Chopp com ou sem espuma?
Amada por uns, odiada por outros. Além do paladar pessoal, a espuma no chope ou na cerveja também é algo cultural. No Brasil existe um certo preconceito com o colarinho, e muitos consumidores costumam pedir sem, sendo uma das principais justificativas que a espuma toma o lugar do líquido, mas não se engane, pois estudos comprovam que 70% do volume da espuma retorna ao estado líquido.
Deixando essa questão de gostos de lado, mesmo que passe despercebido, a espuma tem uma grande importância e trás diversos benefícios:
● O colarinho serve como uma parede protetora para a cerveja, que bloqueia a passagem do ar, com isso a temperatura é mantida por um período de tempo maior, o aroma e o sabor também terão uma duração maior. E já que o ar não entrará em contato com a bebida, irá diminuir a oxidação dos ingredientes, que é o que amarga a cerveja, alterando o gosto da bebida.
● É na espuma que o aroma da cerveja fica ainda mais presente, por isso o colarinho é tão importante, já que irá enriquecer a degustação.
● Outro grande fator é poder avaliar a qualidade do chopp através da espuma. Isso porque a espuma deve ser mais clara que o líquido, brilhante, com finos e estáveis poros (que permanecem por dois ou três minutos após a bebida ser servida). Caso não haja espuma, ou a espuma não possua essas características, pode ser que a qualidade do chope esteja alterada, podendo haver problemas de fabricação, carbonatação, formação de substâncias indesejadas na fermentação, contaminação, prazo de validade, ou problemas na chopeira, que incluem serpentina suja, pressão e temperatura erradas.
Agora que você já sabe a importância da espuma, você já se perguntou o que causa a espuma no seu chope?
O principal fator gerador da espuma é o gás carbônico. A espuma é composta por diversas bolhas de CO2 que se formam quando o líquido é agitado, movimentado ou fermentado. Ou seja, quando o gás carbônico impulsiona seu chope para fora da torneira, movimentando-o, é onde se forma a espuma.
Mas além do CO2, outras substâncias também influenciam no colarinho do chopp:
● O Álcool tem bastante influência sob a espuma do chope. Quanto maior o teor alcoólico da bebida, menos terá espuma, já que o álcool diminui a tensão superficial.
● A temperatura não interfere apenas no sabor da cerveja, mas também na textura do colarinho. Quanto mais alta a temperatura, maior a quantidade de espuma, além de aumentar sua porosidade no copo.
● O gás nitrogênio também influencia, já que quando misturado com gás carbônico trará um colarinho mais cremoso e encorpado.
Agora que sabemos o que causa a espuma, porque ela é tão importante e quais seus benefícios, vamos descobrir como servir e formar o colarinho perfeito:
Primeiramente, você deve garantir que esteja tudo certo com suas chopeiras de autosserviço. Além do cuidado com as torneiras, deve-se ter um cuidado com o transporte e armazenamento, assegure-se que seu chope esteja sendo transportado sem “rolar” e com o mínimo de movimentação possível, que esteja sendo armazenado em local fechado, longe do sol, e com a temperatura controlada, levando em consideração que cada estilo exige uma certa temperatura. Por fim, certifique-se que sua cerveja esteja no prazo de validade.
Depois de garantir que tudo está certo, chegou a parte mais importante, servir o chope do seu cliente de forma adequada. Escolha o copo ideal, de acordo com o estilo de cerveja e na hora de encher o copo lembre-se que quanto mais distante da torneira, maior será o impacto, formando mais espuma. Para evitar isso, incline o copo em um ângulo de 45 graus e sirva lentamente. Quando estiver um pouco mais da metade do copo, levante-o e deixe na posição vertical, para assim sair a espuma. A espuma deve ter no máximo 3cm (dois dedos). E enfim, o seu cliente poderá desfrutar do colarinho perfeito!
Se você possui máquinas de autosserviço no seu bar, que tal adicionar essas instruções próximas às torneiras? Assim seus clientes poderão ter acesso às boas práticas de como se servir da maneira correta. Certamente isso irá proporcionar uma melhor experiência na degustação do seu chope, aumentando ainda mais a fidelização do cliente.
Agora que você sabe tudo sobre a espuma no chopp e aprendeu como se servir e formar o colarinho perfeito, está na hora de pôr em prática e ter uma melhor degustação da sua cerveja!
Quer saber mais sobre como servir a espuma “perfeita” com o autosserviço de chope? Faça contato com nosso time de especialista através do WhatsApp ou e-mail: [email protected]
Luciano Pagliosa
Especialista em bares
WhatsApp: 48 99833-1967