O que é o lúpulo e qual sua função na cerveja?
Se você está entrando no mercado cervejeiro, certamente quer aprender sobre, sobre fabricação, produção de cervejas e sobre o que é o lúpulo!
Mesmo que você não vá fabricar sua própria cerveja, (caso você abra o bar e queira trabalhar apenas com a cervejaria fornecedora), é necessário sim que você tenha pelo menos o conhecimento básico.
Já pensou você ser dono de bar e nem saber para que serve o lúpulo?
Com esse conhecimento você conseguirá conversar melhor com os fornecedores, com cervejeiros e com outros profissionais do ramo e entregar uma boa experiência aos seus clientes.
E se você vai abrir uma cervejaria, com certeza já é apaixonado em aprender sobre um dos insumos mais emblemáticos: o lúpulo!
Então, nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre produção de cervejas e seus ingredientes, especialmente o papel do lúpulo.
O que é o lúpulo da cerveja?
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no livro “Lúpulo no Brasil: perspectivas e realidades”, o Lúpulo leva o nome científico Humulus lupus.
Ele é uma espécie nativa das regiões de clima temperado do hemisfério norte. Tem características de plantas trepadeiras que produzem inflorescências.
Na indústria alimentícia, 97% do lúpulo produzido no mundo vai para a fabricação de cerveja! Entretanto, nesse processo utiliza-se apenas as flores não fertilizadas das plantas fêmeas.
Contexto atual sobre a produção de lúpulo
Para entender sobre o que é o lúpulo, você precisa entender a respeito da complexidade sobre o cultivo dessa tão importante planta.
O interesse por cultivar lúpulo no Brasil é justamente por sermos um dos países que mais fabricam cerveja no mundo!
Mas, a produção de lúpulo no Brasil ainda não é tão expressiva. A indústria cervejeira nacional importa 99% de todo o lúpulo consumido, segundo o Mapa.
E, a maioria desse lúpulo que é importado pelo Brasil vem da Alemanha e Estados Unidos.
Por aqui esse tipo de insumo enfrenta dificuldades por conta de alguns fatores. Um deles é a cadeia produtiva não estabelecida. Outro é que a planta tem uma demanda específica do clima e de incidência de luz solar.
Entretanto, já existem produções que tem conseguido se adaptar as condições do clima nacional e o cultivo da planta tem se intensificado nos últimos anos.
Isso é bastante positivo! Um dos motivos é porque permite com que produtores locais gerem renda. O outro é que possibilita a disponibilidade de um ingrediente de melhor qualidade para as nossas cervejas, já que diminui o tempo de armazenamento e transporte!
Sem falar que a importação de insumos tende aumentar o custo das produções.
O que o lúpulo faz na cerveja?
Agora que você já sabe o que é o lúpulo em termos de características, vamos ver o que ele faz na cerveja!
O lúpulo é quase que o símbolo da cerveja, não é mesmo? Por onde andamos, seja bares ou cervejarias, vemos fotos e desenhos da flor.
E não é à toa, afinal, ela tem um papel fundamental na produção da bebida! O lúpulo confere diversas características organolépticas.
O uso do lúpulo na produção da cerveja se fortaleceu ainda mais quando foi instaurada a famosa “Lei da Pureza”, em Baviera, 1516. A lei determinava que para ser considerada cerveja, a bebida poderia ser fabricada utilizando apenas água, malte, lúpulo e levedura.
Dentro da fabricação, as resinas, polifenóis e os óleos essenciais proporcionam cor, amargor, aroma e sabor, além de atuar como conservante natural e estabilizador da espuma.
Quais são as cervejas mais lupuladas?
Quando falamos em fabricação de cerveja, muitos fatores influenciam o gosto. Entre eles o lúpulo. Não só a quantidade, mas até mesmo o tipo de lúpulo!
Por isso que ele é, muitas vezes, chamado de alma da cerveja. A mudança na quantidade de lúpulo ou no tipo, vão mudar drasticamente o estilo de cerveja.
Vejo os estilos de cerveja mais lupuladas e populares para você incluir no cardápio do seu bar:
IPA (Indian Pale Ale)
Talvez um dos estilos mais populares no Brasil depois da Pilsen. A IPA tem um gosto característico!
Ela é mais amarga que outras cervejas e possui um teor alcoólico mais alto. Segundo a Escola Superior de Cerveja e Malte, o lúpulo se intensifica na medida que a cerveja se aquece.
A temperatura ideal para servir uma IPA é de 7 a 10 graus.
APA (American Pale Ale)
Já a APA ela é um pouco mais clara e suave. Sua cor varia de um tom mais dourado até um âmbar mais escuro.
Este é um estilo de cerveja desenvolvido nos Estados Unidos. Ela também possui uma quantidade significativa de lúpulo. Que confere a ela um gosto também bem característico e um certo amargor.
Quanto a harmonização, a APA é uma cerveja bastante refrescante e combina com carnes, por exemplo, um belo churrasco!
Dica extra: monte o cardápio do seu bar ou Brewpub harmonizando com suas cervejas! Veja o vídeo abaixo e aprenda sobre harmonização com estilos diferentes.
Você pode se aprofundar mais ainda na fabricação da cerveja e entender o que é o malte e outros processos!
Ter conhecimento de como fazer a cerveja e como harmonizar os estilos com certeza pode ser algo que irá potencializar o seu negócio!
E aí, gostou de aprender o que é o lúpulo e o que ela faz na cerveja? Então não deixe de acompanhar nossos conteúdos sobre negócios cervejeiros!