Marketing para bares – Estratégias que vão aumentar sua clientela
Hoje, ter uma estratégia de marketing para bares é uma necessidade absoluta para proprietários de pubs, bares e brewpubs, não importa o tamanho de seu estabelecimento.
Os bares precisam ter uma presença online. Ou seja, se você não engajar seu público online, está perdendo uma oportunidade de ouro de aumentar a sua clientela.
Você não precisa ser uma pessoa profissional em marketing para bares. Pois, basta seguir as dicas que vamos mostrar aqui e você já será capaz de colher os frutos que uma estratégia de marketing digital para bares proporciona.
5 dicas de marketing para bares
Estudos mostram que as visitas a bares são totalmente influenciadas por atividades de marketing online.
Então, sem uma estratégia de marketing para bares, seu bar pode perder clientes. Por isso, tente implementar pelo menos 2 dessas 5 dicas de marketing para bares:
1. Crie o seu perfil
A primeira coisa que você precisa fazer ao ingressar nas redes sociais é criar seu perfil. Seu perfil também é a primeira coisa que um cliente verá quando pesquisar por você nas redes sociais.
Por isso, seu perfil é a chance de causar uma ótima primeira impressão e também fornecer todas as informações necessárias para seus futuros clientes.
Assim, aqui estão algumas práticas recomendadas a serem seguidas ao criar seu perfil nas redes sociais:
- Mencione claramente o nome do seu bar, pois nem sempre você consegue o nome exato na sua @ (seu identificador de mídia social).
- Forneça informações pertinentes, como horário de funcionamento, endereço e detalhes de contato para ajudar as pessoas a entrar em contato com você.
- Adicione um fato interessante em sua biografia ou uma frase de efeito, pois esta é sua chance de causar uma boa primeira impressão.
Essas são as coisas que você pode adicionar aos seus perfis em diferentes plataformas das redes sociais.
No entanto, no Google Meu Negócio, você consegue adicionar algumas opções extras.
Por exemplo, lá é possível adicionar “horários populares” no seu bar, além do horário de funcionamento. Você também pode adicionar um botão que permite reservas de mesa e pode até fazer upload do seu menu.
Use essas dicas para criar perfis incríveis para o seu bar.
2. Use os mecanismos de busca como forma de marketing para o seu bar
Otimizar o seu bar para ser encontrado através do Google e outros mecanismos de busca pode ajudar a trazer novos clientes para as suas redes sociais.
Aqui, você tem 2 opções:
- Publicidade gráfica: anúncios veiculados em outros sites.
- Otimização para mecanismos de busca (SEO): conteúdo de alta qualidade com palavras-chave que ajudam seu bar a ter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa.
Agora, se você não se sente seguro para fazer essas duas coisas, contrate uma agência especializada. Os bares precisam gastar dinheiro antes de começarem a ver o retorno do investimento.
No entanto, na otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) não é preciso gastar dinheiro com anúncios.
Mas vai exigir que você crie um fluxo contínuo de conteúdo, como postagens de blog, artigos, receitas e muito mais. Você pode não ter tempo para criar conteúdo sozinho, e o custo de ter outra pessoa fazendo isso por você pode ser um pouco caro.
3. Promova eventos, ofertas e lançamentos de novos produtos
Se houver algo novo acontecendo em seu bar, você pode usar as redes sociais para anunciar isso.
Você tem uma torneira com um novo chopp? Promova-o nas redes sociais. Você está abrindo um novo bar? Use a mídia social para criar um burburinho sobre o lançamento e convide as pessoas para ir na grande inauguração.
Se você tem algo interessante que deseja promover, o marketing para bares é uma boa ideia para isso. Você também pode promover quaisquer ofertas ou descontos em andamento para obter mais visitas em seus pontos de venda.
Na verdade, pesquisas sugerem que 61% das pessoas podem fazer a primeira compra depois de ver um desconto na página de mídia social de uma marca.
4. Invista tempo no marketing do seu bar
Quer saber onde as pessoas conseguem tempo para gerenciar seus canais de mídia social? Monitorar as páginas, responder aos clientes e publicar conteúdo novo, exige um toque especial e muito tempo.
Pode parecer difícil, mas manter uma forte presença nas mídias sociais é absolutamente essencial para os negócios hoje. Pois, os bares têm uma grande oportunidade quando investem em marketing para bares.
Afinal, seus clientes já estão usando as mídias sociais para encontrar novos lugares para ir, e um desses lugares pode ser o seu bar.
Os possíveis canais de mídia social a serem investidos incluem:
- Facebook: O Facebook atende mais de 1 bilhão de usuários e é uma ótima rede para compartilhar promoções, fotos e outros conteúdos de alta qualidade.
- Twitter: Uma rede em tempo real para compartilhar conteúdo de forma resumida, os profissionais de marketing descobriram maneiras fascinantes de colocar o Twitter em uso. Muitas empresas, grandes e pequenas, podem causar um impacto enorme nessa rede de clientes em potencial.
- Pinterest: voltado predominantemente para mulheres de 25 a 44 anos, o Pinterest é uma rede muito focada. Portanto, se esse for o seu público alvo, invista nessa rede social.
- Instagram: as fotos podem ser um forte gatilho emocional, especialmente quando se trata de chopp. O Instagram é uma das redes de compartilhamento de fotos mais populares e está em constante crescimento.
Antes de escolher quais canais de redes sociais seguir, pesquise cuidadosamente seu público e decida quais mídias vão trazer mais retorno.
5. Use as hashtags #
Um dos melhores recursos do marketing para bares que você pode aproveitar para ampliar o alcance de suas postagens são as hashtags. Não faltam hashtags de alimentos e bebidas à sua escolha. O truque, entretanto, é selecionar as hashtags certas para sua marca.
Existem algumas hashtags extremamente populares, como #beer e #chopp, que são seguidas por milhões de pessoas. Você pode usá-las para atingir um grande público e aumentar o alcance de suas postagens. No entanto, é extremamente difícil classificar bem a sua postagem para essas hashtags populares.
Portanto, você precisa adicionar algumas hashtags menos populares, mas mais relevantes na mistura, para as quais você possa classificar de forma realista. Por exemplo, se você serve apenas um determinado tipo de chopp, pode pesquisar hashtags relacionadas a isso.
Ou se você serve apenas uma determinada categoria de bebidas, você pode encontrar hashtags relacionadas a isso.
Você também pode restringir seu público-alvo por localização. Se você tem um restaurante apenas em um local específico, pode usar hashtags específicas do local.
Por exemplo, se o seu restaurante for em Florianópolis, você pode usar uma hashtag como #baremflorianopolis. É muito mais fácil classificar uma hashtag com cerca de 15 mil postagens do que para aquelas com vários milhões de postagens.
Uma estratégia de hashtag eficaz é usar uma mistura de hashtags de nicho extremamente populares, menos populares, mas relevantes e super relevantes. A maioria das plataformas de redes sociais permite o uso de várias hashtags, portanto, use estrategicamente uma mistura de todas essas hashtags para obter os melhores resultados.
Com tantas novas estratégias de marketing para bares, você pode pensar que isso tudo é muito difícil.
Mas abordando isso passo a passo, uma tática de cada vez pode ser a maneira de manter o seu bar online.