7 Dicas para aumentar as vendas de chopp no seu bar ou restaurante

7 Dicas para aumentar as vendas de chopp no seu bar ou restaurante

7 Dicas para aumentar as vendas de chopp no seu bar ou restaurante

O que torna as vendas de chopp de um bar melhor do que outro? Como você faz sua marca se destacar em um mar de concorrentes onde todos estão tentando fazer a mesma coisa?

Em uma entrevista com Dave Mevoli, especialista em vendas de chopp, ele disse sobre como aumentar as vendas de cerveja artesanal: “Faça amigos. Venda chopp.”

Mas o que isso realmente quer dizer e como vai nos ajudar a vender mais cerveja? Vamos ver agora 7 dicas que os bares podem seguir para expandir as vendas em um mercado competitivo.

1. Conte sua história

História de Bar

Conheça seu produto e compartilhe seu ciclo de fabricação. Por exemplo, entenda o processo de fabricação do chopp, os ingredientes e suas complexidades e seja capaz de descrevê-los com entusiasmo para alguém que sabe pouco sobre chopp.

Talvez você tenha uma história por trás do nome do chopp ou saiba por que o criador que criou o rótulo a ilustrou dessa forma. Conheça o seu público e conte a história que você acha que será mais relevante e interessante para ele.

2. Cobre o preço certo

Uma maneira fácil de aumentar as vendas de chopp é alterando o preço. E, não, isso não significa baixar o preço e tratar uma cerveja artesanal bem feita como algo comum. 

Pagamento

O que significa, no entanto, é descobrir se você tem a estrutura de preços ideal para convencer os clientes a comprarem suas cervejas. Em caso de dúvida, convém fazer uma pesquisa com seus clientes para ver quais tipos de preços são mais atraentes para eles.

E você também pode usar um pouco da psicologia de vendas. Por exemplo, um estudo descobriu que as pessoas eram mais propensas a pedir mais de um item do menu quando os itens não tinham “R$” ou “00” (zero duplos). 

Portanto, se seu bar usa esse sistema, por que não tentar colocar esse pequeno truque em prática e simplesmente listar o preço de uma cerveja como “7” em vez de “R$ 7,00”? 

Além disso, outros estudos mostraram que você nunca deve listar qualquer produto do mais barato ao mais caro, porque isso incentiva inconscientemente a comparação de preços. 

Portanto, sempre que puder, liste os chopes em qualquer ordem diferente da ordem de preço!

3. Conheça seu cliente

Se você ainda não fez isso, é hora de segmentar sua base de clientes além de apenas idade ou sexo. 

O que isso significa em termos práticos? Significa chegar a uma lista de pelo menos 2-3 perfis de clientes diferentes que você acha que representam seus maiores e melhores clientes. 

Conheça seus clientes

Para cada um desses perfis de consumidor “psicográficos” (em oposição a “demográficos”), seu trabalho é encontrar uma mensagem de marketing que ressoe com eles.

Por exemplo, um perfil de cliente clássico é o “jovem que acha que sabe tudo” – o bebedor de chopp mais jovem que gosta de sair com os amigos para discutir novas cervejas artesanais e postar fotos delas nas redes sociais. 

Portanto, você definitivamente terá que refinar sua mensagem de vendas e marketing para enfatizar a experiência autêntica do chopp disponível no seu bar.

Provavelmente, você já está atendendo (ou mesmo super atendendo) essa parte valiosa de sua base de clientes. Mas há outros que você pode estar tendo mais dificuldade em convencer a se tornar um cliente regular? 

Por exemplo, o que dizer do bebedor de lager ou IPA padrão que não gosta tanto de cervejas diferentonas? Você precisa ter certeza de que tem produtos que combinam com eles também, como uma American Lager artesanal.

4. Seja notado nas redes sociais

Se você está postando apenas fotos da sua parede de torneiras ou do seu horário de funcionamento, você não está aproveitando as plataformas de mídia social da melhor maneira possível. 

As pessoas acompanham as empresas nas redes sociais porque desejam ficar por dentro das últimas novidades e ter um vislumbre do que acontece nos bastidores.

Claro, talvez seu chopp seja o mais gelado da região, mas qual é o processo para deixá-lo assim? Como é o espaço do seu bar? Quem são as pessoas que trabalham duro nos bastidores? 

Seu perfil nas redes sociais são ótimos lugares para colocar tudo isso em exibição enquanto, é claro, permanecem fiéis à estética da marca de seu bar. 

(E, se você tiver um orçamento mínimo, transforme algumas dessas postagens de alto desempenho em anúncios direcionados para atrair novos clientes.)

5. Hospede eventos inovadores

Existem alguns eventos – como Happy Hours – que são tão comuns e tradicionais que talvez não chamem a atenção de alguns clientes. Mesmo se você promover um novo happy hour divertido apresentando novas cervejas artesanais de cervejarias locais, poderá descobrir que o público não será tão grande quanto você esperava.

Portanto, você terá que mirar mais alto.

Evento Inovador

Uma ideia que está se popularizando, por exemplo, é conhecida como “Trocar as Torneiras”. Esta é uma noite em que um estabelecimento local convida um cervejeiro local para assumir as torneiras (literalmente) e transformar a noite numa combinação de degustação de cerveja e noite educacional de cerveja. 

Claro, esses eventos acontecem melhor se o mestre cervejeiro puder comparecer, e adicionar um pouco de animação teatral de celebridade a todo o evento.

E, claro, você pode simplesmente hospedar festas de lançamento de cerveja. Por exemplo, o novo lançamento de uma cerveja sazonal em torno da Oktoberfest – um momento em que as pessoas estão começando a entrar no clima festivo. 

Você poderia facilmente fazer uma festa de lançamento de cerveja na primavera ou no verão, duas outras ocasiões em que parece certo comemorar a chegada de uma cerveja artesanal de edição especial ou de edição limitada.

Leia também: 7 ideias de eventos para bares que vão atrair mais clientes

6. Incentive as avaliações dos clientes nas redes sociais, sites de avaliação e aplicativos

Redes Sociais

Os bares também podem desempenhar um papel muito importante para aumentar as vendas de chopp, incentivando seus fãs e seguidores a postar avaliações em todas as redes sociais. 

Os sites de críticas de cerveja também são populares e uma ótima maneira de mostrar sua variedade de cervejas. E, dada a onipresença dos dispositivos digitais em nossas vidas diárias, também vale a pena considerar como você pode gerar comentários boca a boca em aplicativos onde os fãs de cerveja podem escrever, ler e deixar comentários.

7. Adote o autosserviço de chopp para aumentar as vendas de chopp no seu bar

Com o autosserviço de chopp, os clientes podem se servir de suas cervejas, chopp, vinhos e drinks favoritos diretamente das torneiras. Além disso, depois eles podem reabastecer seus copos quando acabarem. 

Dessa forma, os clientes pagam por cada ml que experimentam e não correm o risco de encher o copo com uma bebida que eles não curtiram muito, pois o autosserviço de chopp permite servir apenas um gole se o cliente quiser. 

Autosserviço

Assim, seus clientes ficam satisfeitos, sua equipe pode se concentrar em um atendimento ao cliente excepcional e o dono do bar sempre fica com 100% dos lucros.

Além disso, com o sistema de gestão da Beerpass, por exemplo, todas as informações sobre seu sistema de autosserviço de chopp e clientes vão ser armazenadas lá. 

Portanto, é possível acessar essas informações de qualquer lugar, o sistema de gestão permite gerenciar todas as informações referentes a créditos de clientes, quantidade de chopp no barril, volume de vendas, desperdício, faturamento por estilos de bebidas entre outras informações.

Para implementar o autosserviço de chopp no seu estabelecimento, entre em contato com a gente!

Fernanda Matos

Especialista em Marketing e Design de bares

Posts Relacionados