulo é fervido, a quantidade de lúpulo usada e o equilíbrio entre lúpulo e malte. Em geral, quanto mais lúpulo você adicionar, mais saborosa e amarga será a cerveja. Por outro lado, os grãos torrados da cerveja são mais doces, o que pode atenuar o sabor amargo do lúpulo.

Se procura uma cerveja que não seja amarga, experimente as porters, as cervejas de trigo ou as saisons.

O que é SRM?

O SRM, ou Método de Referência Padrão, é uma escala que classifica as cervejas por cor, desde a Pale (2 na escala SRM) até a Black (40 na escala). Quanto mais escura a cor, maior o número SRM. Portanto, as cervejas de trigo e as lagers são as mais baixas da escala e as stouts as mais altas.

Cada tipo de cerveja tem uma faixa em que se enquadra na escala SRM. Normalmente, cada cerveja cai na escala do mais claro ao mais escuro como tal:

2 — Pale Lager, Pilsner, Witbier, Berliner Weisse

3 – Maibock, Blonde Ale

4 – Weissbier

6 — American Pale Ale, Indian Pale Ale

8 – Saison

10 – English Bitter

13 — Biere de Garde, Double IPA

17 — Dark Lager, Amber Ale, Märzen, Vienna Lager

20 — Brown Ale, Bock, Dunkel

24 — Irish Dry Stout, Dopplebock, Porter

29 — Stout

35 — Foreign Stout, Baltic Porter

40 — Imperial Stout

No entanto, é importante lembrar que a cor não é equivalente ao sabor, portanto, uma cerveja mais escura nem sempre será mais amarga do que uma cerveja mais clara ou vice-versa.

Independentemente de qual cerveja você escolher servir no seu bar, escolha servir com o autosserviço de chopp.

O autosserviço de chopp pode mostrar na tela o ABV, o IBU e as informações que você quiser personalizar

Em cima da torneira do autosserviço de chopp vai ter uma tela que informa ao cliente a quantidade de chopp que ele está servindo em ml. 

A tela também pode informar ao cliente informações sobre o chopp que ele está experimentando, como o ABV, IBU e SRM.


Além disso, o autosserviço de chopp é uma solução eficiente e comprovada que garante a máxima rentabilidade do produto, otimiza a cadeia de atendimento e aumenta a satisfação do cliente, criando uma experiência única de poder servir seu próprio chopp.

Pois, os clientes não precisam ficar esperando um garçom ficar livre para atendê-los, depois anotar o pedido e ir lá servir. Os clientes não precisam esperar porque eles escolhem que chopp beber, quando e quanto querem beber!

Autosserviço de chopp

O sistema de autosserviço de chopp oferece os seguintes benefícios:

  • Rentabilidade máxima do produto: o controle do consumo é absoluto.
  • Aumenta a satisfação do cliente e aumenta as vendas, enquanto as despesas com serviços diminuem.
  • Otimiza a cadeia de atendimento: elimina o tempo de anotar um pedido, preparar o pedido, voltar na mesa e cobrar depois.
  • Solução eficiente e comprovada com rápido retorno do investimento.
  • É algo original e inovador.
  • O autosserviço de chopp da Beerpass ajuda a proporcionar um ambiente informal e descontraído que pode ser reforçado com a instalação de tap lists digitais (a Beerlist) nas quais é possível mostrar o ranking de consumo e divulgação de qualquer outra informação promocional.
  • Maior alcance de popularidade, pois as pessoas vão querer tirar fotos e postar nas redes sociais.

Para implementar o autosserviço de chopp no seu estabelecimento, entre em contato com a gente!

Fernanda Matos

Especialista em Marketing e Design de bares

Posts Relacionados