O que atrai clientes em um bar? 5 dicas para movimentar seu negócio!
Saber o que atrai clientes em um bar é a pergunta que todo empreendedor busca! E você pode até já ter uma noção de estratégias que podem dar certo.
Mas nem sempre consegue ter a clareza de como colocá-las em prática.
Por isso fizemos um guia para você com estratégias exclusivas!
Quer saber o que atrai clientes em um bar? Prepare o bloco de notas, no seu celular ou no caderno mesmo, e anota essas ideias!
1. Primeiro de tudo, saiba com quem você está falando!
Não adianta ficar atirando para todos os lados! Você precisa entender e conhecer o seu público.
Quem você quer atingir com o seu bar? Por que você quer atingir essas pessoas?
Imagina que você quer abrir um bar para famílias, mas não tem um local para interação com as crianças ou lanches adequados. Acaba não fazendo muito sentido, né?
E acredite, esse tipo de coisa pode passar batido se não temos clareza do nosso público.
É claro que existem algumas estratégias, você pode ter um público mais “abrangente” ou mais “nichado” (como motociclistas, surfistas, skatistas, nerds ou outros).
Geralmente, quanto mais nichado, mais fácil de você conseguir atrair pessoas. Por isso que, encontrar o seu nicho pode ser aquilo que está faltando para você!
Separamos uma série de perguntas para você entender seu público!
- Qual a faixa etária? São jovens, adultos ou idosos?
- Estado Civil? Famílias, grupo de amigos, casais, solteiros?
- Quais são os interesses do seu público? Estilo de vida, gosto musical
- Por que eles iriam ao seu bar?
2. Busque parcerias e relacionamentos
Não seja um “corpo estranho” no meio da sua cidade! Isso faz sentido de duas formas:
Se você está em uma cidade provinciana ou menor, o fato de não se relacionar com a região pode te colocar em um lugar de “forasteiro”. Isso faz com que você não consiga competir com aqueles tradicionais que já existem por lá.
Agora, se você está em uma cidade maior, você pode acabar se perdendo no meio de tantas opções!
Mas, a pergunta que fica é: COMO me relacionar com a cidade?
Anota aí!
- Busque por fã clubes locais (dependendo do seu público-alvo). Se torne o ponto de encontro, ofereça espaço para eles, faça promoções.
- Traga ações de eventos tradicionais da sua cidade para dentro do seu bar! A sua cidade tem um grande evento de cinema, teatro, música, dança ou de negócios? Então busque contato com a organização destes eventos e promova ações dentro do seu bar. Exemplo: evento de negócios – faça um happy hour no fim do dia com preços especiais. Evento de cinema – que tal oferecer o local para fazer exibições?
- Chame influencers locais, jornalistas, empresários para fazer parcerias.
- Esteja nas mídias locais, blogs, rádios, jornais (contratando espaços ou buscando por serviços de relações públicas e assessoria de imprensa)
- Faça parte de associações de empreendedores Essas associações exigem uma pequena mensalidade, mas são importantes para fazer contatos e networking.
3. Alie ações online e offline
Outra estratégia é: alie ações online e offline!
Todo mundo está online, mas não adianta não aliás a presença online com a offline!
Se você promete algo para quem te acompanha na rede social, entregue na vida real! Isso já é algo que deve estar bem claro.
Mas vá além! Crie ações para que a pessoa poste nas redes sociais enquanto está no seu bar. Incentive para que elas marquem seu bar e, como recompensa, ofereça um desconto ou uma recarga no autosserviço, por exemplo.
Faça eventos e noticie tudo em tempo real pelos stories! Depois poste um vídeo completo do evento marcando pessoas que estavam nele.
4. Promova o bem-estar!
As pessoas vão ao bar para se sentirem bem. Então você precisa entregar bem-estar, satisfação, diversão.
Precisa criar um ambiente que propicie com que seu público tenha bons momentos ao lado de suas companhias.
Todos falam em entregar “experiência”. Essa palavra abstrata é, na verdade, o resultado de um bom atendimento, comida e chopp de qualidade, música que agrade aos ouvidos e divirta.
Certa vez conversamos com o Dr. Tiago Savi Mondo, pesquisador da área de turismo e administração. Ele compartilhou conosco que, entregar experiência se torna ainda mais memorável quando envolvemos os sentidos das pessoas.
Por isso quando você tem a oportunidade de manusear alguma coisa, saborear, se envolver, tatear, aquilo acaba marcado na sua memória.
Você já viu aqueles “bolos vulcões” em posts nas redes sociais? O fato de você cortar ele e cair toda a cobertura de dentro, instiga o olhar e o tato, e causa surpresa.
Então, pense em estratégias nesse sentido:
- Um prato que é finalizado na mesa, na frente do cliente;
- O autosserviço que permite com que a pessoa tenha o contato com a tap para servir o chopp no copo ou caneca.
- Uma sobremesa interativa, onde o cliente pode adicionar ingredientes finais, como caldas ou frutas, ao prato na hora de servir;
- Drinks que mudam de cor ou textura ao misturar diferentes elementos.
5. Eventos beneficentes
Por fim, queremos trazer uma ideia que está relacionada com a ideia 2, sobre buscar parcerias.
Neste caso, promover eventos beneficentes faz com que você fique mais conhecido e ainda te conecta com pessoas que não conheciam seu bar.
Fale com alguma organização solidária da sua cidade e colabore com ela. Você pode doar o lucro do evento ou parte do lucro, mas o importante é:
- Fazer algo que realmente vai ajudar a causa e de quebre juntar pessoas no seu bar através de uma boa iniciativa!
Movimento é o que atrai clientes em um bar!
Isso mesmo, para aumentar o movimento do seu bar, você, como negócio e estratégia, precisa estar em movimento.
Criar ideias de eventos, experiências diferentes, relacionamento com pessoas são atividades que precisam estar no seu radar.
Por fim, se você gostou destas dicas sobre o que atrai clientes em um bar, então você vai gostar de assistir o vídeo que gravamos com o Alessandro Almeida, proprietário da Bier Haus, sobre como ter um bar de sucesso, dá o play e confira essas dicas que ele compartilhou!