Vendas de fim de ano: como aumentar os resultados do seu bar?

Vendas de fim de ano: como aumentar os resultados do seu bar?

Vendas de fim de ano: como aumentar os resultados do seu bar?

Todo empreendedor precisa buscar estratégias para aproveitar as vendas de fim de ano.

 

Afinal, esta é uma das épocas mais aquecidas para o mercado! Você como dono de bar, restaurante ou que trabalha no setor da alimentação fora do lar, não pode perder as oportunidades de festas, confraternizações e o verão!

 

Então vamos entender como o mercado vem operando e como você pode traçar metas e ações para melhorar seus resultados.

 

Leia abaixo porque talvez você não tenha pensado, ou não sabe como colocar em prática, as estratégias que listamos!

Vendas de fim de ano: qual o contexto do mercado?

A primeira coisa que você tem que fazer é entender como está o mercado, quais são as tendências, datas e oportunidades que pairam no ar.

 

Uma das grandes datas está chegando, a Black Friday! O último conteúdo que escrevemos por aqui te deu dicas de como aproveitá-la.

 

Mas em demais termos nós vamos ter, Natal, ano novo, verão e muitas confraternizações de empresas, amigos, universidades, clubes e outros.

 

Segundo uma pesquisa recente da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, 78% dos empresários estão otimistas e projetam um aumento das vendas no fim de 2024, comparando com o mesmo período em 2023.

 

Por que isso? A associação analisa que esse resultado reflete a confiança sobre a chegada das férias e o aumento do poder de compra, principalmente por conta do 13º salário.

 

Ainda assim há uma dificuldade em relação a pressão da inflação e do aumento de custos operacionais! Por isso você também precisa ficar atento aos custos, ok?

 

Busque soluções para otimizar a rotina, diminuir custos e esforços operacionais.

 

Com isso em mente, planeje seu bar para o fim do ano:

Como aumentar as vendas no final do ano? Analise e projete números!

Um dos primeiros passos é entender como foram seus números nos últimos meses ou no fim do ano passado.

 

Como foi seu faturamento? Seu lucro? Quais foram seus principais custos e como diminuí-los?

 

Quantas pessoas você recebeu, como está seu ticket médio?

 

Tudo isso você irá utilizar para decidir a equipe, se vai contratar freelances, se vai alterar os preços e quais ações poderá fazer.

Mapeie sua operação e identifique pontos críticos

Além de ter os números na sua mão, é fundamental que você analise de perto a rotina e a operação para identificar pontos críticos que geram (ou podem gerar) custos desnecessários e desperdícios.

 

Se você entender essas situações e aplicar soluções para revolvê-las, com certeza seus resultados serão muito melhores.

 

Veja se as suas as suas preparações da cozinha seguem uma receita ou ficha técnica. Se há desperdício de chopp por sangrias ou manutenções. Ou ainda, se há etapas demais dentro de uma rotina básica, por exemplo, você sabe dizer qual as etapas do fluxo da sua comanda?

 

Escreva elas e faça uma análise para ver se é possível agilizar ou otimizar alguma etapa.

 

Quanto está o seu CMV? Está dentro da sua meta, tem aumentado ou diminuído nos últimos meses?

 

O seu estoque está com um bom nível ou está muito alto? Como está o seu pedido de compras, tem sobrado muita coisa no fim do mês (alerta vermelho)?

Tenha o calendário da sua cidade mapeado

Outra coisa, você já sabe como serão os feriados e festividades de fim de ano na sua cidade?

 

Saiba quando serão as comemorações de Natal, se haverá eventos de virada de ano ou festivais diferentes.

 

Com isso você pode:

 

  • Analisar se vale a pena promover algum evento em conjunto com essas datas: avalie se é possível trazer o público de lá para o seu bar, não tentar competir com esses eventos. Mas, talvez, fazer uma extensão deles no seu bar. Exemplo: “depois da abertura do Natal da cidade, venha finalizar a noite com a gente!”
  • Buscar parcerias e ações: trazer uma atração do evento para fazer uma amostra dentro do seu bar. Ou ainda, estar no evento da cidade com seu chopp como ponto de venda. Se você trabalha com o autosserviço de chopp isso é muito fácil, basta levar uma câmara fria com os módulos para os festivais e eventos!
  • Se não tiver uma programação de festivais de fim de ano na sua cidade: você pode aproveitar para fazer os seus próprios eventos. Já imaginou em chamar alguns animadores de festa e fazer um Natal para crianças no seu estabelecimento? Muitas famílias buscam programações para aproveitar o fim de ano juntas.
  • Férias escolares: se você souber quando será as férias escolares (geralmente as prefeituras divulgam o calendário escolar da rede de ensino), você pode se basear por ele. Aproveite para promover ações que façam com que as famílias levem as crianças para seu bar e passem bons momentos juntos. Afinal, um bar não vende chopp ou comida, ele vende momentos, experiências e memórias!

Confraternizações ampliam as vendas de fim de ano

Essa é uma época que muitas empresas estarão atrás de locais para fazer confraternizações de fim de ano!

 

Divulgue seu espaço, faça promoções especiais e feche parcerias. Mapeie possíveis empresas, clubes e até mesmo atléticas de universidades.

 

Se você oferecer boas condições, com certeza conseguirá aproveitar para trazer essas confraternizações para o seu bar.

 

Você pode oferecer brindes, descontos ou rodadas de chopp para o grupo de pessoas.

Ambiente seu bar: decoração atrativa, cardápios especiais e estilos de chopp

Não deixe de pensar na estética do seu bar! Decore ele para o Natal e Ano Novo. As pessoas gostam de entrar no clima de fim de ano e a decoração faz parte disso.

 

Use piscas-piscas, pinheiros, Papai Noel, presentes e guirlandas. Crie um espaço instagramável para pessoas interagirem e tirarem fotos.

 

Além disso, aproveite para servir novos pratos, pensando no fim de ano. Uma receita nova de sobremesa, um prato festivo. Pode ser uma receita exclusiva para a época, crie esse gatilho de escassez de as pessoas terem que ir provar naquele período senão não terão mais chance.

 

Fale com sua cervejaria parceira e aproveita para lançar novos estilos de chopp ou incluir novas bebidas na tap list!

 

Lembre-se também que no verão todo mundo adora um bom drink refrescante!

Impulsione suas vendas de fim de ano!

Para impulsionar os resultados de seu bar nas vendas de fim de ano, é essencial aliar planejamento e criatividade.

 

Então anota aí o resumo:

 

  • Conheça as datas e eventos da sua região
  • Otimize a operação e controle seus custos.
  • Aproveite as confraternizações, promova eventos próprios e faça parcerias que atraiam diferentes públicos.
  • Invista em um ambiente acolhedor e atrativo, com decoração temática e cardápios especiais que celebrem o fim de ano e o verão.

 

Assim, você cria experiências memoráveis para os clientes, fortalecendo o relacionamento e garantindo bons resultados para o seu negócio!

 

Que tal aplicar essas ideias no seu bar e impulsionar suas vendas de fim ano? E se você quer inaugurar o seu ainda em 2024, aproveite para entrar em contato com nossa equipe que ainda dá tempo!

Bárbara Siementkowski

Posts Relacionados