Sistema de chopp para bar: o que é e quais as partes de um?
Se você busca abrir um bar com certeza deve ter dúvidas em relação as partes ou como montar um sistema de chopp para bar.
Infraestrutura, barril de chopp, qual gás utilizar, são questões que você deve se atentar.
Quer saber o que você precisa para montar um? Então confira o conteúdo que preparamos logo abaixo!
Como funciona o sistema de chopp para bar?
Um sistema de chopp para bar é a infraestrutura que você vai precisar para servir o chopp.
O chopp é uma bebida não pasteurizada, diferente da cerveja. Por isso sua validade é menor! Dessa forma há alguns cuidados que você precisar ter, como por exemplo armazená-lo refrigerado em barris.
Estes barris estarão conectados nas torneiras (ou tap) com mangueiras, e para que o chopp vá até o seu copo, ele precisa ser empurrado através destas mangueiras com a ajuda de um gás.
Esse é basicamente o funcionamento do sistema de chopp para bar. Agora confira abaixo quais as partes que fazem parte de um:
Quais as partes de um sistema de chopp para bar?
Existem alguns elementos importantes para você montar seu sistema de chopp. Confira:
- Sistema de refrigeração: indicamos a câmara fria
- Cilindro de gás CO2 e Nitrogênio
- Acoplador
- Mangueiras (para chopp e gás)
- Regulador de gás / Manomêtro / Manifold
- Torneiras ou Taps
- Poupa Chopp e Filtro Mesh
Veja como funciona cada uma:
Sistema de refrigeração:
A câmara fria é o equipamento ideal para você armazenar seus barris de chopp. Ela apresenta diversas vantagens:
- Seu chopp fica 100% refrigerado o tempo todo (evita variações de temperatura e consequentemente espuma em excesso no chopp)
- Garante as qualidades organolépticas da bebida
- Permite uma organização melhor do seu bar, pois você pode armazenar seus barris de forma organizada e fácil de trabalhar
- Você pode fazer uma sob medida, aproveitando o máximo do seu espaço
- Confere um visual melhor para seu estabelecimento.
Cilindro de gás CO2 e Nitrogênio
O cilindro do gás é necessário para que o chopp seja empurrado através das mangueiras, para as taps.
Uma estratégia utilizada para que evite espuma em excesso é utilizar uma mistura de CO2 e Nitrogênio!
Isso porque o CO2 puro pode interferir na quantidade de CO2 proveniente do processo de produção da cerveja e gerar mais espuma.
Acoplador
No sistema de chopp para bar, um acoplador é o dispositivo que conecta o barril de chopp ao sistema de extração. É ele que permite que a bebida seja retirada do barril e seja enviada para a torneira.
O acoplador terá duas entradas, uma para a mangueira que empurra o gás e outra para a mangueira que empurra o chopp.
Mangueiras
Você vai precisar também das mangueiras. A mangueira para o gás se conecta do cilindro de gás e no barril e serve para transportar gás até o barril.
Já a mangueira de chopp se conecta do barril até a torneira e serve para transportar a bebida!
Regulador de gás
O regulador de gás, ou manômetro, é um componente fundamental no sistema de chopp, responsável por controlar e monitorar a pressão do gás usado para empurrar o chopp do barril até a torneira.
Ele possui duas funções principais: ajustar a pressão para garantir que o chope seja servido com a carbonatação e textura ideais, e monitorar os níveis de pressão no cilindro de gás e no barril.
O equipamento é composto por dois manômetros: o de alta pressão, que indica quanto gás ainda está disponível no cilindro, e o de baixa pressão, que mede a pressão regulada enviada ao barril. Além disso, inclui uma válvula de ajuste para calibrar a pressão e uma válvula de segurança que evita sobrecargas no sistema.
Torneiras ou taps
As torneiras de chopp, ou taps, são os dispositivos que liberam a bebida do sistema de chopp para o copo.
Existem diferentes modelos, como a torneira belga, que proporciona um fluxo contínuo e é ideal para servir estilos que exigem maior controle de espuma.
E a torneira italiana, que conta com um design bastante funcional, com uma alavanca que permite ajustar o fluxo e controlar a formação de espuma.
A torneira italiana é especialmente recomendada para sistemas de autosserviço de chopp, como o da Beerpass, pois sua praticidade garante que o cliente consiga tirar o chopp com qualidade e facilidade, mesmo sem experiência prévia.
Poupa Chopp e Filtro Mesh
O Poupa Chopp e o filtro mesh são acessórios utilizados nos sistemas de chopp para bar!
O Poupa Chopp é um dispositivo instalado na torneira que controla a formação de espuma e evita o desperdício de chopp ao final do barril. Ele segura o espirro de chopp e estabiliza o líquido que foi espumado.
E o Filtro Mesh trata-se de um filtro de malha fina que fica no sistema de extração, normalmente entre o barril e a torneira. Sua função é reter partículas, como resíduos de lúpulo ou sedimentos.
Ele garante que o chopp chegue ao copo limpo e livre de impurezas, preservando o sabor e a qualidade da bebida.
Sistema de chopp para bar com autosserviço de chopp!
Você sabia que é possível automatizar os eu sistema de chopp com a implementação do autosserviço?
Ele vai utilizar esta mesma infraestrutura que listamos! Mas com o diferencial de que o seu cliente se serve diretamente na tap, liberando a torneira com o cartão ou aplicativo.
Todo chopp que sai dele é contabilizado e você pode trabalhar tanto com sistemas pré-pagos (com recarga de créditos) ou com sistemas pós-pagos (consumir e pagar no final).
E aí, agora que você já sabe como montar um sistema de chopp para bar e quais as partes de um, que tal descobrir como automatizar ele? Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba como!