Como organizar um bar – 5 dicas práticas de organização
Aprender como organizar um bar é muito importante para que as pessoas vejam que o seu bar é bem administrado.
Na grande maioria dos casos, os bares bem organizados são os que faturam mais. E, isso faz sentido de diversas formas. Pois, manter seu bar organizado mostra que você dá uma boa atenção aos detalhes e prepara sua equipe para o sucesso.
Com nossa experiência em bares, aprendemos muitos truques valiosos que nos permitem ajudar os bares a se organizarem melhor. Na maioria dos casos, as pessoas que aprenderam como organizar um bar, experimentaram uma melhoria no desempenho à medida que adotaram estratégias de organização mais eficazes.
Como posso saber se meu bar está bem organizado?
Uma boa métrica para avaliar a eficácia da organização do seu bar é avaliar quantos itens você pode contar por hora enquanto conta o estoque.
Em alguns bares, os administradores conseguem contar cerca de 500 itens por hora. Para manter essa velocidade de forma consistente por uma hora, seu bar precisa ser muito organizado.
Embora saber como organizar um bar acelere seu processo de contagem, existem outros benefícios importantes em manter esse nível de organização:
- Seus bartenders sempre serão capazes de encontrar produtos imediatamente, o que lhes permite servir mais bebidas por hora durante uma noite movimentada;
- Será fácil identificar quando os itens precisam ser reabastecidos, garantindo que você sempre terá produto suficiente atrás do balcão durante todo o turno.
- Quando os clientes olham para a parte de trás do bar olhando para sua seleção de uma categoria específica de produtos (como marcas de cervejas), será fácil para eles identificarem a opção que desejam pedir.
Pensando nisso, nós trouxemos 5 dicas de como organizar um bar. Embora isso agilize seus esforços de estoque, também vai melhorar muitos outros aspectos de seu negócio.
- Leia também: 10 maneiras de aumentar as vendas de cerveja no bar
1. Coloque uma etiqueta em todos os produtos e prateleiras
Para manter um bar bem organizado, cada item precisa ter um local fixo. Embora os membros de sua equipe veteranos já saibam para onde vai tudo, pode demorar um pouco para que os funcionários mais novos gravem esses lugares.
Portanto, você precisa rotular tudo para que os novos funcionários saibam para onde cada coisa deve ir.
2. Rotule as prateleiras e o depósito
Manter as garrafas do depósito em locais fixos tornará muito mais rápido e fácil contá-las. Assim, a melhor maneira de garantir que os itens fiquem em seus lugares adequados é etiquetá-los.
Muitos bares optam por usar etiquetadoras, mas elas não tão eficazes, pois:
- É comum que as baterias de uma etiquetadora acabam rápido;
- Elas podem ficar sem etiqueta na hora que você mais precisa;
- Elas se perdem facilmente.
É melhor manter o processo de etiquetagem simples usando fita adesiva e um canetão preto.
Pois, esses itens são mais baratos do que uma etiquetadora, são sempre fáceis de encontrar no bar e é muito mais fácil atualizar seus rótulos se você alterar a ordem das garrafas em seu depósito.
3. Numere e/ou rotule as linhas de chopp
É comum a gente encontrar bares com linhas de chopp que parecem um ninho.
Além disso, isso se torna cada vez mais ruim quando você tem várias torneiras de chopp (20-30 linhas de cerveja desorganizadas pode ser bastante caótico para classificar). Uma primeira etapa simples para eliminar esse problema é rotular ou numerar suas linhas de cerveja:
- Linhas fixas de cerveja podem ser etiquetadas, uma vez que o produto que passa pela linha de chopp seja sempre o mesmo. Inclusive, o recomendado é numerar todas as linhas de chopp, mesmo aquelas com produtos fixos, pois isso proporciona um processo mais ágil e eficiente.
- As linhas de chopp que possuem alta rotatividade devem sempre ser numeradas.
Numerar as linhas de cerveja vai ajudar no planejamento e vai evitar que sua equipe conecte a linha errada a um novo barril. Pois, se isso acontecer, você precisará drenar a linha de chopp, o que desperdiça chopp e pode levar muito tempo desnecessário durante um grande movimento.
4. Use um quadro branco se você muda os barris com frequência
Quando você tem uma lista de torneiras rotativas, é necessário uma organização melhor.
Se você não planejar as rotações com cuidado, será difícil rastrear seus produtos durante o processo de estoque. Ter um planejamento manterá seu sistema de torneiras giratórias funcionando perfeitamente.
Lembre-se, se você não tiver um bom nível de planejamento, alternar as cervejas regularmente torna-se caótico e ineficaz. Usar um quadro branco e planejar suas rotações com antecedência é crucial para garantir que esse processo ocorra sem problemas.
5. Use prateleiras de barril na sua câmara fria
Muitos bares não têm tanto espaço de armazenamento quanto gostariam. Ainda mais em bares que possuem uma câmara fria apertada.
Por isso, uma boa dica de como organizar um bar é colocar prateleiras de barril. Assim, as prateleiras de barril podem dobrar seu espaço com eficácia e reduzir a desordem em sua câmara fria.
Se você tiver profundidade horizontal suficiente para suas prateleiras, recomendamos o uso de prateleiras de duas profundidades. Isso permite que você tenha um barril virado e um back-up na frente dele. Este é o uso mais eficiente do seu espaço.
Além disso, algumas dicas adicionais a serem lembradas ao instalar prateleiras para barris:
- Você pode comprar prateleiras pré-fabricadas ou pode ter prateleiras feitas sob medida para caber nas dimensões exatas de sua câmara fria. Embora as prateleiras personalizadas sejam um pouco mais caras, elas também vão otimizar de forma mais eficaz o espaço na sua câmara fria.
- Deixe espaço suficiente acima das prateleiras para que você possa alterar as linhas de chopp facilmente. Você precisa de um espaço livre para garantir que haja espaço suficiente para trocar o acoplamento na parte superior do barril sem ter que puxá-lo completamente.
Existe uma grande ligação em como organizar um bar e como aumentar a eficiência de suas operações
Existe uma forte relação entre as boas práticas organizacionais e o desempenho do seu bar. Em nossa experiência, os bares bem organizados também são os que tendem a ter números de alto desempenho.
Não é comum a gente ver bares de alto desempenho que não sejam bem organizados.
Por isso, se você não conseguir colocar em prática essas dicas organizacionais básicas da maneira certa, será difícil entender direito os aspectos mais desafiadores do seu negócio, como servir coquetéis exclusivos de maneira rápida e correta.
Lembre-se, a organização adequada é o alicerce de um bar lucrativo e de alto rendimento.
Assim, saber como organizar um bar, permite que você meça com eficácia o que está fazendo e entenda o que melhora a eficiência do seu bar.
Além disso, ser bem organizado permite que você cuide das outras tarefas do bar de forma mais rápida, para que possa dedicar mais tempo aos aspectos mais importantes do funcionamento do seu bar.
Para saber mais sobre como a Beerpass pode ajudar a otimizar seus processos e maximizar seus lucros, entre em contato conosco hoje para agendar uma conversa gratuita.
Nossa solução permite um aumento de 45% nas vendas de chopp, diminuição em 30% dos seus custos com garçom, diminuição do seu desperdício de chopp para menos de 3%.
Não perca tempo e entre em contato com a gente!