Como escolher um fornecedor? Lista de critérios para o seu bar!
Você já se incomodou com fornecedores que te deixaram na mão? Essa é uma dor de cabeça que ninguém quer passar! Então você precisa saber como escolher um fornecedor.
Imagina só: o bar está cheio, ou faltando poucas horas para abrir, você descobre que a carne que pediu não chegou. O barril de chopp? Era para ter chegado há duas horas, mas nem sinal dele ainda...
Dá até um frio na barriga, né?
Por isso que para te ajudar a gente separou uma lista de critérios para escolher bons fornecedores!
Como escolher um fornecedor: critérios e passo a passo!
Existem algumas características de fornecedores!
Há aqueles que você vai precisar diariamente, como uma entrega de carne ou horti.
Também tem os fornecedores que você vai ver com menos frequência. Ou aqueles que o contato será só em situações específicas, como fornecedores de equipamentos e sistemas.
Visto isso, a primeira dica que vamos dar é: tenha os telefones deles SEMPRE em mãos. Além de, claro, estar salvo no seu celular, tenha uma lista de números coladas na parede de seu escritório.
Nunca se sabe!
Agora, no momento de escolher, siga essas dicas abaixo:
1. Primeiro, se dê a oportunidade de conhecer!
Sabe quando você tem a chance de fazer aquele contato, mas fica com receio de puxar conversa?
Geralmente é um link de formulário, um número de telefone, uma mensagem no Instagram ou outra rede social.
Pois é! Ignorar essa oportunidade pode ser um erro. O primeiro contato com o fornecedor é uma etapa fundamental para você conhecê-lo melhor.
Se você não fizer, pode estar perdendo a chance de conhecer um bom produto, uma oferta interessante ou uma nova possibilidade para o seu bar!
Não veja isso como um momento em que você já precisa comprar de cara. Encare como uma chance de explorar, tirar dúvidas, avaliar propostas e produtos, e chegar às suas próprias conclusões.
E nada de economizar nas perguntas! Pergunte tudo o que você quiser saber, esse é o momento!
Então vamos ao primeiro critério da lista: contrate um fornecedor o qual você faça contato e ele te atenda bem!
2. Se possível, converse com outros clientes
Outra sacada é conversar com pessoas que são clientes daquele fornecedor. Muitas vezes você já vai saber quem são esses clientes visitando as redes sociais.
Mande uma pergunta para essa pessoa e saiba quais as impressões que ela tem do fornecedor.
Se você não conseguir falar diretamente com alguém confira o seguinte:
- Nas redes sociais desse fornecedor, há pessoas comentando sobre a experiência delas?
- Como está a avaliação daquele fornecedor no Google? Se houver avaliações negativa, confira o seguinte: quais são as respostas em caso de avaliação negativa? E quantas são ruins vs quantas são boas?
- O Reclame Aqui também é uma ótima fonte de pesquisa!
- Você participa de associações da sua cidade? Por exemplo, associação de microempreendedores cervejeiros ou algo do tipo. Que tal perguntar para os associados sobre as experiências ou então pedir indicações?
É claro que a indicação ou avaliação não elimina o seu contato e sua própria experiência, ok?
Então o segundo critério é: contrate um fornecedor com indicações ou bons depoimentos!
3. Entenda como funciona a entrega e o suporte
Entrega e suporte são coisas fundamentais! Por exemplo, se você tem um bar e procura um fornecedor de carnes, já precisa entender:
- Quais os dias de entrega?
- Em quais horários ele entrega?
- Há possibilidade de “entrega emergencial” caso falte alguma coisa?
- O valor da entrega está incluso ou é a parte?
Suporte também é importante! Falamos disso porque como uma empresa de tecnologia, o suporte é algo que PRECISA funcionar bem!
Todo e qualquer sistema, por mais que funcione redondinho, será indispensável uma equipe de suporte atenta e ágil.
Então quando você for contratar seja o autosserviço de chopp, seja os sistemas de gestão, PDV, totem de autoatendimento ou outros, saiba como é o suporte daquela empresa!
O foco deste texto não é falar sobre o suporte da Beerpass, mas se você quiser saber com mais detalhes como funciona, entre em contato com a Cíntia, através deste formulário aqui, que ela te explica!
Chegamos ao terceiro critério: contrate fornecedores que tenham uma entrega organizada e uma equipe de suporte eficiente!
4. Preços/qualidade e possibilidades de negociações
Você que está abrindo um bar certamente sabe mais do que ninguém como cada centavo conta.
Por isso na hora de escolher um fornecedor, entenda as possibilidades de preços e negociações. Assim você consegue garantir bons valores.
Mas é aí que vem o “pulo do gato”: nem sempre o mais barato é REALMENTE o mais barato.
Parece estranho ler isso, mas olha só...
Se você compra de um fornecedor onde a carne tem gordura em excesso ou você precisa retirar muitas partes dela, fique atento! O preço pode não estar valendo a pena.
Este é só um exemplo, mas também vale para outras coisas, como o hortifruti. Aquela alface que você comprou, é aproveitada ou muitas partes estão sendo descartadas?
Sem falar que, com certeza você quer entregar pratos de boa qualidade para o seu cliente, né? É o famoso: às vezes o barato pode sair caro.
Por exemplo, o bacon pelo qual você está pagando, é bacon mesmo ou apresuntado? Fique atento se o fornecedor cumpre aquilo que você deseja (e que ele promete entregar).
Dessa forma, o quarto critério é: contrate fornecedores que entregam preço condizente com a qualidade!
5. Cumprimento de normas legais
Outra forma de você medir a qualidade do fornecedor é o cumprimento das normas legais.
Quais são elas? Todo fornecedor de alimentos deve estar regulado com a Vigilância Sanitária, inclusive em relação ao transporte.
É necessário ser criterioso aos cuidados higiênicos sanitários, até porque se acontecer algum problema de intoxicação, esse problema vai recair sobre você!
Então, por exemplo, sempre fique atento ao carro de transporte, se está limpo, se vem carro refrigerado quando é necessário, se o entregador está com uniforme adequado.
Na hora da sua pesquisa, peça para os fornecedores os registros da vigilância sanitária.
No caso de alimentos de origem animal, todos precisam ter o Selo de Inspeção Federal (SIF), concedido pelo Mapa.
Já ao escolher a sua cervejaria parceira, é fundamental comprar de uma cervejaria regularizada, com registro também no Mapa, que emite Nota Fiscal corretamente e possui controle de qualidade da bebida!
Produção de cerveja também é algo que deve ser levado a sério e ter todos os cuidados para que não cause problemas na saúde em ninguém.
E o critério cinco é: só contrate fornecedores legalizados!
Saiba como escolher um fornecedor e evite dores de cabeça!
Lembre-se que na hora de abrir seu bar, são inúmeros fornecedores que você vai ter que contar.
Portanto essa escolha não é algo que deve ser feita de qualquer jeito. Não deixe de levar em consideração essas cinco dicas que passamos aqui. Vamos resumir para que você faça aí seu checklist:
- Contato inicial e atendimento: Contratar fornecedores que respondem bem e são acessíveis no primeiro contato, tirando as suas dúvidas.
- Indicações e depoimentos: Preferir fornecedores que tenham boas recomendações.
- Entrega e suporte: Escolher fornecedores que têm uma logística de entrega organizada e oferecem suporte eficiente.
- Preço, qualidade e negociações: Avaliar não só os preços, mas também a qualidade dos produtos, e considerar a possibilidade de negociações para garantir o melhor custo-benefício.
- Cumprimento das normas legais: Optar por fornecedores que cumprem as normas legais e sanitárias, como registros na Vigilância Sanitária e selos de inspeção, garantindo a segurança e a conformidade dos produtos.
Gostou destas dicas sobre como escolher um fornecedor para seu bar? Monte sua lista de critérios para facilitar seu trabalho e continue nos acompanhando para conhecer mais sobre o mercado de bares, restaurantes e cervejarias!